Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRESENTANDO OS CONCEITOS DE ÓPTICA GEOMETRICA ATRAVÉS DO EXPERIMENTO CÂMARA ESCURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA.

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, CÂMARA ESCURA, ÓPTICA GEMÉTRICA, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35874
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4921
    "inscrito_id" => 7955
    "titulo" => "APRESENTANDO OS CONCEITOS DE ÓPTICA GEOMETRICA ATRAVÉS DO EXPERIMENTO CÂMARA ESCURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA."
    "resumo" => "A atividade desenvolvida, chamada de câmara escura, tem por finalidade discutir a aplicação e a importância da óptica geométrica em situações do dia-a-dia dos alunos através de uma atividade experimental, estimulando a cooperação e a maior afeição e dedicação dos alunos pela física e suas aplicações, na qual para atingirmos esse objetivo utilizamos materiais desenvolvidos e organizados juntamente com os estudantes, fazendo uso de ferramentas alternativas e de preços acessíveis. O projeto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública, situada na cidade de Bragança-PA, escola Bolívar Bordallo da Silva, no qual realizou-se seguindo uma metodologia que considerou os conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto, para assim compara-los aos resultados obtidos após o desenvolvimento da pesquisa. Com o intuito de realizar uma maior relação e troca de ideias entre os alunos, ai fim da atividade foram separados em grupos para responder algumas questões sobre óptica geométrica e suas aplicações, tornando possível identificar se a experiência aplicada foi positiva e construtiva para o seu desenvolvimento intelectual. Após analisar os dados levantados pela pesquisa e compara-los com as respostas dadas previamente no início das aulas, certificou-se do sucesso e do aumento significativo do entendimento sobre os fenômenos estudado através de experimentos, comprovando-se assim, que através desse trabalho  se pode possibilitar um maior interesse pelo processo de ensino devido ao uso da experimentação, favorecendo a construção de um conhecimento mais relevante já que em suas respostas ficou claro que os alunos perceberam os fenômenos através do comportamento da luz em situações do dia-a-dia da mesma maneira que a sua aplicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, CÂMARA ESCURA, ÓPTICA GEMÉTRICA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7955_17102017140719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENIS DO SOCORRO REIS CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "ADENIS CHAVES"
    "autor_email" => "adenis.chaves18@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35874
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4921
    "inscrito_id" => 7955
    "titulo" => "APRESENTANDO OS CONCEITOS DE ÓPTICA GEOMETRICA ATRAVÉS DO EXPERIMENTO CÂMARA ESCURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA."
    "resumo" => "A atividade desenvolvida, chamada de câmara escura, tem por finalidade discutir a aplicação e a importância da óptica geométrica em situações do dia-a-dia dos alunos através de uma atividade experimental, estimulando a cooperação e a maior afeição e dedicação dos alunos pela física e suas aplicações, na qual para atingirmos esse objetivo utilizamos materiais desenvolvidos e organizados juntamente com os estudantes, fazendo uso de ferramentas alternativas e de preços acessíveis. O projeto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública, situada na cidade de Bragança-PA, escola Bolívar Bordallo da Silva, no qual realizou-se seguindo uma metodologia que considerou os conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto, para assim compara-los aos resultados obtidos após o desenvolvimento da pesquisa. Com o intuito de realizar uma maior relação e troca de ideias entre os alunos, ai fim da atividade foram separados em grupos para responder algumas questões sobre óptica geométrica e suas aplicações, tornando possível identificar se a experiência aplicada foi positiva e construtiva para o seu desenvolvimento intelectual. Após analisar os dados levantados pela pesquisa e compara-los com as respostas dadas previamente no início das aulas, certificou-se do sucesso e do aumento significativo do entendimento sobre os fenômenos estudado através de experimentos, comprovando-se assim, que através desse trabalho  se pode possibilitar um maior interesse pelo processo de ensino devido ao uso da experimentação, favorecendo a construção de um conhecimento mais relevante já que em suas respostas ficou claro que os alunos perceberam os fenômenos através do comportamento da luz em situações do dia-a-dia da mesma maneira que a sua aplicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, CÂMARA ESCURA, ÓPTICA GEMÉTRICA, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7955_17102017140719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENIS DO SOCORRO REIS CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "ADENIS CHAVES"
    "autor_email" => "adenis.chaves18@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A atividade desenvolvida, chamada de câmara escura, tem por finalidade discutir a aplicação e a importância da óptica geométrica em situações do dia-a-dia dos alunos através de uma atividade experimental, estimulando a cooperação e a maior afeição e dedicação dos alunos pela física e suas aplicações, na qual para atingirmos esse objetivo utilizamos materiais desenvolvidos e organizados juntamente com os estudantes, fazendo uso de ferramentas alternativas e de preços acessíveis. O projeto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública, situada na cidade de Bragança-PA, escola Bolívar Bordallo da Silva, no qual realizou-se seguindo uma metodologia que considerou os conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto, para assim compara-los aos resultados obtidos após o desenvolvimento da pesquisa. Com o intuito de realizar uma maior relação e troca de ideias entre os alunos, ai fim da atividade foram separados em grupos para responder algumas questões sobre óptica geométrica e suas aplicações, tornando possível identificar se a experiência aplicada foi positiva e construtiva para o seu desenvolvimento intelectual. Após analisar os dados levantados pela pesquisa e compara-los com as respostas dadas previamente no início das aulas, certificou-se do sucesso e do aumento significativo do entendimento sobre os fenômenos estudado através de experimentos, comprovando-se assim, que através desse trabalho se pode possibilitar um maior interesse pelo processo de ensino devido ao uso da experimentação, favorecendo a construção de um conhecimento mais relevante já que em suas respostas ficou claro que os alunos perceberam os fenômenos através do comportamento da luz em situações do dia-a-dia da mesma maneira que a sua aplicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.