Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISANDO A GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, ESCOLA PÚBLICA, PARTICIPATIVA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo pretende analisar e compreender os aspectos administrativos e pedagógicos da gestão escolar, também tem a finalidade de descrever e compreender as práticas desenvolvidas por determinada gestora em uma escola municipal da região do Agreste. Esse trabalho é desenvolvido a partir da Disciplina de Gestão Escolar da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste e a pesquisa é realizada com a gestão de uma Escola Pública Municipal na cidade de Caruaru-PE, a qual chamamos de Escola Vencedores (nome fictício). Para que todo e qualquer objetivo seja alcançado com êxito é necessário que alguém organize e supervisione todas as tomadas de decisões e com a instituição escolar não é diferente. A presença de uma gestão é necessária para o bom funcionamento da unidade escolar. Como nos afirma Paro (2005) que “a escola como qualquer outra instituição precisa ser administrada, e tem na figura do diretor o responsável pelas ações aí desenvolvidas”. Dessa forma, percebemos a grande importância da realização do trabalho para nossa formação acadêmica, melhor compreensão do desenvolvimento da gestão escolar e de seus aspectos relevantes e maior aproximação da realidade escolar. Adotamos nesta pesquisa a metodologia de observação para compreender a configuração da gestão escolar e para melhor obtenção dos dados e das informações optamos por entrevistas com consentimento da gestora. Compreendemos, assim, que a gestão é uma forma de organização para se alcançar objetivos comuns e que existem diferentes maneiras de organizar uma gestão escolar, sendo que a gestão democrático-participativa apontada por Libâneo (2003) é a mais viável para que se tenha uma gestão democrática, onde todos os envolvidos possam participar de maneira harmoniosa buscando interesses comuns, através da tomada de decisão em grupo, onde as sugestões são ouvidas, analisadas e colocadas em prática de acordo com as necessidades e as particularidades de cada instituição escolar. Com isso, a gestão da Escola Vencedores atua em várias áreas da escola e é uma gestão bem organizada, onde todos sujeitos participam para o alcance dos objetivos comuns, atendo aos aspectos que Libâneo (2003) apresenta de uma gestão democrático-participativa.

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