Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO

Palavra-chaves: AMBIENTE, ESCOLA, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36549
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 5609
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade, a promoção de temáticas ambientais nas aulas de Química acaba favorecendo tanto a disseminação da consciência ambiental dos estudantes, como também a aprendizagem na disciplina de Química, além da percepção do aluno na relação das duas variáveis. O presente artigo teve como objetivo levantar e discutir trabalhos que apresentam atividades voltadas para a educação ambiental, e que possam ter uma ligação com assuntos trabalhados no ensino de Química. O presente trabalho é um levantamento sobre estratégias metodologias para o ensino interdisciplinar da Educação Ambiental e o ensino de Química. Sendo caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa. Este trabalho foi desenvolvido no sentido de que possa nortear um ensino que seja nítido a relação da disciplina Química com a Educação Ambiental, de forma que possa envolver a realidade dos participantes no desenvolvimento dessas atividades. Foram selecionados para a análise e discussão neste trabalho um total de quatro (04) atividades: Confecção de puff’s em PET, Compostagem, Produção de sabão ecológico e Mapa Conceitual para resíduos sólidos. Com a execução deste levantamento, conclui-se que foi possível demonstrar que existem várias formas criativas e dinâmicas de contextualizar a Educação Ambiental no ensino de Química, facilitando o entendimento dos conteúdos dessa disciplina. Por meio dessa contextualização, é possível também despertar o interesse dos alunos pelas questões ambientais, logo os mesmos terão conhecimentos indispensáveis, para criar condições necessárias para um ambiente sustentável.  Práticas como estas apresentadas no estudo avançam para uma melhor qualidade de ensino, melhor compreensão dos conteúdos trabalhados, entendendo a importância da Química na sociedade. Com isso, sensibilizar, para que os envolvidos busquem melhorias que beneficiam a natureza e a sociedade em geral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE, ESCOLA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5609_15082017150042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURIANE NATHALIA DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAURIANE VIEIRA"
    "autor_email" => "maurianenathalia@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36549
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 5609
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade, a promoção de temáticas ambientais nas aulas de Química acaba favorecendo tanto a disseminação da consciência ambiental dos estudantes, como também a aprendizagem na disciplina de Química, além da percepção do aluno na relação das duas variáveis. O presente artigo teve como objetivo levantar e discutir trabalhos que apresentam atividades voltadas para a educação ambiental, e que possam ter uma ligação com assuntos trabalhados no ensino de Química. O presente trabalho é um levantamento sobre estratégias metodologias para o ensino interdisciplinar da Educação Ambiental e o ensino de Química. Sendo caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa. Este trabalho foi desenvolvido no sentido de que possa nortear um ensino que seja nítido a relação da disciplina Química com a Educação Ambiental, de forma que possa envolver a realidade dos participantes no desenvolvimento dessas atividades. Foram selecionados para a análise e discussão neste trabalho um total de quatro (04) atividades: Confecção de puff’s em PET, Compostagem, Produção de sabão ecológico e Mapa Conceitual para resíduos sólidos. Com a execução deste levantamento, conclui-se que foi possível demonstrar que existem várias formas criativas e dinâmicas de contextualizar a Educação Ambiental no ensino de Química, facilitando o entendimento dos conteúdos dessa disciplina. Por meio dessa contextualização, é possível também despertar o interesse dos alunos pelas questões ambientais, logo os mesmos terão conhecimentos indispensáveis, para criar condições necessárias para um ambiente sustentável.  Práticas como estas apresentadas no estudo avançam para uma melhor qualidade de ensino, melhor compreensão dos conteúdos trabalhados, entendendo a importância da Química na sociedade. Com isso, sensibilizar, para que os envolvidos busquem melhorias que beneficiam a natureza e a sociedade em geral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "AMBIENTE, ESCOLA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID5609_15082017150042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURIANE NATHALIA DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAURIANE VIEIRA"
    "autor_email" => "maurianenathalia@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A interdisciplinaridade, a promoção de temáticas ambientais nas aulas de Química acaba favorecendo tanto a disseminação da consciência ambiental dos estudantes, como também a aprendizagem na disciplina de Química, além da percepção do aluno na relação das duas variáveis. O presente artigo teve como objetivo levantar e discutir trabalhos que apresentam atividades voltadas para a educação ambiental, e que possam ter uma ligação com assuntos trabalhados no ensino de Química. O presente trabalho é um levantamento sobre estratégias metodologias para o ensino interdisciplinar da Educação Ambiental e o ensino de Química. Sendo caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa. Este trabalho foi desenvolvido no sentido de que possa nortear um ensino que seja nítido a relação da disciplina Química com a Educação Ambiental, de forma que possa envolver a realidade dos participantes no desenvolvimento dessas atividades. Foram selecionados para a análise e discussão neste trabalho um total de quatro (04) atividades: Confecção de puff’s em PET, Compostagem, Produção de sabão ecológico e Mapa Conceitual para resíduos sólidos. Com a execução deste levantamento, conclui-se que foi possível demonstrar que existem várias formas criativas e dinâmicas de contextualizar a Educação Ambiental no ensino de Química, facilitando o entendimento dos conteúdos dessa disciplina. Por meio dessa contextualização, é possível também despertar o interesse dos alunos pelas questões ambientais, logo os mesmos terão conhecimentos indispensáveis, para criar condições necessárias para um ambiente sustentável. Práticas como estas apresentadas no estudo avançam para uma melhor qualidade de ensino, melhor compreensão dos conteúdos trabalhados, entendendo a importância da Química na sociedade. Com isso, sensibilizar, para que os envolvidos busquem melhorias que beneficiam a natureza e a sociedade em geral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.