A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ E O
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA REGULAR: UM BREVE PANORAMA DO MUNÍCIPIO DE NOVA CRUZ/RN
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Sabemos que historicamente, as pessoas com deficiência foram excluídas do contexto social e escolar, sendo negado a estas o acesso a estes espaços e o direito de aprender. As pessoas com surdez enfrentaram inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas. Observando a trajetória histórica do ontem e o processo do hoje, a história da humanidade testemunhou a forma como as pessoas com deficiência foram excluídas da sociedade. Assim, este texto tem como objetivo mostrar como as escolas da rede regular de ensino do município de Nova Cruz/RN compreendem o processo de inclusão de pessoas com deficiência, em especial, os alunos surdos e de que forma o atendimento educacional especializado têm contribuído. A abordagem da pesquisa é qualitativa de forma que busca compreender e analisar a influência da relação entre professores e alunos com necessidades educacionais especiais – NEE tendo como foco a inclusão de alunos com deficiência auditiva na sala de ensino regular – AEE. Os principais resultados apontaram que a educação especial foi vista sobe diferentes enfoques, desde definições próximas aos de integração social. As escolas pesquisadas apresentaram em diversos aspectos concordância à inclusão dos alunos com deficiência auditiva na sala de ensino regular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO;, AEE;, DEFICIÊNCIA AUDITIVA." 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