A MÚSICA COMO ALIADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35484 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2194 "inscrito_id" => 7080 "titulo" => "A MÚSICA COMO ALIADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A música ganhou bastante espaço na educação brasileira, sendo uma matéria importante e indispensável para os alunos, e é respaldada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas e ainda auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Com o auxílio da música, no seu cotidiano escolar, a criança passou a ter mais facilidade de aprender e assimilar conteúdos de forma mais prática, rápida e divertida, isso passou a ser um ponto importante para as escolas, nos dias atuais, já que elas estão dando mais importância para o uso da música em suas metodologias de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi constatar o desenvolvimento da aprendizagem, usando a música como instrumento chave de ensino, em uma turma de 4º de uma escola pública, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte e se justifica pela importância de refletir sobre a importância dela como estratégia de ensino aprendizagem, utilizando-a como aliada na leitura e interpretação de textos em crianças. A metodologia foi um levantamento bibliográfico, e quanto à natureza, é qualitativa, e tendo sido realizada através de uma ação participativa das autoras dessa pesquisa, em uma experiência de estágio. A linha metodológica adotada para a coleta de dados foi uma observação participante, pois se tornou necessário - após o diagnóstico da realidade escolar, encontrada pelas pesquisadoras/estagiárias – construir estratégias de ação, dessa maneira, o estudo apresenta as necessárias contribuições da música para a prática pedagógica. O estudo adicionou significado ao nosso olhar acerca do trabalho pedagógico e dos instrumentos didáticos para a efetivação do ensino e da aprendizagem no ambiente de sala de aula, pois durante os planejamentos e resultados reconhecemos o quão necessário se faz lecionarmos em nossa prática educativa elementos que oportunizem os alunos aprender com facilidade e ao mesmo tempo com intencionalidade, que vai muito além do aprender por aprender, mas apreender para o seu desenvolvimento e preparação para a vida social enquanto sujeitos. E, certamente, o exercício de educação com música favoreceu nossas buscas; de leitura, de escrita, interpretação e aprendizagens de disciplinas diversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MÚSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7080_11092017181945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANGELO DA SILVA." "autor_nome_curto" => "RITA ANGELO" "autor_email" => "ritinhaangelo@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35484 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2194 "inscrito_id" => 7080 "titulo" => "A MÚSICA COMO ALIADA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A música ganhou bastante espaço na educação brasileira, sendo uma matéria importante e indispensável para os alunos, e é respaldada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas e ainda auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Com o auxílio da música, no seu cotidiano escolar, a criança passou a ter mais facilidade de aprender e assimilar conteúdos de forma mais prática, rápida e divertida, isso passou a ser um ponto importante para as escolas, nos dias atuais, já que elas estão dando mais importância para o uso da música em suas metodologias de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi constatar o desenvolvimento da aprendizagem, usando a música como instrumento chave de ensino, em uma turma de 4º de uma escola pública, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte e se justifica pela importância de refletir sobre a importância dela como estratégia de ensino aprendizagem, utilizando-a como aliada na leitura e interpretação de textos em crianças. A metodologia foi um levantamento bibliográfico, e quanto à natureza, é qualitativa, e tendo sido realizada através de uma ação participativa das autoras dessa pesquisa, em uma experiência de estágio. A linha metodológica adotada para a coleta de dados foi uma observação participante, pois se tornou necessário - após o diagnóstico da realidade escolar, encontrada pelas pesquisadoras/estagiárias – construir estratégias de ação, dessa maneira, o estudo apresenta as necessárias contribuições da música para a prática pedagógica. O estudo adicionou significado ao nosso olhar acerca do trabalho pedagógico e dos instrumentos didáticos para a efetivação do ensino e da aprendizagem no ambiente de sala de aula, pois durante os planejamentos e resultados reconhecemos o quão necessário se faz lecionarmos em nossa prática educativa elementos que oportunizem os alunos aprender com facilidade e ao mesmo tempo com intencionalidade, que vai muito além do aprender por aprender, mas apreender para o seu desenvolvimento e preparação para a vida social enquanto sujeitos. E, certamente, o exercício de educação com música favoreceu nossas buscas; de leitura, de escrita, interpretação e aprendizagens de disciplinas diversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MÚSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7080_11092017181945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ANGELO DA SILVA." "autor_nome_curto" => "RITA ANGELO" "autor_email" => "ritinhaangelo@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }