Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ: PERFIL E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Palavra-chaves: PERFIL, APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESTRANGEIRA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38064
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2620
    "inscrito_id" => 7338
    "titulo" => "OS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ: PERFIL E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS"
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o perfil do aluno de língua estrangeira no Campus Santa Cruz e suas dificuldades na aprendizagem das línguas estrangeiras – inglês e espanhol. Considerando a realidade que nem sempre corrobora o aprendizado eficaz da língua estrangeira, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns das principais dificuldades enfrentadas por alunos de línguas estrangeiras. Como metodologia, empreendemos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aos alunos dos cursos integrados, subsequentes e Eja do Campus Santa Cruz. Com os dados, conseguimos identificar que 86%(oitenta e seis por cento) dos alunos já tiveram a oportunidade de estudar uma língua estrangeira antes de ingressarem no IFRN, esse contato ocorreu principalmente em 37% (trinta e sete por cento) dos caos na Escola pública, 21%(vinte e um por cento) na escola particular; 57% (cinquenta e sete por cento) dos alunos afirmaram que sabem falar uma língua estrangeira; sobre as motivações em aprender um idioma 21% (vinte e um por cento) tem interesse por viagens, 20% (vinte por cento) em conversação, 15% (quinze por cento) pelo ENEM; 50% (cinquenta por cento) dos respondentes afirmaram que não fazem uso atualmente de nenhum aplicativo para aprender algum idioma. A respeito das dificuldades 42% (quarenta e dois por cento) possui dificuldades na compreensão auditiva, 21% (vinte e um por cento) com a produção escrita, 17%( dezessete por cento) com a produção oral; dentre as atividades preferidas 23% (vinte e três por cento) prefere atividades com jogos, seguida com 21% (vinte e um por cento) de atividades com músicas, como 19% (dezenove por cento) filmes, 17% (dezessete por cento) atividades de conversação. Após a análise de todos os dados elaboraremos um documento a ser apresentado a gestão do campus e aos professores de língua estrangeira para que possamos construir juntos estratégias que possam a vir solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PERFIL, APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7338_15092017103322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSI ARAÚJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAYSI ARAÚJO"
    "autor_email" => "laysi_araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38064
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2620
    "inscrito_id" => 7338
    "titulo" => "OS ALUNOS DO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ: PERFIL E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS"
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o perfil do aluno de língua estrangeira no Campus Santa Cruz e suas dificuldades na aprendizagem das línguas estrangeiras – inglês e espanhol. Considerando a realidade que nem sempre corrobora o aprendizado eficaz da língua estrangeira, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns das principais dificuldades enfrentadas por alunos de línguas estrangeiras. Como metodologia, empreendemos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aos alunos dos cursos integrados, subsequentes e Eja do Campus Santa Cruz. Com os dados, conseguimos identificar que 86%(oitenta e seis por cento) dos alunos já tiveram a oportunidade de estudar uma língua estrangeira antes de ingressarem no IFRN, esse contato ocorreu principalmente em 37% (trinta e sete por cento) dos caos na Escola pública, 21%(vinte e um por cento) na escola particular; 57% (cinquenta e sete por cento) dos alunos afirmaram que sabem falar uma língua estrangeira; sobre as motivações em aprender um idioma 21% (vinte e um por cento) tem interesse por viagens, 20% (vinte por cento) em conversação, 15% (quinze por cento) pelo ENEM; 50% (cinquenta por cento) dos respondentes afirmaram que não fazem uso atualmente de nenhum aplicativo para aprender algum idioma. A respeito das dificuldades 42% (quarenta e dois por cento) possui dificuldades na compreensão auditiva, 21% (vinte e um por cento) com a produção escrita, 17%( dezessete por cento) com a produção oral; dentre as atividades preferidas 23% (vinte e três por cento) prefere atividades com jogos, seguida com 21% (vinte e um por cento) de atividades com músicas, como 19% (dezenove por cento) filmes, 17% (dezessete por cento) atividades de conversação. Após a análise de todos os dados elaboraremos um documento a ser apresentado a gestão do campus e aos professores de língua estrangeira para que possamos construir juntos estratégias que possam a vir solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PERFIL, APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7338_15092017103322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSI ARAÚJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAYSI ARAÚJO"
    "autor_email" => "laysi_araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o perfil do aluno de língua estrangeira no Campus Santa Cruz e suas dificuldades na aprendizagem das línguas estrangeiras – inglês e espanhol. Considerando a realidade que nem sempre corrobora o aprendizado eficaz da língua estrangeira, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns das principais dificuldades enfrentadas por alunos de línguas estrangeiras. Como metodologia, empreendemos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aos alunos dos cursos integrados, subsequentes e Eja do Campus Santa Cruz. Com os dados, conseguimos identificar que 86%(oitenta e seis por cento) dos alunos já tiveram a oportunidade de estudar uma língua estrangeira antes de ingressarem no IFRN, esse contato ocorreu principalmente em 37% (trinta e sete por cento) dos caos na Escola pública, 21%(vinte e um por cento) na escola particular; 57% (cinquenta e sete por cento) dos alunos afirmaram que sabem falar uma língua estrangeira; sobre as motivações em aprender um idioma 21% (vinte e um por cento) tem interesse por viagens, 20% (vinte por cento) em conversação, 15% (quinze por cento) pelo ENEM; 50% (cinquenta por cento) dos respondentes afirmaram que não fazem uso atualmente de nenhum aplicativo para aprender algum idioma. A respeito das dificuldades 42% (quarenta e dois por cento) possui dificuldades na compreensão auditiva, 21% (vinte e um por cento) com a produção escrita, 17%( dezessete por cento) com a produção oral; dentre as atividades preferidas 23% (vinte e três por cento) prefere atividades com jogos, seguida com 21% (vinte e um por cento) de atividades com músicas, como 19% (dezenove por cento) filmes, 17% (dezessete por cento) atividades de conversação. Após a análise de todos os dados elaboraremos um documento a ser apresentado a gestão do campus e aos professores de língua estrangeira para que possamos construir juntos estratégias que possam a vir solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.