FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA APLICAÇÃO DA GEOGRAFIA: UTILIZANDO O CONTEÚDO DA REGIONALIZAÇÃO BASEADO NA VIVENCIA DO EDUCANDO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36970 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3033 "inscrito_id" => 3467 "titulo" => "FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA APLICAÇÃO DA GEOGRAFIA: UTILIZANDO O CONTEÚDO DA REGIONALIZAÇÃO BASEADO NA VIVENCIA DO EDUCANDO" "resumo" => "O presente trabalho visa o desenvolvimento de novas abordagens no que tange os conteúdos da ciência geográfica para o ensino médio. Dentre estes o processo da regionalização é um componente curricular presente nas series iniciais do nível médio, entretanto como nova meio didático pautado na percepção do educando como forma primordial no processo de ensino-aprendizagem na escola. A geografia enquanto seu objeto de estudo tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem de demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Partido desse contexto, o trabalho tem seu desenvolvimento dentro da disciplina de geografia, na temática de regionalização do espaço geográfico, onde enquanto docente no uso de práticas tradicionais corriqueiras, utilizando como principal instrumento o livro didático como norteador no andamento da disciplina em que tinham por objetivo compreender o processo de regionalização do Brasil e do Mundo, apresentado conceituações e aspectos inerentes ao tema, bem como na utilização de recursos audiovisuais como vídeos e apresentações em slides. Entretanto a forma didática empreendida na turma não obteve êxito, mas criou-se questionamentos dos educando, dentre elas “Qual a necessidade de saber a organização dos continentes para nossas vidas”, partido desta indagação, enquanto docente a meios a tantas barreiras no dia a dia da educação brasileira, foi necessário parar por um momento e problematizar como poderia mudar a abordagem utilizada, fazer da geografia um campo mais humano no que tange o processo de ensino-aprendizagem, quais meios específicos poderia utilizar e o principal, qual seria objetivo central nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, REGIONALIZAÇÃO, EDUCANDO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID3467_02102017201059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA" "autor_nome_curto" => "JOÃO VIANA" "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36970 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3033 "inscrito_id" => 3467 "titulo" => "FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA APLICAÇÃO DA GEOGRAFIA: UTILIZANDO O CONTEÚDO DA REGIONALIZAÇÃO BASEADO NA VIVENCIA DO EDUCANDO" "resumo" => "O presente trabalho visa o desenvolvimento de novas abordagens no que tange os conteúdos da ciência geográfica para o ensino médio. Dentre estes o processo da regionalização é um componente curricular presente nas series iniciais do nível médio, entretanto como nova meio didático pautado na percepção do educando como forma primordial no processo de ensino-aprendizagem na escola. A geografia enquanto seu objeto de estudo tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem de demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Partido desse contexto, o trabalho tem seu desenvolvimento dentro da disciplina de geografia, na temática de regionalização do espaço geográfico, onde enquanto docente no uso de práticas tradicionais corriqueiras, utilizando como principal instrumento o livro didático como norteador no andamento da disciplina em que tinham por objetivo compreender o processo de regionalização do Brasil e do Mundo, apresentado conceituações e aspectos inerentes ao tema, bem como na utilização de recursos audiovisuais como vídeos e apresentações em slides. Entretanto a forma didática empreendida na turma não obteve êxito, mas criou-se questionamentos dos educando, dentre elas “Qual a necessidade de saber a organização dos continentes para nossas vidas”, partido desta indagação, enquanto docente a meios a tantas barreiras no dia a dia da educação brasileira, foi necessário parar por um momento e problematizar como poderia mudar a abordagem utilizada, fazer da geografia um campo mais humano no que tange o processo de ensino-aprendizagem, quais meios específicos poderia utilizar e o principal, qual seria objetivo central nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, REGIONALIZAÇÃO, EDUCANDO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID3467_02102017201059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA" "autor_nome_curto" => "JOÃO VIANA" "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }