O ENSINO DE LÍNGUA E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM VIVENCIADA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37681 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3989 "inscrito_id" => 9199 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM VIVENCIADA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "Considerando o fato de que o ensino de língua portuguesa na educação básica ainda continua voltado a métodos tradicionais, tornou-se indispensável, nos cursos de licenciatura, em especial nos estágios supervisionados, elaborar e desenvolver propostas que priorizem o trabalho com gêneros textuais e literários na sala de aula, como tem sido a orientação dos documentos oficiais (PCN, 1997). Diante disso, foi elaborado um plano de atividades com foco nos gêneros textuais/literários para uma turma do 8º ano do ensino fundamental II, numa escola pública na cidade de Campina Grande/PB, nos meses de Abril e Maio do ano corrente (2017). Baseado nesse fato, o presente artigo abordará experiências vivenciadas durante esta intervenção do Estágio Supervisionado II, no Curso de Letras-Português, da Universidade Estadual da Paraíba. Desenvolvemos nesse período a temática intitulada “Desigualdade social: uma realidade histórica”, que foi subdividida em três subtemáticas: a desigualdade social racial; desigualdade social de gênero e desigualdade social na escola. A partir do tema proposto, escolhemos gêneros textuais e literários diversificados para trabalhá-la com os alunos. Entendendo que o adolescente passa por transformações sociais, procuramos adaptar as nossas atividades a uma realidade próxima do alunado, relacionando-as às práticas sociais das quais eles participam, e escolhendo uma maneira dinâmica e lúdica para desenvolver a temática na sala de aula. Neste estudo, iremos apresentar a experiência desenvolvida em sala com alguns gêneros textuais e literários, inspirada nas contribuições de FERREIRA (1970); ALVES FILHO (2011), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GÊNEROS, ENSINO FUNDAMENTAL II" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9199_16102017145904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA LAYSA DE AZEVEDO GOMES" "autor_nome_curto" => "SARA GOMES" "autor_email" => "saragoomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37681 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3989 "inscrito_id" => 9199 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA E SUAS IMPLICAÇÕES EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM VIVENCIADA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "Considerando o fato de que o ensino de língua portuguesa na educação básica ainda continua voltado a métodos tradicionais, tornou-se indispensável, nos cursos de licenciatura, em especial nos estágios supervisionados, elaborar e desenvolver propostas que priorizem o trabalho com gêneros textuais e literários na sala de aula, como tem sido a orientação dos documentos oficiais (PCN, 1997). Diante disso, foi elaborado um plano de atividades com foco nos gêneros textuais/literários para uma turma do 8º ano do ensino fundamental II, numa escola pública na cidade de Campina Grande/PB, nos meses de Abril e Maio do ano corrente (2017). Baseado nesse fato, o presente artigo abordará experiências vivenciadas durante esta intervenção do Estágio Supervisionado II, no Curso de Letras-Português, da Universidade Estadual da Paraíba. Desenvolvemos nesse período a temática intitulada “Desigualdade social: uma realidade histórica”, que foi subdividida em três subtemáticas: a desigualdade social racial; desigualdade social de gênero e desigualdade social na escola. A partir do tema proposto, escolhemos gêneros textuais e literários diversificados para trabalhá-la com os alunos. Entendendo que o adolescente passa por transformações sociais, procuramos adaptar as nossas atividades a uma realidade próxima do alunado, relacionando-as às práticas sociais das quais eles participam, e escolhendo uma maneira dinâmica e lúdica para desenvolver a temática na sala de aula. Neste estudo, iremos apresentar a experiência desenvolvida em sala com alguns gêneros textuais e literários, inspirada nas contribuições de FERREIRA (1970); ALVES FILHO (2011), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GÊNEROS, ENSINO FUNDAMENTAL II" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9199_16102017145904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA LAYSA DE AZEVEDO GOMES" "autor_nome_curto" => "SARA GOMES" "autor_email" => "saragoomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }