Este trabalho teve como principal objetivo contribuir com os estudos desenvolvidos sobre o DOSVOX, através da usabilidade do sistema. Para tanto, foi possível compreender que o software em estudo compreende os processos de ensino necessários, mediante as dificuldades encontradas referentes à utilização da informática, por meio da tecnologia DOSVOX. Esse software se comunica com os usuários através de leitores de tela e permite que o sujeito faça uso dos recursos de forma autônoma, promovendo a acessibilidade digital. Assim, a metodologia descrita no presente trabalho constituiu um tipo de pesquisa qualitativa, uma vez que se buscou uma definição para tal programa, possibilitando ao seu usuário escrever e ler o que outras pessoas – sem o uso de recursos facilitadores – leem e escrevem, para que a partir do uso de ferramentas interativas, oportunidades possam ser dadas a todos, mesmo que para isso seja utilizado um sistema tão restrito quanto o Braille, que tem seu uso difundido apenas entre as pessoas que necessitavam dele ou por interessados no assunto. A partir dos resultados, foi possível constatar que, as dificuldades encontradas para utilização do software são grandes, isso ocorre devido à falta de profissionais preparados para acompanhamento nas escolas. Descobriu-se ainda que o grau de usabilidade atual do DOSVOX é aceito dentro das instituições por uma série de fatores que estão ligados a sua fácil acessibilidade, por ser um software gratuito o programa traz várias outras facilidades inclusas para o deficiente e também pode ser acoplado com várias outras ferramentas.Este trabalho teve como principal objetivo contribuir com os estudos desenvolvidos sobre o DOSVOX, através da usabilidade do sistema. Para tanto, foi possível compreender que o software em estudo compreende os processos de ensino necessários, mediante as dificuldades encontradas referentes à utilização da informática, por meio da tecnologia DOSVOX. Esse software se comunica com os usuários através de leitores de tela e permite que o sujeito faça uso dos recursos de forma autônoma, promovendo a acessibilidade digital. Assim, a metodologia descrita no presente trabalho constituiu um tipo de pesquisa qualitativa, uma vez que se buscou uma definição para tal programa, possibilitando ao seu usuário escrever e ler o que outras pessoas – sem o uso de recursos facilitadores – leem e escrevem, para que a partir do uso de ferramentas interativas, oportunidades possam ser dadas a todos, mesmo que para isso seja utilizado um sistema tão restrito quanto o Braille, que tem seu uso difundido apenas entre as pessoas que necessitavam dele ou por interessados no assunto. A partir dos resultados, descobriu-se que o grau de usabilidade atual do DOSVOX é aceito dentro das instituições por uma série de fatores que estão ligados a sua fácil acessibilidade, por ser um software gratuito o programa traz várias outras facilidades inclusas para o deficiente e também pode ser acoplado com várias outras ferramentas.