Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO: UMA AÇÃO CONJUNTA PARA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA LÍNGUA MATERNA

Palavra-chaves: LINGUÍSTICA, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO COMPARTILHADO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho trás uma reflexão sobre o papel da Lingüística em sala de aula, os modos de sua presença e o grau de suas influências. Sendo assim a educação lingüística e a formação de professores é fundamental para melhoria da qualidade da educação que se valorizem e qualifiquem os professores. Necessita-se, portanto, melhoria na formação e nas condições de trabalho dos docentes que deverão ter os conhecimentos específicos e as competências adequadas a sua atividade pedagógica. Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento linguístico no contexto escolar, bem como ampliar o conhecimento nessa área, promovendo assim uma reflexão acerca dos problemas relacionados ao uso da linguagem, a fim de que os educadores possam trabalhar de forma contextualizada com a realidade dos alunos e da escola, num processo educativo coletivo de construção e troca do conhecimento, visando a um ensino significativo com ode proporcionar aos educando uma educação modernizada, atendendo as exigências da nova era, mas acima de tudo respeitando as diversidades sócio-culturais e étnicas da cada ser.Capacitando o docente de uma forma inovadora para ir alem no processo de ensino aprendizado. Neste caso, ficou claro que a sua maior importância é desmitificar essa ideologia calcada na mente de muitos brasileiros, e termos consciência que a supervalorização da norma culta e a missão de juízo de valor em toda língua materna na sala de aula que irão influenciar na aprendizagem dos docentes como também dos discentes, refletindo e analisando como o professor e a escola podem lidar a essa diversidade linguística trazido pelos discente.

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