O SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37932 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2493 "inscrito_id" => 2100 "titulo" => "O SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo teve por objetivo relatar uma experiência com o desenvolvimento de um Software Educativo que pode ser utilizado como estratégia no ensino interdisciplinar. A intervenção pedagógica ocorreu com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Francisco Pinto, Itaú/RN. De caráter teórico-empírico, na qual combinou pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, além de um relato de experiência, observado em uma aula, na referida unidade educacional. Os dados coletados foram analisados/interpretados com base na abordagem qualitativa, verificando a participação e integração dos alunos no desenvolvimento do jogo digital denominado de “Gincana Escolar”. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar, a resistência na prática educativa quando trabalhamos com a interdisciplinaridade, ao percebermos que um dos desafios no trabalho interdisciplinar, não é introduzir e integrar o aluno nas práticas educativas, mas os professores e apoio escolar (principalmente, aqueles mais antigos) sejam por comodidade ou dificuldades no trabalho em conjunto. A intervenção pedagógica conseguiu obter êxito ao interagir e integrar os alunos com o Software Educativo de forma lúdica e prazerosa, como também competência para avaliar seu próprio conhecimento do conteúdo abordado. Além disso, observamos a alegria na atividade lúdica, criando gosto em participar da prática corporal “Gincana Escolar” favorecendo sua entrada em uma atividade intelectual por meio de sua mobilização pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, LÚDICO, SOFTWARE EDUCATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2100_12092017002538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUMMENING MARINHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUMMENING" "autor_email" => "rummening.marinho@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE (FVJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37932 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2493 "inscrito_id" => 2100 "titulo" => "O SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo teve por objetivo relatar uma experiência com o desenvolvimento de um Software Educativo que pode ser utilizado como estratégia no ensino interdisciplinar. A intervenção pedagógica ocorreu com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Francisco Pinto, Itaú/RN. De caráter teórico-empírico, na qual combinou pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, além de um relato de experiência, observado em uma aula, na referida unidade educacional. Os dados coletados foram analisados/interpretados com base na abordagem qualitativa, verificando a participação e integração dos alunos no desenvolvimento do jogo digital denominado de “Gincana Escolar”. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar, a resistência na prática educativa quando trabalhamos com a interdisciplinaridade, ao percebermos que um dos desafios no trabalho interdisciplinar, não é introduzir e integrar o aluno nas práticas educativas, mas os professores e apoio escolar (principalmente, aqueles mais antigos) sejam por comodidade ou dificuldades no trabalho em conjunto. A intervenção pedagógica conseguiu obter êxito ao interagir e integrar os alunos com o Software Educativo de forma lúdica e prazerosa, como também competência para avaliar seu próprio conhecimento do conteúdo abordado. Além disso, observamos a alegria na atividade lúdica, criando gosto em participar da prática corporal “Gincana Escolar” favorecendo sua entrada em uma atividade intelectual por meio de sua mobilização pessoal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, LÚDICO, SOFTWARE EDUCATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID2100_12092017002538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUMMENING MARINHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUMMENING" "autor_email" => "rummening.marinho@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE (FVJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }