Este trabalho é um estudo de caso, que tem como objetivo central discorrer reflexões sobre o projeto Nas ondas da leitura no contexto da prática, com um olhar focado no fazer docente, em uma turma do 4º ano fundamental de uma escola municipal localizada no bairro da Várzea em Recife. O mesmo faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler) e é realizado em parceria com a editora IMPEH, onde tem como objetivo estímulo à leitura, produção de textos, bem como a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos como forma de incentivar práticas criativas através dos vieses citados. Neste contexto, foi feito estudo sobre o projeto e observações das atividades desenvolvidas pelo professor em sala, além disso,foi realizado análise das propostas do projeto para embasar melhor as observações. Na primeira conclusão entendeu-se que o problema estava na formação docente, ou seja, na forma como o projeto era desenvolvido com os alunos pelo professor. Todavia, após um olhar mais reflexivo, outras variáveis foram levadas em consideração, como o fato dos docentes não participarem da seleção de escolha dos livros a ser usado, o que aportou para o que Goodson (1995) destaca como obediência mecânica, esta, caracterizada como práticas onde os professores apenas reproduzem demandas advogadas como inovadoras, mas sem participarem dos processos de planejamento. Portanto, através desta assimilação teórica e observação direta, concluiu-se que, além da prática docente, havia outras problemáticas, como o fato dos professores não mais decidirem sobre o que ser trabalhado, sendo elencado aos mesmos exclusivamente partes mais burocráticas. E com este conjunto de situações, observou-se que tudo acabava por fim a interferir no efetivo letramento literário na sala de aula via projeto observado.