A biologia é a ciência que estuda a vida, nas suas diversas formas. Já a zoologia é o ramo da
biologia que se caracteriza como sendo o ramo da biologia que estuda os animais. Para abrilhantar os
conhecimentos dos alunos no estudo da zoologia é vultoso incluir atividades didáticas que possibilitem
um melhor entendimento nesta área e facilite no processo de ensino e aprendizagem. Com o propósito
de enriquecer o ensino da Zoologia, foram trabalhados quatro filos do reino Animallia (filos Porifera,
Cnidaria, Platyhelminthes e Nematoda), a partir da aplicação de um jogo. Essa atividade foi
desenvolvida pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em
três turmas do 2º ano do ensino médio, em uma Escola pública localizada no Município de Areia – PB.
Foi elaborado um jogo didático denominado “Jogo do dado” que confeccionado utilizando caixa de
papelão pequena, folha de Etinil, vinil, acetato (E.V.A), cartolinas guache em diversas cores, tesoura e
cola de isopor. Também foram elaboradas 24 perguntas relacionadas ao assunto, as quais foram
impressas em papel cartão, sendo seis referentes a cada filo. As turmas foram divididas em dois grupos
para que pudéssemos aplicar o jogo. Percebemos que essa atividade didática prendeu a atenção dos
alunos facilitando a construção do conhecimento de forma interativa e divertida. É de extrema
importância que o professor adéque atividades complementares ao lecionar conteúdos que necessitem
de uma maior dedicação, tendo em vista o grau de complexidade atribuído a determinados conteúdos
dentro da Biologia como, por exemplo, os conteúdos específicos da Zoologia.