Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIMENSÃO DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE DIZ OS SUJEITOS DA ESCOLA

Palavra-chaves: AFETIVIDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35101
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4158
    "inscrito_id" => 2970
    "titulo" => "A DIMENSÃO DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE DIZ OS SUJEITOS DA ESCOLA"
    "resumo" => "O estudo discute a prática da gestão escolar vivenciada, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Campina Grande, na Paraíba, a partir do dizer de professores e funcionários pesquisados. Reconhece que a partir da década de 90 a função do gestor deixa de estar restrita ao cargo de administrador burocrático, e passa a priorizar outras demandas escolares, como conciliar o trabalho pedagógico com o administrativo e perceber as dificuldades enfrentadas, por todos que atuam na escola, conduzindo-as de forma a não influenciar negativamente, o andamento dos fazeres escolar. Objetiva promover uma reflexão sobre a importância dos laços afetivos, na construção de uma participação efetiva do gestor junto à comunidade escolar, nesse processo de trabalho coletivo da educação de ensino fundamental. Optou-se por uma metodologia de pesquisa aplicada qualitativa/quantitativa que traz dados compilados, a partir de um questionário aplicado pela pesquisadora, numa escola pública, inclusive também é a gestora da referida instituição após, ter vivenciado 1 ano e 8 meses de gestão. Constituíram-se sujeitos da pesquisa 20 pessoas, sendo: 9 professores, 3 merendeiras, 4 auxiliares de serviços gerais, 2 vigilantes/porteiros, 1 técnico pedagógico e 1 cuidador de criança deficiente. Os depoimentos analisados, juntamente com os dados da observação participante, permitem concluir que as práticas da gestão da escola, constituíram-se em elementos centrais afetivos de sua identidade profissional, as quais vieram a produzir em suas práticas efeitos de um trabalho coletivo tolerante e respeitoso, que mantém boa relação porque interage de forma justa, clara e transparente, com professores e servidores visando o bem estar de seus colaboradores, em um ambiente escolar harmonioso, sincero e democrático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2970_16102017182342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAIDE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE ALMEIDA"
    "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35101
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4158
    "inscrito_id" => 2970
    "titulo" => "A DIMENSÃO DA AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE DIZ OS SUJEITOS DA ESCOLA"
    "resumo" => "O estudo discute a prática da gestão escolar vivenciada, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Campina Grande, na Paraíba, a partir do dizer de professores e funcionários pesquisados. Reconhece que a partir da década de 90 a função do gestor deixa de estar restrita ao cargo de administrador burocrático, e passa a priorizar outras demandas escolares, como conciliar o trabalho pedagógico com o administrativo e perceber as dificuldades enfrentadas, por todos que atuam na escola, conduzindo-as de forma a não influenciar negativamente, o andamento dos fazeres escolar. Objetiva promover uma reflexão sobre a importância dos laços afetivos, na construção de uma participação efetiva do gestor junto à comunidade escolar, nesse processo de trabalho coletivo da educação de ensino fundamental. Optou-se por uma metodologia de pesquisa aplicada qualitativa/quantitativa que traz dados compilados, a partir de um questionário aplicado pela pesquisadora, numa escola pública, inclusive também é a gestora da referida instituição após, ter vivenciado 1 ano e 8 meses de gestão. Constituíram-se sujeitos da pesquisa 20 pessoas, sendo: 9 professores, 3 merendeiras, 4 auxiliares de serviços gerais, 2 vigilantes/porteiros, 1 técnico pedagógico e 1 cuidador de criança deficiente. Os depoimentos analisados, juntamente com os dados da observação participante, permitem concluir que as práticas da gestão da escola, constituíram-se em elementos centrais afetivos de sua identidade profissional, as quais vieram a produzir em suas práticas efeitos de um trabalho coletivo tolerante e respeitoso, que mantém boa relação porque interage de forma justa, clara e transparente, com professores e servidores visando o bem estar de seus colaboradores, em um ambiente escolar harmonioso, sincero e democrático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID2970_16102017182342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE ALMEIDA ATAIDE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE ALMEIDA"
    "autor_email" => "joycealmeida.ca.ca@gmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo discute a prática da gestão escolar vivenciada, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Campina Grande, na Paraíba, a partir do dizer de professores e funcionários pesquisados. Reconhece que a partir da década de 90 a função do gestor deixa de estar restrita ao cargo de administrador burocrático, e passa a priorizar outras demandas escolares, como conciliar o trabalho pedagógico com o administrativo e perceber as dificuldades enfrentadas, por todos que atuam na escola, conduzindo-as de forma a não influenciar negativamente, o andamento dos fazeres escolar. Objetiva promover uma reflexão sobre a importância dos laços afetivos, na construção de uma participação efetiva do gestor junto à comunidade escolar, nesse processo de trabalho coletivo da educação de ensino fundamental. Optou-se por uma metodologia de pesquisa aplicada qualitativa/quantitativa que traz dados compilados, a partir de um questionário aplicado pela pesquisadora, numa escola pública, inclusive também é a gestora da referida instituição após, ter vivenciado 1 ano e 8 meses de gestão. Constituíram-se sujeitos da pesquisa 20 pessoas, sendo: 9 professores, 3 merendeiras, 4 auxiliares de serviços gerais, 2 vigilantes/porteiros, 1 técnico pedagógico e 1 cuidador de criança deficiente. Os depoimentos analisados, juntamente com os dados da observação participante, permitem concluir que as práticas da gestão da escola, constituíram-se em elementos centrais afetivos de sua identidade profissional, as quais vieram a produzir em suas práticas efeitos de um trabalho coletivo tolerante e respeitoso, que mantém boa relação porque interage de forma justa, clara e transparente, com professores e servidores visando o bem estar de seus colaboradores, em um ambiente escolar harmonioso, sincero e democrático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.