A música ganhou bastante espaço na educação brasileira, sendo uma matéria importante e indispensável para os alunos, e é respaldada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O aprendizado da música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas e ainda auxilia o professor no processo ensino-aprendizagem escolar. Com o auxílio da música, no seu cotidiano escolar, a criança passou a ter mais facilidade de aprender e assimilar conteúdos de forma mais prática, rápida e divertida, isso passou a ser um ponto importante para as escolas, nos dias atuais, já que elas estão dando mais importância para o uso da música em suas metodologias de ensino. O objetivo dessa pesquisa foi constatar o desenvolvimento da aprendizagem, usando a música como instrumento chave de ensino, em uma turma de 4º de uma escola pública, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte e se justifica pela importância de refletir sobre a importância dela como estratégia de ensino aprendizagem, utilizando-a como aliada na leitura e interpretação de textos em crianças. A metodologia foi um levantamento bibliográfico, e quanto à natureza, é qualitativa, e tendo sido realizada através de uma ação participativa das autoras dessa pesquisa, em uma experiência de estágio. A linha metodológica adotada para a coleta de dados foi uma observação participante, pois se tornou necessário - após o diagnóstico da realidade escolar, encontrada pelas pesquisadoras/estagiárias – construir estratégias de ação, dessa maneira, o estudo apresenta as necessárias contribuições da música para a prática pedagógica. O estudo adicionou significado ao nosso olhar acerca do trabalho pedagógico e dos instrumentos didáticos para a efetivação do ensino e da aprendizagem no ambiente de sala de aula, pois durante os planejamentos e resultados reconhecemos o quão necessário se faz lecionarmos em nossa prática educativa elementos que oportunizem os alunos aprender com facilidade e ao mesmo tempo com intencionalidade, que vai muito além do aprender por aprender, mas apreender para o seu desenvolvimento e preparação para a vida social enquanto sujeitos. E, certamente, o exercício de educação com música favoreceu nossas buscas; de leitura, de escrita, interpretação e aprendizagens de disciplinas diversas.