Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMIZADE COMO FIO CONDUTOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM PESQUISA

Palavra-chaves: AMIZADE, PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, MÉTODO DA LEITURA IMANENTE Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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      intelectual de seus componentes. Consideramos que o Programa de Ações Interdisciplinares – PAINTER,\r\n
      realizado entre 2011 e 2012, é o marco deste objetivo. Através dele desenvolvemos uma didática de estudo\r\n
      que muito tem contribuído para a formação teórica sólida dos discentes matriculados nos Cursos de Formação\r\n
      de Professores na Universidade Federal de Alagoas. Didática que conforma um tipo de formação singular: a\r\n
      formação de si. Formação que está fundada no método de leitura imanente, inspirada nas sugestões do filósofo\r\n
      Sérgio Lessa, na obra: Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. O método também incorporou\r\n
      contribuições teórico-metodológicas propostas por Camargo e Sposito. Foi no estudo sistemático desses\r\n
      pesquisadores que o método foi aprimorado pelo Profº Ciro Bezerra. Ele postulou quatro momentos\r\n
      organizados em uma sequência pedagógica: diálogo crítico, mapa das unidades significativas e\r\n
      epistemológicas, diário etnográfico e interpretação compreensiva. Com esta sequência, que também\r\n
      consubstancia um método de revisão bibliográfica, realizamos a leitura sistemática de La Boétie, Marilena\r\n
      Chauí, Foucault, Sêneca, Epicuro. Pretendíamos nos apropriar dos sentidos atribuídos, por esses autores, à\r\n
      categoria amizade. Assim, nos apoderamos dos conceitos e ideias sobre a categoria amizade. A amizade se nos\r\n
      revelou como princípio educativo do trabalho pedagógico. Hoje ele é vivenciado no Projeto Formação de Si:\r\n
      círculo comunitário de atividades extensionistas, iniciado em agosto de 2016, envolvendo estudantes do Ensino\r\n
      Médio de três Escolas Estaduais no Estado de Alagoas: Alfredo Gaspar de Mendonça e Maria Ivone Santos de\r\n
      Oliveira, em Maceió; e Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares. São nessas Escolas que temos aplicado o\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Desde 2011 os Grupos de Pesquisa Milton Santos e Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação Humana vêm trabalhando em projetos de pesquisa, ensino e extensão com objetivo de promover a autonomia intelectual de seus componentes. Consideramos que o Programa de Ações Interdisciplinares – PAINTER, realizado entre 2011 e 2012, é o marco deste objetivo. Através dele desenvolvemos uma didática de estudo que muito tem contribuído para a formação teórica sólida dos discentes matriculados nos Cursos de Formação de Professores na Universidade Federal de Alagoas. Didática que conforma um tipo de formação singular: a formação de si. Formação que está fundada no método de leitura imanente, inspirada nas sugestões do filósofo Sérgio Lessa, na obra: Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. O método também incorporou contribuições teórico-metodológicas propostas por Camargo e Sposito. Foi no estudo sistemático desses pesquisadores que o método foi aprimorado pelo Profº Ciro Bezerra. Ele postulou quatro momentos organizados em uma sequência pedagógica: diálogo crítico, mapa das unidades significativas e epistemológicas, diário etnográfico e interpretação compreensiva. Com esta sequência, que também consubstancia um método de revisão bibliográfica, realizamos a leitura sistemática de La Boétie, Marilena Chauí, Foucault, Sêneca, Epicuro. Pretendíamos nos apropriar dos sentidos atribuídos, por esses autores, à categoria amizade. Assim, nos apoderamos dos conceitos e ideias sobre a categoria amizade. A amizade se nos revelou como princípio educativo do trabalho pedagógico. Hoje ele é vivenciado no Projeto Formação de Si: círculo comunitário de atividades extensionistas, iniciado em agosto de 2016, envolvendo estudantes do Ensino Médio de três Escolas Estaduais no Estado de Alagoas: Alfredo Gaspar de Mendonça e Maria Ivone Santos de Oliveira, em Maceió; e Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares. São nessas Escolas que temos aplicado o método da leitura imanente, e nos esforçado em identificar e analisar os sentidos da categoria amizade, que orienta nossas ações e relações. Este artigo tem a intensão de discorrer sobre o princípio educativo da amizade, que orienta nossas pesquisas e estudos.

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