AMIZADE COMO FIO CONDUTOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM
PESQUISA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35771 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4564 "inscrito_id" => 8264 "titulo" => """ AMIZADE COMO FIO CONDUTOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM\r\n PESQUISA """ "resumo" => """ Desde 2011 os Grupos de Pesquisa Milton Santos e Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação\r\n Humana vêm trabalhando em projetos de pesquisa, ensino e extensão com objetivo de promover a autonomia\r\n intelectual de seus componentes. Consideramos que o Programa de Ações Interdisciplinares – PAINTER,\r\n realizado entre 2011 e 2012, é o marco deste objetivo. Através dele desenvolvemos uma didática de estudo\r\n que muito tem contribuído para a formação teórica sólida dos discentes matriculados nos Cursos de Formação\r\n de Professores na Universidade Federal de Alagoas. Didática que conforma um tipo de formação singular: a\r\n formação de si. Formação que está fundada no método de leitura imanente, inspirada nas sugestões do filósofo\r\n Sérgio Lessa, na obra: Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. O método também incorporou\r\n contribuições teórico-metodológicas propostas por Camargo e Sposito. Foi no estudo sistemático desses\r\n pesquisadores que o método foi aprimorado pelo Profº Ciro Bezerra. Ele postulou quatro momentos\r\n organizados em uma sequência pedagógica: diálogo crítico, mapa das unidades significativas e\r\n epistemológicas, diário etnográfico e interpretação compreensiva. Com esta sequência, que também\r\n consubstancia um método de revisão bibliográfica, realizamos a leitura sistemática de La Boétie, Marilena\r\n Chauí, Foucault, Sêneca, Epicuro. Pretendíamos nos apropriar dos sentidos atribuídos, por esses autores, à\r\n categoria amizade. Assim, nos apoderamos dos conceitos e ideias sobre a categoria amizade. A amizade se nos\r\n revelou como princípio educativo do trabalho pedagógico. Hoje ele é vivenciado no Projeto Formação de Si:\r\n círculo comunitário de atividades extensionistas, iniciado em agosto de 2016, envolvendo estudantes do Ensino\r\n Médio de três Escolas Estaduais no Estado de Alagoas: Alfredo Gaspar de Mendonça e Maria Ivone Santos de\r\n Oliveira, em Maceió; e Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares. São nessas Escolas que temos aplicado o\r\n método da leitura imanente, e nos esforçado em identificar e analisar os sentidos da categoria amizade, que\r\n orienta nossas ações e relações. Este artigo tem a intensão de discorrer sobre o princípio educativo da amizade,\r\n que orienta nossas pesquisas e estudos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AMIZADE, PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, MÉTODO DA LEITURA IMANENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8264_16102017224900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRO DE OLIVEIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "CIRO DE OLIVEIRA " "autor_email" => "ciro.ufal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35771 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4564 "inscrito_id" => 8264 "titulo" => """ AMIZADE COMO FIO CONDUTOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM\r\n PESQUISA """ "resumo" => """ Desde 2011 os Grupos de Pesquisa Milton Santos e Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação\r\n Humana vêm trabalhando em projetos de pesquisa, ensino e extensão com objetivo de promover a autonomia\r\n intelectual de seus componentes. Consideramos que o Programa de Ações Interdisciplinares – PAINTER,\r\n realizado entre 2011 e 2012, é o marco deste objetivo. Através dele desenvolvemos uma didática de estudo\r\n que muito tem contribuído para a formação teórica sólida dos discentes matriculados nos Cursos de Formação\r\n de Professores na Universidade Federal de Alagoas. Didática que conforma um tipo de formação singular: a\r\n formação de si. Formação que está fundada no método de leitura imanente, inspirada nas sugestões do filósofo\r\n Sérgio Lessa, na obra: Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. O método também incorporou\r\n contribuições teórico-metodológicas propostas por Camargo e Sposito. Foi no estudo sistemático desses\r\n pesquisadores que o método foi aprimorado pelo Profº Ciro Bezerra. Ele postulou quatro momentos\r\n organizados em uma sequência pedagógica: diálogo crítico, mapa das unidades significativas e\r\n epistemológicas, diário etnográfico e interpretação compreensiva. Com esta sequência, que também\r\n consubstancia um método de revisão bibliográfica, realizamos a leitura sistemática de La Boétie, Marilena\r\n Chauí, Foucault, Sêneca, Epicuro. Pretendíamos nos apropriar dos sentidos atribuídos, por esses autores, à\r\n categoria amizade. Assim, nos apoderamos dos conceitos e ideias sobre a categoria amizade. A amizade se nos\r\n revelou como princípio educativo do trabalho pedagógico. Hoje ele é vivenciado no Projeto Formação de Si:\r\n círculo comunitário de atividades extensionistas, iniciado em agosto de 2016, envolvendo estudantes do Ensino\r\n Médio de três Escolas Estaduais no Estado de Alagoas: Alfredo Gaspar de Mendonça e Maria Ivone Santos de\r\n Oliveira, em Maceió; e Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares. São nessas Escolas que temos aplicado o\r\n método da leitura imanente, e nos esforçado em identificar e analisar os sentidos da categoria amizade, que\r\n orienta nossas ações e relações. Este artigo tem a intensão de discorrer sobre o princípio educativo da amizade,\r\n que orienta nossas pesquisas e estudos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AMIZADE, PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, MÉTODO DA LEITURA IMANENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8264_16102017224900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRO DE OLIVEIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "CIRO DE OLIVEIRA " "autor_email" => "ciro.ufal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }