LIMA, Carliana Barbosa De et al.. A matemática do abstrato ao concreto através do lúdico. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35468>. Acesso em: 05/11/2024 05:01
No processo educacional, o jogo deve ser utilizado para colaborar na aprendizagem do aluno, fazendo este entender que não se trata de uma simples brincadeira, mas sim de uma metodologia que possibilitará a construção, a organização e a elaboração de conhecimento. Para Smole; Diniz e Cândido (2007), o jogo implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite alterar o modelo tradicional de ensino. Portanto, pode-se dizer que para atuar com jogos no contexto educacional é necessário que o professor tenha conhecimento, um planejamento diversificado para suprir as necessidades dos alunos. O objetivo principal desse trabalho é promover a utilização dos jogos matemáticos enquanto recurso didático para melhoria da aprendizagem dos estudantes em conteúdos básicos da Matemática, preparando-os para os de nível mais avançado, pois se sabe que os jogos matemáticos são recursos que podem ser empregados pelos professores em sala de aula a fim de dinamizar suas aulas. A utilização dos jogos matemáticos em sala de aula, através de oficinas para os professores, é um dos passos que pode fazer com que a matemática seja desmistificada, pois este ao pedir que os alunos produzam jogos estará melhorando o seu raciocínio lógico e fazendo com que o mesmo aprenda os conteúdos ministrados em sala de aula com maior facilidade, haja vista que o trabalho lúdico na matemática faz com que os discentes consigam uma melhor assimilação através da brincadeira, mais uma vez ratificada com o trabalho feito na referida escola da rede municipal de ensino de Campos Sales.