Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO DADO NO ENSINO DE ZOOLOGIA: RELATO DE CASO

Palavra-chaves: BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ATIVIDADE LÚDICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35660
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1614
    "inscrito_id" => 6897
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO DADO NO ENSINO DE ZOOLOGIA: RELATO DE CASO"
    "resumo" => """
      A biologia é a ciência que estuda a vida, nas suas diversas formas. Já a zoologia é o ramo da \r\n
      biologia que se caracteriza como sendo o ramo da biologia que estuda os animais. Para abrilhantar os \r\n
      conhecimentos dos alunos no estudo da zoologia é vultoso incluir atividades didáticas que possibilitem \r\n
      um melhor entendimento nesta área e facilite no processo de ensino e aprendizagem. Com o propósito \r\n
      de enriquecer o ensino da Zoologia, foram trabalhados quatro filos do reino Animallia (filos Porifera, \r\n
      Cnidaria, Platyhelminthes e Nematoda), a partir da aplicação de um jogo. Essa atividade foi \r\n
      desenvolvida pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em \r\n
      três turmas do 2º ano do ensino médio, em uma Escola pública localizada no Município de Areia – PB.\r\n
      Foi elaborado um jogo didático denominado “Jogo do dado” que confeccionado utilizando caixa de \r\n
      papelão pequena, folha de Etinil, vinil, acetato (E.V.A), cartolinas guache em diversas cores, tesoura e\r\n
      cola de isopor. Também foram elaboradas 24 perguntas relacionadas ao assunto, as quais foram\r\n
      impressas em papel cartão, sendo seis referentes a cada filo. As turmas foram divididas em dois grupos \r\n
      para que pudéssemos aplicar o jogo. Percebemos que essa atividade didática prendeu a atenção dos \r\n
      alunos facilitando a construção do conhecimento de forma interativa e divertida. É de extrema \r\n
      importância que o professor adéque atividades complementares ao lecionar conteúdos que necessitem \r\n
      de uma maior dedicação, tendo em vista o grau de complexidade atribuído a determinados conteúdos \r\n
      dentro da Biologia como, por exemplo, os conteúdos específicos da Zoologia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ATIVIDADE LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6897_11092017001750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MAYARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "mayaraaline13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35660
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1614
    "inscrito_id" => 6897
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO DADO NO ENSINO DE ZOOLOGIA: RELATO DE CASO"
    "resumo" => """
      A biologia é a ciência que estuda a vida, nas suas diversas formas. Já a zoologia é o ramo da \r\n
      biologia que se caracteriza como sendo o ramo da biologia que estuda os animais. Para abrilhantar os \r\n
      conhecimentos dos alunos no estudo da zoologia é vultoso incluir atividades didáticas que possibilitem \r\n
      um melhor entendimento nesta área e facilite no processo de ensino e aprendizagem. Com o propósito \r\n
      de enriquecer o ensino da Zoologia, foram trabalhados quatro filos do reino Animallia (filos Porifera, \r\n
      Cnidaria, Platyhelminthes e Nematoda), a partir da aplicação de um jogo. Essa atividade foi \r\n
      desenvolvida pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em \r\n
      três turmas do 2º ano do ensino médio, em uma Escola pública localizada no Município de Areia – PB.\r\n
      Foi elaborado um jogo didático denominado “Jogo do dado” que confeccionado utilizando caixa de \r\n
      papelão pequena, folha de Etinil, vinil, acetato (E.V.A), cartolinas guache em diversas cores, tesoura e\r\n
      cola de isopor. Também foram elaboradas 24 perguntas relacionadas ao assunto, as quais foram\r\n
      impressas em papel cartão, sendo seis referentes a cada filo. As turmas foram divididas em dois grupos \r\n
      para que pudéssemos aplicar o jogo. Percebemos que essa atividade didática prendeu a atenção dos \r\n
      alunos facilitando a construção do conhecimento de forma interativa e divertida. É de extrema \r\n
      importância que o professor adéque atividades complementares ao lecionar conteúdos que necessitem \r\n
      de uma maior dedicação, tendo em vista o grau de complexidade atribuído a determinados conteúdos \r\n
      dentro da Biologia como, por exemplo, os conteúdos específicos da Zoologia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ATIVIDADE LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6897_11092017001750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MAYARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "mayaraaline13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A biologia é a ciência que estuda a vida, nas suas diversas formas. Já a zoologia é o ramo da biologia que se caracteriza como sendo o ramo da biologia que estuda os animais. Para abrilhantar os conhecimentos dos alunos no estudo da zoologia é vultoso incluir atividades didáticas que possibilitem um melhor entendimento nesta área e facilite no processo de ensino e aprendizagem. Com o propósito de enriquecer o ensino da Zoologia, foram trabalhados quatro filos do reino Animallia (filos Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes e Nematoda), a partir da aplicação de um jogo. Essa atividade foi desenvolvida pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em três turmas do 2º ano do ensino médio, em uma Escola pública localizada no Município de Areia – PB. Foi elaborado um jogo didático denominado “Jogo do dado” que confeccionado utilizando caixa de papelão pequena, folha de Etinil, vinil, acetato (E.V.A), cartolinas guache em diversas cores, tesoura e cola de isopor. Também foram elaboradas 24 perguntas relacionadas ao assunto, as quais foram impressas em papel cartão, sendo seis referentes a cada filo. As turmas foram divididas em dois grupos para que pudéssemos aplicar o jogo. Percebemos que essa atividade didática prendeu a atenção dos alunos facilitando a construção do conhecimento de forma interativa e divertida. É de extrema importância que o professor adéque atividades complementares ao lecionar conteúdos que necessitem de uma maior dedicação, tendo em vista o grau de complexidade atribuído a determinados conteúdos dentro da Biologia como, por exemplo, os conteúdos específicos da Zoologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.