Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR, REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35211
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 7160
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN: DESAFIOS E POSSIBILIDADES."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como tema a Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Afonso Bezerra/RN: Desafios e Possibilidades, onde enfatizamos a formação do professor e suas contribuições para efetivação da prática docente de qualidade, apresentamos também informações relevantes sobre a formação de professores do município de Afonso Bezerra, além de evidenciar a formação de professores da rede municipal de ensino sob a perspectiva do Plano Municipal de Educação – PME. Nossa pesquisa deu-se em virtude de sabermos que no município de Afonso Bezerra/RN, ainda existe professores da Rede Municipal de Ensino que não concluíram seus estudos a nível médio ou superior, com isso realizamos a pesquisa bibliográfica e documental, juntamente a Secretaria Municipal de Educação visto a necessidade de contextualizar nosso objeto de trabalho. Para fortalecer nossa pesquisa nos respaldamos nos estudos dos teóricos Vasconcellos, Nóvoa, Freire, Libâneo, Abrúcio entre outros, que discorrem sobre a relevância da formação de professores para uma ação docente significativa. Como resultado desta pesquisa, apesar dos desafios, vimos que houve avanços relevantes nas ações de formações continuadas proporcionadas pelo município aos professores, e com base no quadro docente do magistério público da rede de ensino municipal, quase a totalidade 90% (noventa por cento) dos professores são graduados e/ou licenciados, além ainda da maioria desses serem pós-graduados/especialistas e alguns já com mestrado concluído. Neste sentido, este estudo pretende oferecer elementos para uma reflexão capaz de nortear a discussão sobre a formação de professores e seus desafios e possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR, REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7160_11092017185053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISTÊNIO BERTULEZA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MISTÊNIO"
    "autor_email" => "mistenio.ulbra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35211
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 7160
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/RN: DESAFIOS E POSSIBILIDADES."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como tema a Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Afonso Bezerra/RN: Desafios e Possibilidades, onde enfatizamos a formação do professor e suas contribuições para efetivação da prática docente de qualidade, apresentamos também informações relevantes sobre a formação de professores do município de Afonso Bezerra, além de evidenciar a formação de professores da rede municipal de ensino sob a perspectiva do Plano Municipal de Educação – PME. Nossa pesquisa deu-se em virtude de sabermos que no município de Afonso Bezerra/RN, ainda existe professores da Rede Municipal de Ensino que não concluíram seus estudos a nível médio ou superior, com isso realizamos a pesquisa bibliográfica e documental, juntamente a Secretaria Municipal de Educação visto a necessidade de contextualizar nosso objeto de trabalho. Para fortalecer nossa pesquisa nos respaldamos nos estudos dos teóricos Vasconcellos, Nóvoa, Freire, Libâneo, Abrúcio entre outros, que discorrem sobre a relevância da formação de professores para uma ação docente significativa. Como resultado desta pesquisa, apesar dos desafios, vimos que houve avanços relevantes nas ações de formações continuadas proporcionadas pelo município aos professores, e com base no quadro docente do magistério público da rede de ensino municipal, quase a totalidade 90% (noventa por cento) dos professores são graduados e/ou licenciados, além ainda da maioria desses serem pós-graduados/especialistas e alguns já com mestrado concluído. Neste sentido, este estudo pretende oferecer elementos para uma reflexão capaz de nortear a discussão sobre a formação de professores e seus desafios e possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR, REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7160_11092017185053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISTÊNIO BERTULEZA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MISTÊNIO"
    "autor_email" => "mistenio.ulbra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como tema a Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino de Afonso Bezerra/RN: Desafios e Possibilidades, onde enfatizamos a formação do professor e suas contribuições para efetivação da prática docente de qualidade, apresentamos também informações relevantes sobre a formação de professores do município de Afonso Bezerra, além de evidenciar a formação de professores da rede municipal de ensino sob a perspectiva do Plano Municipal de Educação – PME. Nossa pesquisa deu-se em virtude de sabermos que no município de Afonso Bezerra/RN, ainda existe professores da Rede Municipal de Ensino que não concluíram seus estudos a nível médio ou superior, com isso realizamos a pesquisa bibliográfica e documental, juntamente a Secretaria Municipal de Educação visto a necessidade de contextualizar nosso objeto de trabalho. Para fortalecer nossa pesquisa nos respaldamos nos estudos dos teóricos Vasconcellos, Nóvoa, Freire, Libâneo, Abrúcio entre outros, que discorrem sobre a relevância da formação de professores para uma ação docente significativa. Como resultado desta pesquisa, apesar dos desafios, vimos que houve avanços relevantes nas ações de formações continuadas proporcionadas pelo município aos professores, e com base no quadro docente do magistério público da rede de ensino municipal, quase a totalidade 90% (noventa por cento) dos professores são graduados e/ou licenciados, além ainda da maioria desses serem pós-graduados/especialistas e alguns já com mestrado concluído. Neste sentido, este estudo pretende oferecer elementos para uma reflexão capaz de nortear a discussão sobre a formação de professores e seus desafios e possibilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.