ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PARA A VIDA COTIDIANA E ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35743 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1374 "inscrito_id" => 745 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PARA A VIDA COTIDIANA E ESCOLAR" "resumo" => "A alfabetização científica é um processo inerente a todas as pessoas, até mesmo para que possam exercer plenamente sua cidadania. Nos últimos anos, a educação científica tem sido estudada por diversos pesquisadores. Logo, esse trabalho tem como objetivo principal despertar o gosto do aluno para as disciplinas de Química e Biologia, através de uma abordagem experimental à luz da alfabetização científica, e como objetivos específicos proporcionar uma melhora no desempenho desses alunos visto um maior apreço adquirido pelas disciplinas em questão e despertá-los para a aplicabilidade dos conteúdos das disciplinas em seus cotidianos. Foi elaborado um curso de alfabetização científica para ser ministrado no contraturno dos alunos da Escola de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro – CE, sendo selecionados alunos que tinham interesse em participar para formarem duas turmas de 25 integrantes, cada. Alunos selecionados com horário regular pela manhã fazem o curso à tarde, e alunos da tarde fazem o curso pela manhã, que tem carga horária de 2 horas/aulas semanais. O curso foi elaborado em parceria com os dois professores regentes do Laboratório Educacional de Ciências (LEC) da escola. O questionário aplicado foi respondido por 80% dos alunos (40 integrantes). Todos os estudantes afirmaram que o curso contribuiu para despertar o seu interesse pelas disciplinas de ciências (Química e Biologia) e que gostaria de concluir o curso. Pode-se afimar, atrvés do feedback dos estuantes, que houve uma melhora no olhar sobre essas disciplinas (Química e Biologia), ocasionando um avanço no desenmpenho de ambas. Por fim, um outro grande objetivo desse estudo foi alcançado, que é despertar o olhar do aluno para a aplicabilidade das ciências em seu dia a dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID745_10092017153536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO FIRMINO" "autor_email" => "eduardo.ifce@outlook.com" "autor_ies" => "EEM FENELON RODRIGUES PINHEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35743 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1374 "inscrito_id" => 745 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PARA A VIDA COTIDIANA E ESCOLAR" "resumo" => "A alfabetização científica é um processo inerente a todas as pessoas, até mesmo para que possam exercer plenamente sua cidadania. Nos últimos anos, a educação científica tem sido estudada por diversos pesquisadores. Logo, esse trabalho tem como objetivo principal despertar o gosto do aluno para as disciplinas de Química e Biologia, através de uma abordagem experimental à luz da alfabetização científica, e como objetivos específicos proporcionar uma melhora no desempenho desses alunos visto um maior apreço adquirido pelas disciplinas em questão e despertá-los para a aplicabilidade dos conteúdos das disciplinas em seus cotidianos. Foi elaborado um curso de alfabetização científica para ser ministrado no contraturno dos alunos da Escola de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro – CE, sendo selecionados alunos que tinham interesse em participar para formarem duas turmas de 25 integrantes, cada. Alunos selecionados com horário regular pela manhã fazem o curso à tarde, e alunos da tarde fazem o curso pela manhã, que tem carga horária de 2 horas/aulas semanais. O curso foi elaborado em parceria com os dois professores regentes do Laboratório Educacional de Ciências (LEC) da escola. O questionário aplicado foi respondido por 80% dos alunos (40 integrantes). Todos os estudantes afirmaram que o curso contribuiu para despertar o seu interesse pelas disciplinas de ciências (Química e Biologia) e que gostaria de concluir o curso. Pode-se afimar, atrvés do feedback dos estuantes, que houve uma melhora no olhar sobre essas disciplinas (Química e Biologia), ocasionando um avanço no desenmpenho de ambas. Por fim, um outro grande objetivo desse estudo foi alcançado, que é despertar o olhar do aluno para a aplicabilidade das ciências em seu dia a dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID745_10092017153536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO FIRMINO" "autor_email" => "eduardo.ifce@outlook.com" "autor_ies" => "EEM FENELON RODRIGUES PINHEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }