ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER UM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL: PALESTRA SOBRE UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35759 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1367 "inscrito_id" => 2998 "titulo" => "ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER UM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL: PALESTRA SOBRE UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O presente trabalho foi realizado em forma de palestra, e tem como objetivo abordar alguns alimentos e práticas alimentares que interferem positivamente na saúde de uma pessoa, como estratégia de conscientizar os jovens sobre a importância de bons hábitos alimentares, proporcionando qualidade de vida e prevenção de algumas doenças. Essa atividade foi realizada no em junho de 2017 em um colégio de ensino médio, na cidade de Parnaíba-PI. A atividade ocorreu no horário de recreio interativo da escola com o intuito de proporcionar ao corpo discente um maior conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável ao longo da vida, para que pudessem ter o conhecimento de como esta prática poderia vir a refletir posteriormente na saúde de cada um deles. A palestra aconteceu no pátio da escola e foi inicialmente realizada pelos professores. A atividade foi acompanhada de uma nutricionista pós-graduanda em saúde da família. A priori foi realizada uma palestra, que teve como foco principal a “alimentação saudável e saúde”, entretanto, também foram explorados importantes temas subjacentes como: alimentação não saudável, obesidade infantil e consequências de uma má alimentação, sendo abordado a diabetes melito e a hipertensão arterial. No final da palestra, para que se ocorresse um momento de interação mais dinâmica foram chamados três alunos voluntários para que fizessem a montagem de uma pirâmide alimentar. Haviam alguns alimentos impressos em papel disposto em uma mesa e um cartaz com o desenho de uma pirâmide alimentar colado na parede. Os alunos escolhidos tiveram um tempo determinado para colar o máximo de alimentos na pirâmide, e o mais importante, fazer a colagem no local correto da mesma. Posteriormente, a nutricionista conferiu os alimentos para saber se cada um deles encontrava-se em seu devido lugar, e explicou aos alunos o funcionamento correto da pirâmide alimentar. Foi notório o entusiasmo e o interesse que os alunos demonstraram durante a realização do estudo, observando atentamente a cada detalhe que os cercava. A palestra e a dinâmica foram de grande importância, visto que, havia uma grande interação entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Um valioso momento a se destacar durante a explanação da temática foi a retirada de dúvidas com a nutricionista, pois assim, os alunos demonstraram que ficaram atentos durante a atividade, fazendo posicionamentos pontuais em relação a curiosidades que nutriam a respeito de saúde e alimentação. A montagem da pirâmide alimentar foi uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos, e com a realização desta atividade, notou-se que alguns alunos ainda possuíam uma pequena deficiência quando se tratava de conhecimentos referentes à alimentação saudável. Todavia, todas as dúvidas apresentadas e questionadas, foram esclarecidas pela nutricionista que se encontrava presente. Assim sendo, pode-se observar que ainda que a duração do trabalho não tenha sido duradoura, uma quantidade considerável de conhecimentos referentes ao tema em questão foi adquirida pelos alunos e demais membros da comunidade escolar, proporcionando assim, incentivo na promoção da saúde por meio da educação alimentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, JOVENS, NUTRIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2998_10092017151744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA FREITAS DOS SANTOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA " "autor_email" => "andressa17s2freitas@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35759 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1367 "inscrito_id" => 2998 "titulo" => "ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER UM HÁBITO ALIMENTAR SAUDÁVEL: PALESTRA SOBRE UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O presente trabalho foi realizado em forma de palestra, e tem como objetivo abordar alguns alimentos e práticas alimentares que interferem positivamente na saúde de uma pessoa, como estratégia de conscientizar os jovens sobre a importância de bons hábitos alimentares, proporcionando qualidade de vida e prevenção de algumas doenças. Essa atividade foi realizada no em junho de 2017 em um colégio de ensino médio, na cidade de Parnaíba-PI. A atividade ocorreu no horário de recreio interativo da escola com o intuito de proporcionar ao corpo discente um maior conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável ao longo da vida, para que pudessem ter o conhecimento de como esta prática poderia vir a refletir posteriormente na saúde de cada um deles. A palestra aconteceu no pátio da escola e foi inicialmente realizada pelos professores. A atividade foi acompanhada de uma nutricionista pós-graduanda em saúde da família. A priori foi realizada uma palestra, que teve como foco principal a “alimentação saudável e saúde”, entretanto, também foram explorados importantes temas subjacentes como: alimentação não saudável, obesidade infantil e consequências de uma má alimentação, sendo abordado a diabetes melito e a hipertensão arterial. No final da palestra, para que se ocorresse um momento de interação mais dinâmica foram chamados três alunos voluntários para que fizessem a montagem de uma pirâmide alimentar. Haviam alguns alimentos impressos em papel disposto em uma mesa e um cartaz com o desenho de uma pirâmide alimentar colado na parede. Os alunos escolhidos tiveram um tempo determinado para colar o máximo de alimentos na pirâmide, e o mais importante, fazer a colagem no local correto da mesma. Posteriormente, a nutricionista conferiu os alimentos para saber se cada um deles encontrava-se em seu devido lugar, e explicou aos alunos o funcionamento correto da pirâmide alimentar. Foi notório o entusiasmo e o interesse que os alunos demonstraram durante a realização do estudo, observando atentamente a cada detalhe que os cercava. A palestra e a dinâmica foram de grande importância, visto que, havia uma grande interação entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Um valioso momento a se destacar durante a explanação da temática foi a retirada de dúvidas com a nutricionista, pois assim, os alunos demonstraram que ficaram atentos durante a atividade, fazendo posicionamentos pontuais em relação a curiosidades que nutriam a respeito de saúde e alimentação. A montagem da pirâmide alimentar foi uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos, e com a realização desta atividade, notou-se que alguns alunos ainda possuíam uma pequena deficiência quando se tratava de conhecimentos referentes à alimentação saudável. Todavia, todas as dúvidas apresentadas e questionadas, foram esclarecidas pela nutricionista que se encontrava presente. Assim sendo, pode-se observar que ainda que a duração do trabalho não tenha sido duradoura, uma quantidade considerável de conhecimentos referentes ao tema em questão foi adquirida pelos alunos e demais membros da comunidade escolar, proporcionando assim, incentivo na promoção da saúde por meio da educação alimentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FAMÍLIA, JOVENS, NUTRIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2998_10092017151744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA FREITAS DOS SANTOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA " "autor_email" => "andressa17s2freitas@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }