RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA PRÁTICA DE COLEÇÃO DE FOLHAS E ESTUDO DA MORFOLOGIA FOLIAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38548 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 702 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA PRÁTICA DE COLEÇÃO DE FOLHAS E ESTUDO DA MORFOLOGIA FOLIAR" "resumo" => "As aulas práticas para a formação docente são de suma importância para o aprendizado acadêmico, pois envolve a melhoria no desempenho do conteúdo abordado em sala de aula, a qual facilita a compreensão dos assuntos através da interdisciplinaridade do ensino. O ensino da botânica aborda um vasto conhecimento sobre a diversidade de plantas e suas relações com o meio externo, suas influências com outros vegetais, processos químicos e relações com outros seres, principalmente os seres humanos, os quais as plantas influenciam de forma direta através da fotossíntese. De forma prática a botânica é trabalhada nos cursos de graduação trazendo as características dos vegetais e suas estruturas morfológicas, as quais são melhor observadas em laboratório e campo, por meio de aulas práticas, as quais esclarecem informações sobre as formas das folhas, suas estruturas anatômicas e das plantas em geral. Com isso as aulas práticas tornam-se importantes para os educandos, pois promove uma interdisciplinaridade na formação docente, a qual relaciona teoria e prática e promove o desenvolvimento profissional dos educandos. A pesquisa foi feita oralmente de forma entrevista com perguntas objetivas e diretas, com alunos do 5ª período do curso de ciências biológicas do IFMA –Campus Caxias, a aula prática envolvida na pesquisa foi a de Coleção de folhas secas, onde foi feito a realização de coletas de folhas secas e posteriormente sua identificação, para o estudo da morfologia vegetal das plantas, o qual visou analisar a importância de tais coleções práticas para o conhecimento dos acadêmicos. Nesse contexto o presente trabalho objetivou-se analisar os relatos de discentes do curso de biologia, sobre a importância das aulas práticas em seu curso de licenciatura, e experiências que poderão contribuir para sua formação profissional e enriquecer seus conhecimentos aplicados futuramente durante sua vida docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID702_11092017143021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SANDRA FELIX CARVALHO" "autor_nome_curto" => "IARA SANDRA " "autor_email" => "iarasandrafelix12@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38548 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 702 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA PRÁTICA DE COLEÇÃO DE FOLHAS E ESTUDO DA MORFOLOGIA FOLIAR" "resumo" => "As aulas práticas para a formação docente são de suma importância para o aprendizado acadêmico, pois envolve a melhoria no desempenho do conteúdo abordado em sala de aula, a qual facilita a compreensão dos assuntos através da interdisciplinaridade do ensino. O ensino da botânica aborda um vasto conhecimento sobre a diversidade de plantas e suas relações com o meio externo, suas influências com outros vegetais, processos químicos e relações com outros seres, principalmente os seres humanos, os quais as plantas influenciam de forma direta através da fotossíntese. De forma prática a botânica é trabalhada nos cursos de graduação trazendo as características dos vegetais e suas estruturas morfológicas, as quais são melhor observadas em laboratório e campo, por meio de aulas práticas, as quais esclarecem informações sobre as formas das folhas, suas estruturas anatômicas e das plantas em geral. Com isso as aulas práticas tornam-se importantes para os educandos, pois promove uma interdisciplinaridade na formação docente, a qual relaciona teoria e prática e promove o desenvolvimento profissional dos educandos. A pesquisa foi feita oralmente de forma entrevista com perguntas objetivas e diretas, com alunos do 5ª período do curso de ciências biológicas do IFMA –Campus Caxias, a aula prática envolvida na pesquisa foi a de Coleção de folhas secas, onde foi feito a realização de coletas de folhas secas e posteriormente sua identificação, para o estudo da morfologia vegetal das plantas, o qual visou analisar a importância de tais coleções práticas para o conhecimento dos acadêmicos. Nesse contexto o presente trabalho objetivou-se analisar os relatos de discentes do curso de biologia, sobre a importância das aulas práticas em seu curso de licenciatura, e experiências que poderão contribuir para sua formação profissional e enriquecer seus conhecimentos aplicados futuramente durante sua vida docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID702_11092017143021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SANDRA FELIX CARVALHO" "autor_nome_curto" => "IARA SANDRA " "autor_email" => "iarasandrafelix12@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }