Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS, DO TIPO CÁLCULO MENTAL, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO.

Palavra-chaves: CÁLCULO MENTAL., ESTRATÉGIAS., NOVO MAIS EDUCAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36412
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 896
    "inscrito_id" => 4796
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS, DO TIPO CÁLCULO MENTAL, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal descrever a aplicação do conteúdo cálculo mental, vivenciada com os alunos do Novo Mais Educação de uma escola pública, numa cidade intitulada Jacaraú-PB,  a qual versa desenvolver habilidades cognitivas do tipo cálculo mental  ou “calculo de cabeça”, de forma descontraída, utilizando-se de uma gincana. Assim sendo, foram aplicadas as seguintes atividades: desafios matemáticos, caixa das operações, operações estouradas e o jogo cubra doze. Dessa forma, o vencedor da gincana seria a equipe que desenvolver de forma ágil e correta as atividades aplicadas, conquistando, consequentemente, a maior pontuação. A metodologia utilizada nesse trabalho investigativo caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, tendo como meio de obtenção de resultados um questionário de seis perguntas, cujas questões foram produtos da gincana supracitada. Totalizando trinta alunos participantes e inclusos no programa Novo Mais Educação, das séries oitavo e nono ano, sendo este o tamanho da amostra. Ainda, durante aplicação da gincana foi notório o envolvimento e entusiasmo dos mesmos, que se mostraram interessados em desenvolver estratégias do tipo cálculo mental e, tornar-se a equipe vencedora. Os resultados esperados foram devidamente alcançados, pois observou-se que, no momento das atividades, os alunos buscavam estratégias para resolver as problemáticas apresentada em cada questão, e, sendo reafirmada a partir dos relatos dos alunos ao questionário. Os quais reconhecem no cálculo mental uma estratégia necessária para sua carreira estudantil e cotidiana, haja vista que as pessoas que desenvolve a habilidade de calcular mentalmente, geralmente demonstram terem mais desenvoltura e facilidade em resolver situações-problemas de forma mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução do problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL., ESTRATÉGIAS., NOVO MAIS EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_06092017223329.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36412
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 896
    "inscrito_id" => 4796
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES COGNITIVAS, DO TIPO CÁLCULO MENTAL, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal descrever a aplicação do conteúdo cálculo mental, vivenciada com os alunos do Novo Mais Educação de uma escola pública, numa cidade intitulada Jacaraú-PB,  a qual versa desenvolver habilidades cognitivas do tipo cálculo mental  ou “calculo de cabeça”, de forma descontraída, utilizando-se de uma gincana. Assim sendo, foram aplicadas as seguintes atividades: desafios matemáticos, caixa das operações, operações estouradas e o jogo cubra doze. Dessa forma, o vencedor da gincana seria a equipe que desenvolver de forma ágil e correta as atividades aplicadas, conquistando, consequentemente, a maior pontuação. A metodologia utilizada nesse trabalho investigativo caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, tendo como meio de obtenção de resultados um questionário de seis perguntas, cujas questões foram produtos da gincana supracitada. Totalizando trinta alunos participantes e inclusos no programa Novo Mais Educação, das séries oitavo e nono ano, sendo este o tamanho da amostra. Ainda, durante aplicação da gincana foi notório o envolvimento e entusiasmo dos mesmos, que se mostraram interessados em desenvolver estratégias do tipo cálculo mental e, tornar-se a equipe vencedora. Os resultados esperados foram devidamente alcançados, pois observou-se que, no momento das atividades, os alunos buscavam estratégias para resolver as problemáticas apresentada em cada questão, e, sendo reafirmada a partir dos relatos dos alunos ao questionário. Os quais reconhecem no cálculo mental uma estratégia necessária para sua carreira estudantil e cotidiana, haja vista que as pessoas que desenvolve a habilidade de calcular mentalmente, geralmente demonstram terem mais desenvoltura e facilidade em resolver situações-problemas de forma mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução do problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL., ESTRATÉGIAS., NOVO MAIS EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_06092017223329.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal descrever a aplicação do conteúdo cálculo mental, vivenciada com os alunos do Novo Mais Educação de uma escola pública, numa cidade intitulada Jacaraú-PB, a qual versa desenvolver habilidades cognitivas do tipo cálculo mental ou “calculo de cabeça”, de forma descontraída, utilizando-se de uma gincana. Assim sendo, foram aplicadas as seguintes atividades: desafios matemáticos, caixa das operações, operações estouradas e o jogo cubra doze. Dessa forma, o vencedor da gincana seria a equipe que desenvolver de forma ágil e correta as atividades aplicadas, conquistando, consequentemente, a maior pontuação. A metodologia utilizada nesse trabalho investigativo caracteriza-se por uma pesquisa exploratória, tendo como meio de obtenção de resultados um questionário de seis perguntas, cujas questões foram produtos da gincana supracitada. Totalizando trinta alunos participantes e inclusos no programa Novo Mais Educação, das séries oitavo e nono ano, sendo este o tamanho da amostra. Ainda, durante aplicação da gincana foi notório o envolvimento e entusiasmo dos mesmos, que se mostraram interessados em desenvolver estratégias do tipo cálculo mental e, tornar-se a equipe vencedora. Os resultados esperados foram devidamente alcançados, pois observou-se que, no momento das atividades, os alunos buscavam estratégias para resolver as problemáticas apresentada em cada questão, e, sendo reafirmada a partir dos relatos dos alunos ao questionário. Os quais reconhecem no cálculo mental uma estratégia necessária para sua carreira estudantil e cotidiana, haja vista que as pessoas que desenvolve a habilidade de calcular mentalmente, geralmente demonstram terem mais desenvoltura e facilidade em resolver situações-problemas de forma mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução do problema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.