A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35436 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2543 "inscrito_id" => 5791 "titulo" => "A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC" "resumo" => "Resumo do artigo: O presente artigo traz discussões sobre a leitura e a escrita na perspectiva do Programa Nacional de Alfabetização na Idade certa (PNAIC, que é uma política pública que dá sequência à formação dos docentes com o objetivo de formar educadores capazes de decifrar os problemas apresentados pelas crianças no processo de alfabetização e obter propostas para elucidar tais problemas). Tendo como objetivo analisar as propostas do programa acerca do desenvolvimento dessas duas competências em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e havendo como foco o uso dos gêneros textuais como suporte de apoio aos professores em suas práticas diárias. Para tanto, utilizamos uma pesquisa qualitativa através da observação, análise de atividades realizadas pelos alunos, anotações e entrevistas com professores, visando colher dados referentes a questões como: dificuldades com o aprendizado, as contribuições do uso dos gêneros textuais para a aprendizagem, a importância da participação das formações continuadas; as dificuldades encontradas nas escolas e as estratégias didáticas adquiridas ao participar das formações. Desse modo observamos que as atividades propostas pelo PNAIC figuram como facilitadoras no processo de aprendizagem, porém é necessário que sejam executadas com eficácia o que nos permite concluir que as propostas apresentadas pelo programa contribuem para a alfabetização e desenvolvimento da leitura e da escrita, tornando-se uma ferramenta importante, mas, é preciso que haja empenho e participação efetiva dos professores que atuam nesta fase do ensino, pois se pretende não apenas que as crianças saibam ler e escrever, ou conhecer os números e fazer contas, e sim que elas compreendam o que estão lendo e escrevendo e através dessa compreensão possam se tornar cidadãos “pensantes”, capazes de assimilar informações e refletir sobre o mundo em todas as esferas da sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CICLO, ALFABETIZAÇÃO, GÊNERO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID5791_12092017200603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDILENE MARIA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "VAL FERREIRA " "autor_email" => "valdilenemferreira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35436 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2543 "inscrito_id" => 5791 "titulo" => "A LEITURA E A ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PNAIC" "resumo" => "Resumo do artigo: O presente artigo traz discussões sobre a leitura e a escrita na perspectiva do Programa Nacional de Alfabetização na Idade certa (PNAIC, que é uma política pública que dá sequência à formação dos docentes com o objetivo de formar educadores capazes de decifrar os problemas apresentados pelas crianças no processo de alfabetização e obter propostas para elucidar tais problemas). Tendo como objetivo analisar as propostas do programa acerca do desenvolvimento dessas duas competências em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e havendo como foco o uso dos gêneros textuais como suporte de apoio aos professores em suas práticas diárias. Para tanto, utilizamos uma pesquisa qualitativa através da observação, análise de atividades realizadas pelos alunos, anotações e entrevistas com professores, visando colher dados referentes a questões como: dificuldades com o aprendizado, as contribuições do uso dos gêneros textuais para a aprendizagem, a importância da participação das formações continuadas; as dificuldades encontradas nas escolas e as estratégias didáticas adquiridas ao participar das formações. Desse modo observamos que as atividades propostas pelo PNAIC figuram como facilitadoras no processo de aprendizagem, porém é necessário que sejam executadas com eficácia o que nos permite concluir que as propostas apresentadas pelo programa contribuem para a alfabetização e desenvolvimento da leitura e da escrita, tornando-se uma ferramenta importante, mas, é preciso que haja empenho e participação efetiva dos professores que atuam nesta fase do ensino, pois se pretende não apenas que as crianças saibam ler e escrever, ou conhecer os números e fazer contas, e sim que elas compreendam o que estão lendo e escrevendo e através dessa compreensão possam se tornar cidadãos “pensantes”, capazes de assimilar informações e refletir sobre o mundo em todas as esferas da sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CICLO, ALFABETIZAÇÃO, GÊNERO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID5791_12092017200603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDILENE MARIA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "VAL FERREIRA " "autor_email" => "valdilenemferreira@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }