Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MÚSICA COMO ALIADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, MÚSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35484
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2194
    "inscrito_id" => 7080
    "titulo" => "A MÚSICA COMO ALIADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A música ganhou bastante espaço na educação brasileira, sendo uma matéria importante e indispensável para os alunos, e é respaldada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas e ainda auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Com o auxílio da música, no seu cotidiano escolar, a criança passou a ter mais facilidade de aprender e assimilar conteúdos de forma mais prática, rápida e divertida, isso passou a ser um ponto importante para as escolas, nos dias atuais, já que elas estão dando mais importância para o uso da música em suas metodologias de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi constatar o desenvolvimento da aprendizagem, usando a música como instrumento chave de ensino, em uma turma de 4º de uma escola pública, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte e se justifica pela importância de refletir sobre a importância dela como estratégia de ensino aprendizagem, utilizando-a como aliada na leitura e interpretação de textos em crianças. A metodologia foi um levantamento bibliográfico, e quanto à natureza, é qualitativa, e tendo sido realizada através de uma ação participativa das autoras dessa pesquisa, em uma experiência de estágio. A linha metodológica adotada para a coleta de dados foi uma observação participante, pois se tornou necessário - após o diagnóstico da realidade escolar, encontrada pelas pesquisadoras/estagiárias – construir estratégias de ação, dessa maneira, o estudo apresenta as necessárias contribuições da música para a prática pedagógica. O estudo adicionou significado ao nosso olhar acerca do trabalho pedagógico e dos instrumentos didáticos para a efetivação do ensino e da aprendizagem no ambiente de sala de aula, pois durante os planejamentos e resultados reconhecemos o quão necessário se faz lecionarmos em nossa prática educativa elementos que oportunizem os alunos aprender com facilidade e ao mesmo tempo com intencionalidade, que vai muito além do aprender por aprender, mas apreender para o seu desenvolvimento e preparação para a vida social enquanto sujeitos. E, certamente, o exercício de educação com música favoreceu nossas buscas; de leitura, de escrita, interpretação e aprendizagens de disciplinas diversas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MÚSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7080_11092017181945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANGELO DA SILVA."
    "autor_nome_curto" => "RITA ANGELO"
    "autor_email" => "ritinhaangelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35484
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2194
    "inscrito_id" => 7080
    "titulo" => "A MÚSICA COMO ALIADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A música ganhou bastante espaço na educação brasileira, sendo uma matéria importante e indispensável para os alunos, e é respaldada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas e ainda auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Com o auxílio da música, no seu cotidiano escolar, a criança passou a ter mais facilidade de aprender e assimilar conteúdos de forma mais prática, rápida e divertida, isso passou a ser um ponto importante para as escolas, nos dias atuais, já que elas estão dando mais importância para o uso da música em suas metodologias de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi constatar o desenvolvimento da aprendizagem, usando a música como instrumento chave de ensino, em uma turma de 4º de uma escola pública, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte e se justifica pela importância de refletir sobre a importância dela como estratégia de ensino aprendizagem, utilizando-a como aliada na leitura e interpretação de textos em crianças. A metodologia foi um levantamento bibliográfico, e quanto à natureza, é qualitativa, e tendo sido realizada através de uma ação participativa das autoras dessa pesquisa, em uma experiência de estágio. A linha metodológica adotada para a coleta de dados foi uma observação participante, pois se tornou necessário - após o diagnóstico da realidade escolar, encontrada pelas pesquisadoras/estagiárias – construir estratégias de ação, dessa maneira, o estudo apresenta as necessárias contribuições da música para a prática pedagógica. O estudo adicionou significado ao nosso olhar acerca do trabalho pedagógico e dos instrumentos didáticos para a efetivação do ensino e da aprendizagem no ambiente de sala de aula, pois durante os planejamentos e resultados reconhecemos o quão necessário se faz lecionarmos em nossa prática educativa elementos que oportunizem os alunos aprender com facilidade e ao mesmo tempo com intencionalidade, que vai muito além do aprender por aprender, mas apreender para o seu desenvolvimento e preparação para a vida social enquanto sujeitos. E, certamente, o exercício de educação com música favoreceu nossas buscas; de leitura, de escrita, interpretação e aprendizagens de disciplinas diversas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MÚSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7080_11092017181945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANGELO DA SILVA."
    "autor_nome_curto" => "RITA ANGELO"
    "autor_email" => "ritinhaangelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A música ganhou bastante espaço na educação brasileira, sendo uma matéria importante e indispensável para os alunos, e é respaldada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas e ainda auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Com o auxílio da música, no seu cotidiano escolar, a criança passou a ter mais facilidade de aprender e assimilar conteúdos de forma mais prática, rápida e divertida, isso passou a ser um ponto importante para as escolas, nos dias atuais, já que elas estão dando mais importância para o uso da música em suas metodologias de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi constatar o desenvolvimento da aprendizagem, usando a música como instrumento chave de ensino, em uma turma de 4º de uma escola pública, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte e se justifica pela importância de refletir sobre a importância dela como estratégia de ensino aprendizagem, utilizando-a como aliada na leitura e interpretação de textos em crianças. A metodologia foi um levantamento bibliográfico, e quanto à natureza, é qualitativa, e tendo sido realizada através de uma ação participativa das autoras dessa pesquisa, em uma experiência de estágio. A linha metodológica adotada para a coleta de dados foi uma observação participante, pois se tornou necessário - após o diagnóstico da realidade escolar, encontrada pelas pesquisadoras/estagiárias – construir estratégias de ação, dessa maneira, o estudo apresenta as necessárias contribuições da música para a prática pedagógica. O estudo adicionou significado ao nosso olhar acerca do trabalho pedagógico e dos instrumentos didáticos para a efetivação do ensino e da aprendizagem no ambiente de sala de aula, pois durante os planejamentos e resultados reconhecemos o quão necessário se faz lecionarmos em nossa prática educativa elementos que oportunizem os alunos aprender com facilidade e ao mesmo tempo com intencionalidade, que vai muito além do aprender por aprender, mas apreender para o seu desenvolvimento e preparação para a vida social enquanto sujeitos. E, certamente, o exercício de educação com música favoreceu nossas buscas; de leitura, de escrita, interpretação e aprendizagens de disciplinas diversas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.