Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 201
A UTILIZAÇÃO DO JOGO DO DADO NO ENSINO DE ZOOLOGIA: RELATO DE CASO

Palavra-chaves: BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ATIVIDADE LÚDICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências

Resumo

A biologia é a ciência que estuda a vida, nas suas diversas formas. Já a zoologia é o ramo da biologia que se caracteriza como sendo o ramo da biologia que estuda os animais. Para abrilhantar os conhecimentos dos alunos no estudo da zoologia é vultoso incluir atividades didáticas que possibilitem um melhor entendimento nesta área e facilite no processo de ensino e aprendizagem. Com o propósito de enriquecer o ensino da Zoologia, foram trabalhados quatro filos do reino Animallia (filos Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes e Nematoda), a partir da aplicação de um jogo. Essa atividade foi desenvolvida pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em três turmas do 2º ano do ensino médio, em uma Escola pública localizada no Município de Areia – PB. Foi elaborado um jogo didático denominado “Jogo do dado” que confeccionado utilizando caixa de papelão pequena, folha de Etinil, vinil, acetato (E.V.A), cartolinas guache em diversas cores, tesoura e cola de isopor. Também foram elaboradas 24 perguntas relacionadas ao assunto, as quais foram impressas em papel cartão, sendo seis referentes a cada filo. As turmas foram divididas em dois grupos para que pudéssemos aplicar o jogo. Percebemos que essa atividade didática prendeu a atenção dos alunos facilitando a construção do conhecimento de forma interativa e divertida. É de extrema importância que o professor adéque atividades complementares ao lecionar conteúdos que necessitem de uma maior dedicação, tendo em vista o grau de complexidade atribuído a determinados conteúdos dentro da Biologia como, por exemplo, os conteúdos específicos da Zoologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.