Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PARA A VIDA COTIDIANA E ESCOLAR

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35743
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1374
    "inscrito_id" => 745
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PARA A VIDA COTIDIANA E ESCOLAR"
    "resumo" => "A alfabetização científica é um processo inerente a todas as pessoas, até mesmo para que possam exercer plenamente sua cidadania. Nos últimos anos, a educação científica tem sido estudada por diversos pesquisadores. Logo, esse trabalho tem como objetivo principal despertar o gosto do aluno para as disciplinas de Química e Biologia, através de uma abordagem experimental à luz da alfabetização científica, e como objetivos específicos proporcionar uma melhora no desempenho desses alunos visto um maior apreço adquirido pelas disciplinas em questão e despertá-los para a aplicabilidade dos conteúdos das disciplinas em seus cotidianos. Foi elaborado um curso de alfabetização científica para ser ministrado no contraturno dos alunos da Escola de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro – CE, sendo selecionados alunos que tinham interesse em participar para formarem duas turmas de 25 integrantes, cada. Alunos selecionados com horário regular pela manhã fazem o curso à tarde, e alunos da tarde fazem o curso pela manhã, que tem carga horária de 2 horas/aulas semanais. O curso foi elaborado em parceria com os dois professores regentes do Laboratório Educacional de Ciências (LEC) da escola. O questionário aplicado foi respondido por 80% dos alunos (40 integrantes). Todos os estudantes afirmaram que o curso contribuiu para despertar o seu interesse pelas disciplinas de ciências (Química e Biologia) e que gostaria de concluir o curso. Pode-se afimar, atrvés do feedback dos estuantes, que houve uma melhora no olhar sobre essas disciplinas (Química e Biologia), ocasionando um avanço no desenmpenho de ambas. Por fim, um outro grande objetivo desse estudo foi alcançado, que é despertar o olhar do aluno para a aplicabilidade das ciências em seu dia a dia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID745_10092017153536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA FIRMINO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO FIRMINO"
    "autor_email" => "eduardo.ifce@outlook.com"
    "autor_ies" => "EEM FENELON RODRIGUES PINHEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35743
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1374
    "inscrito_id" => 745
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO PARA A VIDA COTIDIANA E ESCOLAR"
    "resumo" => "A alfabetização científica é um processo inerente a todas as pessoas, até mesmo para que possam exercer plenamente sua cidadania. Nos últimos anos, a educação científica tem sido estudada por diversos pesquisadores. Logo, esse trabalho tem como objetivo principal despertar o gosto do aluno para as disciplinas de Química e Biologia, através de uma abordagem experimental à luz da alfabetização científica, e como objetivos específicos proporcionar uma melhora no desempenho desses alunos visto um maior apreço adquirido pelas disciplinas em questão e despertá-los para a aplicabilidade dos conteúdos das disciplinas em seus cotidianos. Foi elaborado um curso de alfabetização científica para ser ministrado no contraturno dos alunos da Escola de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro – CE, sendo selecionados alunos que tinham interesse em participar para formarem duas turmas de 25 integrantes, cada. Alunos selecionados com horário regular pela manhã fazem o curso à tarde, e alunos da tarde fazem o curso pela manhã, que tem carga horária de 2 horas/aulas semanais. O curso foi elaborado em parceria com os dois professores regentes do Laboratório Educacional de Ciências (LEC) da escola. O questionário aplicado foi respondido por 80% dos alunos (40 integrantes). Todos os estudantes afirmaram que o curso contribuiu para despertar o seu interesse pelas disciplinas de ciências (Química e Biologia) e que gostaria de concluir o curso. Pode-se afimar, atrvés do feedback dos estuantes, que houve uma melhora no olhar sobre essas disciplinas (Química e Biologia), ocasionando um avanço no desenmpenho de ambas. Por fim, um outro grande objetivo desse estudo foi alcançado, que é despertar o olhar do aluno para a aplicabilidade das ciências em seu dia a dia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID745_10092017153536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA FIRMINO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO FIRMINO"
    "autor_email" => "eduardo.ifce@outlook.com"
    "autor_ies" => "EEM FENELON RODRIGUES PINHEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A alfabetização científica é um processo inerente a todas as pessoas, até mesmo para que possam exercer plenamente sua cidadania. Nos últimos anos, a educação científica tem sido estudada por diversos pesquisadores. Logo, esse trabalho tem como objetivo principal despertar o gosto do aluno para as disciplinas de Química e Biologia, através de uma abordagem experimental à luz da alfabetização científica, e como objetivos específicos proporcionar uma melhora no desempenho desses alunos visto um maior apreço adquirido pelas disciplinas em questão e despertá-los para a aplicabilidade dos conteúdos das disciplinas em seus cotidianos. Foi elaborado um curso de alfabetização científica para ser ministrado no contraturno dos alunos da Escola de Ensino Médio Fenelon Rodrigues Pinheiro – CE, sendo selecionados alunos que tinham interesse em participar para formarem duas turmas de 25 integrantes, cada. Alunos selecionados com horário regular pela manhã fazem o curso à tarde, e alunos da tarde fazem o curso pela manhã, que tem carga horária de 2 horas/aulas semanais. O curso foi elaborado em parceria com os dois professores regentes do Laboratório Educacional de Ciências (LEC) da escola. O questionário aplicado foi respondido por 80% dos alunos (40 integrantes). Todos os estudantes afirmaram que o curso contribuiu para despertar o seu interesse pelas disciplinas de ciências (Química e Biologia) e que gostaria de concluir o curso. Pode-se afimar, atrvés do feedback dos estuantes, que houve uma melhora no olhar sobre essas disciplinas (Química e Biologia), ocasionando um avanço no desenmpenho de ambas. Por fim, um outro grande objetivo desse estudo foi alcançado, que é despertar o olhar do aluno para a aplicabilidade das ciências em seu dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.