Este trabalho apresenta uma proposta de uma sequência didática investigativa e contextualizada para o conteúdo de soluções, cujo tema norteador é soluções, em uma sala de aula para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola publica da cidade de Sossego do Estado da Paraíba . A disciplina de Química é considerada de difícil aprendizagem pelos alunos, pois os conceitos que geralmente necessitam de um nível de abstração no qual os estudantes não estão afeiçoados a trabalhar. No modo tradicional os conceitos comumente são ministrados de maneira desconexa, por meio da mera exposição de teoria e resolução de exercícios que enfocam mais a memorização do que a compreensão ou aplicação de conceitos. Como resultado, os alunos se mostram desinteressados pela ciência e preocupados apenas em memorizar com a finalidade de acertar as questões que cairão na prova. Apesar dos avanços nas pesquisas na área de Ensino de Química, são escassos os materiais de ensino para atender a EJA como uma modalidade específica, levando em consideração estes adultos e jovens como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Assim foi realizados e trabalhados os conceitos buscando relacioná-los com o cotidiano dos discentes , por meio de diversas atividades que ampliassem a reflexão e propiciassem o aprendizado dos discentes . Teve por objetivo proporcionar uma nova perspectiva para o ensino de Química no contexto dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos e no decorrer da pesquisa foi priorizada a relação entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano.