FÉRRER, Anderson Tafarel De Brito et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38941>. Acesso em: 05/11/2024 05:12
A geografia, ao longo do tempo, tem evoluído dados os ritmos de evolução da sociedade, quer seja no discurso ou na prática, nesse sentido é necessário trabalhar conteúdos que dialoguem com a vivência da(s) sociedade(s) alcançando a sua realidade social. Um projeto sobre cidades que educam ou simplesmente cidades educadoras entra em consonância com essa ideia de inovação no ensino da geografia pois é através deste que o/a professor/ora pode trabalhar conceitos que estão atrelados a vivência dos/as seus/suas alunos/as usando a cidade para tal, levando a cidade até a escola e transformando a própria cidade num espaço capaz de nutrir o processo de aprendizagem, pois galgam nesse eixo o fato de a cidade, enquanto conjunto de símbolos e representações ser capaz de trabalhar o contexto histórico na qual ela foi produzida, as percepções ambientais, a valorização do(s) patrimônio(s), as questões sociais, políticas e econômicas, dentre tantas outras experiências e características que fazem parte da vida de muitos/muitas, mas que infelizmente, por vezes, tem passado despercebidas. E para dar vida a esse projeto o palco da realização foi e está sendo a cidade de São Vicente Férrer – PE. O trabalho está dividido em etapas e a primeira delas é colher informações dos/as alunos/as da Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco sobre a paisagem natural e cultural da cidade, em seguida, através de uma aula de campo leva-los/as a analisar, descrever e/ou capturar mais uma vez a paisagem, comparando os elementos anteriores e acrescentando novos, e por último expor, no auditório da escola, através de recursos audiovisuais, a experiência de poder analisar a própria cidade através da ótica da geografia e a perceber o quanto esse exercício fortalece a cidadania e promove reflexões sobre o nosso próprio lugar.