DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS, DO TIPO CÁLCULO MENTAL, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36412 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 896 "inscrito_id" => 4796 "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS, DO TIPO CÁLCULO MENTAL, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal descrever a aplicação do conteúdo cálculo mental, vivenciada com os alunos do Novo Mais Educação de uma escola pública, numa cidade intitulada Jacaraú-PB, a qual versa desenvolver habilidades cognitivas do tipo cálculo mental ou “calculo de cabeça”, de forma descontraída, utilizando-se de uma gincana. Assim sendo, foram aplicadas as seguintes atividades: desafios matemáticos, caixa das operações, operações estouradas e o jogo cubra doze. Dessa forma, o vencedor da gincana seria a equipe que desenvolver de forma ágil e correta as atividades aplicadas, conquistando, consequentemente, a maior pontuação. A metodologia utilizada nesse trabalho investigativo caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, tendo como meio de obtenção de resultados um questionário de seis perguntas, cujas questões foram produtos da gincana supracitada. Totalizando trinta alunos participantes e inclusos no programa Novo Mais Educação, das séries oitavo e nono ano, sendo este o tamanho da amostra. Ainda, durante aplicação da gincana foi notório o envolvimento e entusiasmo dos mesmos, que se mostraram interessados em desenvolver estratégias do tipo cálculo mental e, tornar-se a equipe vencedora. Os resultados esperados foram devidamente alcançados, pois observou-se que, no momento das atividades, os alunos buscavam estratégias para resolver as problemáticas apresentada em cada questão, e, sendo reafirmada a partir dos relatos dos alunos ao questionário. Os quais reconhecem no cálculo mental uma estratégia necessária para sua carreira estudantil e cotidiana, haja vista que as pessoas que desenvolve a habilidade de calcular mentalmente, geralmente demonstram terem mais desenvoltura e facilidade em resolver situações-problemas de forma mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução do problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL., ESTRATÉGIAS., NOVO MAIS EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_06092017223329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36412 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 896 "inscrito_id" => 4796 "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS, DO TIPO CÁLCULO MENTAL, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO." "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal descrever a aplicação do conteúdo cálculo mental, vivenciada com os alunos do Novo Mais Educação de uma escola pública, numa cidade intitulada Jacaraú-PB, a qual versa desenvolver habilidades cognitivas do tipo cálculo mental ou “calculo de cabeça”, de forma descontraída, utilizando-se de uma gincana. Assim sendo, foram aplicadas as seguintes atividades: desafios matemáticos, caixa das operações, operações estouradas e o jogo cubra doze. Dessa forma, o vencedor da gincana seria a equipe que desenvolver de forma ágil e correta as atividades aplicadas, conquistando, consequentemente, a maior pontuação. A metodologia utilizada nesse trabalho investigativo caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, tendo como meio de obtenção de resultados um questionário de seis perguntas, cujas questões foram produtos da gincana supracitada. Totalizando trinta alunos participantes e inclusos no programa Novo Mais Educação, das séries oitavo e nono ano, sendo este o tamanho da amostra. Ainda, durante aplicação da gincana foi notório o envolvimento e entusiasmo dos mesmos, que se mostraram interessados em desenvolver estratégias do tipo cálculo mental e, tornar-se a equipe vencedora. Os resultados esperados foram devidamente alcançados, pois observou-se que, no momento das atividades, os alunos buscavam estratégias para resolver as problemáticas apresentada em cada questão, e, sendo reafirmada a partir dos relatos dos alunos ao questionário. Os quais reconhecem no cálculo mental uma estratégia necessária para sua carreira estudantil e cotidiana, haja vista que as pessoas que desenvolve a habilidade de calcular mentalmente, geralmente demonstram terem mais desenvoltura e facilidade em resolver situações-problemas de forma mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução do problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL., ESTRATÉGIAS., NOVO MAIS EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_06092017223329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }