Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, FORMAÇÃO INICIAL, LICENCIATURA EM QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35800
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4291
    "inscrito_id" => 10136
    "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA"
    "resumo" => "As discussões sobre ciência deve ser um assunto discutido pelos professores de disciplinas científicas desde o início da formação dos estudantes, sendo necessário assim, que o ensino de ciências incorpore atividades que considerem, além do conhecimento científico, o processo pelo qual ele foi construído e o seu papel na nossa sociedade. Entretanto, diversas pesquisas vêm apresentando algumas visões inadequadas sobre ciência por parte de professores e licenciandos em Química, o que tem gerado, em consequência, dificuldades de compreensão e visões inadequadas sobre os processos e métodos da ciência por parte dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como interesse analisar as concepções sobre ciências de licenciandos em química e as implicações das mesmas para um entendimento amplo sobre ciência. As análises foram feitas a partir da aplicação, transcrição e análise de um questionário aberto contendo cinco questões e, respondidos por nove licenciandos dos últimos períodos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para a metodologia de análise utilizamos a “Análise de Conteúdo” de Bardin, que nos auxiliou na busca dos sentidos dos discursos presentes nas respostas dos licenciandos. Os resultados mostram que as concepções dos licenciando encontradas não foram totalmente satisfatórias. Verificamos algumas concepções adequadas e muitas outras visões simplistas sobre ciência, especificamente sobre o entendimento sobre o método científico, as concepções empíricas sobre ciência esobre o papel da ciência na sociedade, que foi apresentada apenas como uma forma de possibilitar uma melhora de vida para as pessoas. Tais resultados indicam a necessidade de abordagens sobre ciência mais contextualizadas nas disciplinas que discutem sobre ciência durante a licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, FORMAÇÃO INICIAL, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID10136_16102017201809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS LAILSON BARBOSA DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS BARROS"
    "autor_email" => "lailson_kdvc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35800
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4291
    "inscrito_id" => 10136
    "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA"
    "resumo" => "As discussões sobre ciência deve ser um assunto discutido pelos professores de disciplinas científicas desde o início da formação dos estudantes, sendo necessário assim, que o ensino de ciências incorpore atividades que considerem, além do conhecimento científico, o processo pelo qual ele foi construído e o seu papel na nossa sociedade. Entretanto, diversas pesquisas vêm apresentando algumas visões inadequadas sobre ciência por parte de professores e licenciandos em Química, o que tem gerado, em consequência, dificuldades de compreensão e visões inadequadas sobre os processos e métodos da ciência por parte dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como interesse analisar as concepções sobre ciências de licenciandos em química e as implicações das mesmas para um entendimento amplo sobre ciência. As análises foram feitas a partir da aplicação, transcrição e análise de um questionário aberto contendo cinco questões e, respondidos por nove licenciandos dos últimos períodos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para a metodologia de análise utilizamos a “Análise de Conteúdo” de Bardin, que nos auxiliou na busca dos sentidos dos discursos presentes nas respostas dos licenciandos. Os resultados mostram que as concepções dos licenciando encontradas não foram totalmente satisfatórias. Verificamos algumas concepções adequadas e muitas outras visões simplistas sobre ciência, especificamente sobre o entendimento sobre o método científico, as concepções empíricas sobre ciência esobre o papel da ciência na sociedade, que foi apresentada apenas como uma forma de possibilitar uma melhora de vida para as pessoas. Tais resultados indicam a necessidade de abordagens sobre ciência mais contextualizadas nas disciplinas que discutem sobre ciência durante a licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA, FORMAÇÃO INICIAL, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID10136_16102017201809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS LAILSON BARBOSA DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS BARROS"
    "autor_email" => "lailson_kdvc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As discussões sobre ciência deve ser um assunto discutido pelos professores de disciplinas científicas desde o início da formação dos estudantes, sendo necessário assim, que o ensino de ciências incorpore atividades que considerem, além do conhecimento científico, o processo pelo qual ele foi construído e o seu papel na nossa sociedade. Entretanto, diversas pesquisas vêm apresentando algumas visões inadequadas sobre ciência por parte de professores e licenciandos em Química, o que tem gerado, em consequência, dificuldades de compreensão e visões inadequadas sobre os processos e métodos da ciência por parte dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como interesse analisar as concepções sobre ciências de licenciandos em química e as implicações das mesmas para um entendimento amplo sobre ciência. As análises foram feitas a partir da aplicação, transcrição e análise de um questionário aberto contendo cinco questões e, respondidos por nove licenciandos dos últimos períodos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para a metodologia de análise utilizamos a “Análise de Conteúdo” de Bardin, que nos auxiliou na busca dos sentidos dos discursos presentes nas respostas dos licenciandos. Os resultados mostram que as concepções dos licenciando encontradas não foram totalmente satisfatórias. Verificamos algumas concepções adequadas e muitas outras visões simplistas sobre ciência, especificamente sobre o entendimento sobre o método científico, as concepções empíricas sobre ciência esobre o papel da ciência na sociedade, que foi apresentada apenas como uma forma de possibilitar uma melhora de vida para as pessoas. Tais resultados indicam a necessidade de abordagens sobre ciência mais contextualizadas nas disciplinas que discutem sobre ciência durante a licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.