Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO DE MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA HERMENEGILDO SAMPAIO EM R R

Palavra-chaves: JOGO MATEMÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INDÍGENA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37779
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2789
    "inscrito_id" => 7753
    "titulo" => """
      O JOGO DE MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA HERMENEGILDO SAMPAIO EM R \r\n
         R
      """
    "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a contribuição dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino fundamental I na Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio. Os alunos construíram significados de números naturais, facilitou a aprendizagem na contagem de Um a Dez, além de conhecer os números de forma escrita, associando a sua forma quantitativa, possibilitou também saber a leitura e reconhecer os numerais de uma a dez na língua portuguesa e wapichana. O uso do jogo de memoria no ensino da Matemática cumpriu seu objetivo de fazer com que os alunos pudessem gostar de aprender essa disciplina, propiciando uma mudança na rotina da classe e despertando o interesse dos alunos, para isso, eles devem ser utilizados como recursos para enriquecer e facilitar a construção do conhecimento na atividade escolar diária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INDÍGENA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID7753_20092017091302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINEIDE ANDREIA BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA SILVA"
    "autor_email" => "silvaandreiasilva26@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37779
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2789
    "inscrito_id" => 7753
    "titulo" => """
      O JOGO DE MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA HERMENEGILDO SAMPAIO EM R \r\n
         R
      """
    "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a contribuição dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino fundamental I na Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio. Os alunos construíram significados de números naturais, facilitou a aprendizagem na contagem de Um a Dez, além de conhecer os números de forma escrita, associando a sua forma quantitativa, possibilitou também saber a leitura e reconhecer os numerais de uma a dez na língua portuguesa e wapichana. O uso do jogo de memoria no ensino da Matemática cumpriu seu objetivo de fazer com que os alunos pudessem gostar de aprender essa disciplina, propiciando uma mudança na rotina da classe e despertando o interesse dos alunos, para isso, eles devem ser utilizados como recursos para enriquecer e facilitar a construção do conhecimento na atividade escolar diária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGO MATEMÁTICO, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INDÍGENA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID7753_20092017091302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINEIDE ANDREIA BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA SILVA"
    "autor_email" => "silvaandreiasilva26@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa analisar a contribuição dos jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino fundamental I na Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio. Os alunos construíram significados de números naturais, facilitou a aprendizagem na contagem de Um a Dez, além de conhecer os números de forma escrita, associando a sua forma quantitativa, possibilitou também saber a leitura e reconhecer os numerais de uma a dez na língua portuguesa e wapichana. O uso do jogo de memoria no ensino da Matemática cumpriu seu objetivo de fazer com que os alunos pudessem gostar de aprender essa disciplina, propiciando uma mudança na rotina da classe e despertando o interesse dos alunos, para isso, eles devem ser utilizados como recursos para enriquecer e facilitar a construção do conhecimento na atividade escolar diária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.