DANTAS, Micaela Michele Santos et al.. Lordão: contando histórias, distribuindo alegrias. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37382>. Acesso em: 22/11/2024 06:41
O projeto Lordão: contando histórias, distribuindo alegrias; foi desenvolvido com alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino Médio ProEMI da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão e tem como objetivo favorecer a produção artística nas diversas linguagens da arte (teatro, música, pintura, literatura) de forma lúdica e significativa aprimorando o prazer e aptidão artística do alunado, desenvolvendo a capacidade criativa dos alunos através das praticas de produzir peças teatrais, expor e apresentar os trabalhos desenvolvidos a cerca de contações de histórias literárias. A metodologia usada foi utilização de textos, vídeos, aulas dialogadas e práticas e saídas de campo como ferramentas pedagógicas para aprimorar os conhecimentos dos discentes. O resultado da intervenção foi sendo bastante positiva, pois os alunos superaram as perspectivas iniciais e a cada encontro era despertado o espírito coorporativo, valorizando o trabalho em equipe, as capacidades e limitações de cada indivíduo, em busca de um mesmo objetivo, o de contar histórias e distribuir alegrias. O interesse pelo estudo das linguagens da arte foi geral, as pesquisas intensificaram a produção das contações de histórias e suas apresentações foram de grande valia, sendo notória a evolução da qualidade desse trabalho, aguçando a curiosidade a cada contação de história e o fascínio pela arte cênica ganha destaque na vida acadêmica de cada um. No processo de acompanhamento podemos perceber o quão importante é o contato com o novo, o descobrir de uma arte que aguça a imaginação e que leva a uma viagem sobre as histórias literárias e temas transversais do nosso cotidiano.