Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA VERDE: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL DO CRATO-CE

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUÍMICA VERDE. Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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      Estes primeiros resultados, foram importantes para que o professor possa conduzir o planejamento de uma proposta, que ajude os alunos na construção e ressignificação dos conceitos estudados neste tema.Para isso, é necessário, sobretudo, um trabalho de apoio da escola, oferecendo condições para que os professores e alunos possam desenvolver pesquisas. Enfim concluímos que as ações desenvolvidas através do projeto produziram efeitos positivos na rotina da escola e na comunidade, assim os alunos buscaram à partir dessas ações uma melhor compreensão dos problemas ambientais causado pelo o desenvolvimento da tecnologia na sua região e no mundo.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A química verde tem por objetivo a aplicação de técnicas químicas que reduz ou eliminam o uso de substâncias nocivas á saúde humana ou ao meio ambiente. Este tema deve ser incorporado na formação do aluno, com o objetivo de ampliar o seu conhecimento sobre o tema transversal meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo diagnosticar quais as concepções dos alunos de nível Médio da Escola Profissional Governador Virgílio Távora- Crato-CE, sobre o tema química verde. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa, foram 320 alunos. O primeiro momento consistiu no contato com os sujeitos da pesquisa, através de um questionário com o intuito de investigar a opinião dos alunos em relação ao tema proposto para se analisar os conhecimentos prévios. No segundo momento aconteceu à exposição do tema através de aulas dialogadas e expositivas. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Os dados foram representados em gráficos com posterior análise. Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na compreensão do papel e dos objetivos da Química Verde e da diferença entre química verde e química ambiental. Portanto apresentaram impactos positivos na formação dos alunos tanto na esfera ambiental quanto educacional, durante o seu desenvolvimento trabalhou-se os conceitos de educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade. Estes primeiros resultados, foram importantes para que o professor possa conduzir o planejamento de uma proposta, que ajude os alunos na construção e ressignificação dos conceitos estudados neste tema.Para isso, é necessário, sobretudo, um trabalho de apoio da escola, oferecendo condições para que os professores e alunos possam desenvolver pesquisas. Enfim concluímos que as ações desenvolvidas através do projeto produziram efeitos positivos na rotina da escola e na comunidade, assim os alunos buscaram à partir dessas ações uma melhor compreensão dos problemas ambientais causado pelo o desenvolvimento da tecnologia na sua região e no mundo.

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