Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5° ANO DA EMEIEF JOAQUIM PINHEIRO DE MENESES

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, CURRÍCULO, CONTEUDO, CONTEUDO Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como temática o Processo de Avaliação da Aprendizagem no 5° Ano da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Joaquim Pinheiro de Meneses, localizada no Sítio Latão de Baixo, na cidade de Santana do Cariri, Ceará. A instituição oferece turmas de Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O 5° Ano é uma das turmas que tem professor de reforço, tendo em vista que os estudantes em sua maioria apresentam dificuldades de aprendizagem em português e matemática. Este estudo foi motivado pela importância de entender o processo avaliativo, pela percepção da dificuldade de aprendizagem de alguns alunos e pela observação feita pelo próprio professor da não apreensão dos discentes das habilidades necessárias para um bom desempenho escolar em 25% dos 20 alunos matriculados na série citada acima. Percebe-se que os problemas relacionados ao comportamento afetam todo o processo do ensino-aprendizagem tanto destes como dos demais alunos. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar o processo avaliativo da aprendizagem no 5° Ano da escola pesquisada, identificando os pontos fortes e fracos na aplicabilidade desse processo, focando a responder aos questionamentos aqui mencionados, buscando ainda um direcionamento aos problemas detectados. E como objetivo específico: estudar o que acontece com os 25% dos alunos que se encontram na situação de não efetivarem a aprendizagem necessária para a série que estão cursando.Para a realização do presente trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, embasando-se em alguns teóricos que discorrem a respeito do tema proposto e a pesquisa qualitativa, já que a mesma se aplica adequadamente aos objetivos da investigação, o tipo de pesquisa-ação empregada para a coleta de dados foi o questionário estruturado. Mediante estudo realizado na escola, foram aplicados questionários com o intuito de obter dados inerentes ao assunto da pesquisa, bem como compreender a forma na qual é trabalhada a avaliação, verificando ainda se esta atende as expectativas propostas pelo plano de ensino. A pesquisa foi desempenhada aplicando-se questionários a direção escolar, professores e alunos do 5º Ano.Compreende-se que as questões referentes a avaliação requerem reflexões, já que esta não deve utilizar métodos tradicionais, assim sendo a compreensão do processo avaliativo no dia a dia da escola deve ser bastante estudado, procurando sempre o melhor para o aluno, que é orientá-lo para a vida.Analisar a forma como vai avaliar o educando, implica ainda fazer uso de tomada de decisões, estabelecendo a maneira de como vai ser feito o repasse do autoconhecimento do educando, bem como a análise do ensino ofertado. Realizando dessa forma uma avaliação formadora, e não meramente punitiva.Constata-se então que não se pode avaliar de forma qualitativa os conhecimentos de cada educando sem antes compreender o real papel do educador frente ao processo avaliativo, onde este possa contribuir efetivamente para a ampliação do conhecimento do aluno, bem como compreender que a participação efetiva dos pais na escola melhora o índice de aprendizagem do aluno.

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