OS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ: PERFIL E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38064 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2620 "inscrito_id" => 7338 "titulo" => "OS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ: PERFIL E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o perfil do aluno de língua estrangeira no Campus Santa Cruz e suas dificuldades na aprendizagem das línguas estrangeiras – inglês e espanhol. Considerando a realidade que nem sempre corrobora o aprendizado eficaz da língua estrangeira, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns das principais dificuldades enfrentadas por alunos de línguas estrangeiras. Como metodologia, empreendemos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aos alunos dos cursos integrados, subsequentes e Eja do Campus Santa Cruz. Com os dados, conseguimos identificar que 86%(oitenta e seis por cento) dos alunos já tiveram a oportunidade de estudar uma língua estrangeira antes de ingressarem no IFRN, esse contato ocorreu principalmente em 37% (trinta e sete por cento) dos caos na Escola pública, 21%(vinte e um por cento) na escola particular; 57% (cinquenta e sete por cento) dos alunos afirmaram que sabem falar uma língua estrangeira; sobre as motivações em aprender um idioma 21% (vinte e um por cento) tem interesse por viagens, 20% (vinte por cento) em conversação, 15% (quinze por cento) pelo ENEM; 50% (cinquenta por cento) dos respondentes afirmaram que não fazem uso atualmente de nenhum aplicativo para aprender algum idioma. A respeito das dificuldades 42% (quarenta e dois por cento) possui dificuldades na compreensão auditiva, 21% (vinte e um por cento) com a produção escrita, 17%( dezessete por cento) com a produção oral; dentre as atividades preferidas 23% (vinte e três por cento) prefere atividades com jogos, seguida com 21% (vinte e um por cento) de atividades com músicas, como 19% (dezenove por cento) filmes, 17% (dezessete por cento) atividades de conversação. Após a análise de todos os dados elaboraremos um documento a ser apresentado a gestão do campus e aos professores de língua estrangeira para que possamos construir juntos estratégias que possam a vir solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PERFIL, APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESTRANGEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7338_15092017103322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSI ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAYSI ARAÚJO" "autor_email" => "laysi_araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38064 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2620 "inscrito_id" => 7338 "titulo" => "OS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ: PERFIL E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o perfil do aluno de língua estrangeira no Campus Santa Cruz e suas dificuldades na aprendizagem das línguas estrangeiras – inglês e espanhol. Considerando a realidade que nem sempre corrobora o aprendizado eficaz da língua estrangeira, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns das principais dificuldades enfrentadas por alunos de línguas estrangeiras. Como metodologia, empreendemos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aos alunos dos cursos integrados, subsequentes e Eja do Campus Santa Cruz. Com os dados, conseguimos identificar que 86%(oitenta e seis por cento) dos alunos já tiveram a oportunidade de estudar uma língua estrangeira antes de ingressarem no IFRN, esse contato ocorreu principalmente em 37% (trinta e sete por cento) dos caos na Escola pública, 21%(vinte e um por cento) na escola particular; 57% (cinquenta e sete por cento) dos alunos afirmaram que sabem falar uma língua estrangeira; sobre as motivações em aprender um idioma 21% (vinte e um por cento) tem interesse por viagens, 20% (vinte por cento) em conversação, 15% (quinze por cento) pelo ENEM; 50% (cinquenta por cento) dos respondentes afirmaram que não fazem uso atualmente de nenhum aplicativo para aprender algum idioma. A respeito das dificuldades 42% (quarenta e dois por cento) possui dificuldades na compreensão auditiva, 21% (vinte e um por cento) com a produção escrita, 17%( dezessete por cento) com a produção oral; dentre as atividades preferidas 23% (vinte e três por cento) prefere atividades com jogos, seguida com 21% (vinte e um por cento) de atividades com músicas, como 19% (dezenove por cento) filmes, 17% (dezessete por cento) atividades de conversação. Após a análise de todos os dados elaboraremos um documento a ser apresentado a gestão do campus e aos professores de língua estrangeira para que possamos construir juntos estratégias que possam a vir solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PERFIL, APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESTRANGEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7338_15092017103322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYSI ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAYSI ARAÚJO" "autor_email" => "laysi_araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }