Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE ERROS EM FRAÇÕES: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 8º ANO DA REDE PÚBLICA DE ÁGUA BRANCA-PI

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os erros cometidos por alunos do ensino fundamental em frações com a finalidade de expor os principais erros e servir de orientação para medidas a serem tomadas em relação a esse problema presente nos alunos da rede pública. A dificuldade no ensino aprendizado da matemática tem sido um dos principais questionamentos nos últimos anos. É necessário buscar maneiras que possibilitem contornar essa situação, pois a falta de domínio nas matérias básicas provoca reflexos nos alunos por toda sua vida escolar. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, e por meio de um questionário levantou dados para fim de análise e posteriormente foi feita a tabulação extraindo-se os principais erros cometidos e para buscar determinados padrões e problemas comuns aos alunos. Segundo Taylor e Bogdan(1986, p. 20), este termo refere-se “à investigação que produz dados descritivos: as próprias palavras das pessoas, faladas ou escritas e a conduta observável”. O desenvolvimento do trabalho deu-se com 17 estudantes de uma escola da rede pública do Piauí da cidade de Água Branca interior do estado. Foi aplicado um questionário em classe composto com os conteúdos de frações. Na análise qualitativa, verificou-se que, os erros principais são provocados pela falta de domínio dos conceitos de números racionais necessários ao conteúdo de frações. Esta situação leva os alunos a utilizarem conceitos de números naturais para resolver os problemas e consequentemente ao erro, se isso não for logo solucionado acaba por criar um déficit que se acumula. Para contornar essa situação uma boa maneira é primeiramente internalizar nos alunos os conceitos de números racionais diferenciando-os sempre dos conceitos de números naturais que são matérias com particularidades próprias. A implantação desses conceitos nos alunos de forma clara e diferenciada de outros conceitos que possam vir a confundi-los na tomada de decisões frente a problemas com frações é primordial, pois a pesquisa mostrou que esse foi o principal problema presente nos alunos e é o gerador da grande maioria dos erros.

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