A INFLUÊNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM DO PIBID SOBRE TABELA PERIÓDICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35409 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 4052 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM DO PIBID SOBRE TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Marcado pelo método tradicional, o ensino de química é um dos maiores influenciadores na formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de pensar sobre a sua realidade e formular ideias que auxiliem na solução de problemas cotidianos. No entanto, a desmotivação dos alunos é notória, já que estes não participam de forma ativa das aulas e acabam não gostando da disciplina. Além disso, os mesmos não conseguem associar o que é visto em sala de aula com situações vividas no dia a dia. Pensando em modificar essa realidade, muitos professores buscam alternativas que os ajudem a fugir dessa metodologia tradicionalista e passem a contribuir para um processo de ensino-aprendizagem significativo, capaz de despertar a curiosidade e o interesse, promovendo a motivação dos alunos e garantindo a sua participação efetiva durante as aulas de química. Sendo assim, uma dessas alternativas é o uso de jogos lúdicos que são vistos como uma nova ferramenta de ensino, capaz de trazer um aspecto renovado para a sala de aula e contribuir para motivação dos alunos. Dessa forma, buscando efetivar estas perspectivas, foi aplicada uma atividade diferenciada a fim de promover a aprendizagem e a participação dos alunos durante as aulas de química. A mesma foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que orientou alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio na construção de um jogo lúdico sobre o tema Tabela Periódica. Tal proposta foi desenvolvida na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, localizada na cidade de Sousa, no sertão da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4052_08092017190409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA GOMES DE ABRANTES" "autor_nome_curto" => "PALOMA ABRANTES" "autor_email" => "palomaabrantes2014@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35409 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 4052 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM DO PIBID SOBRE TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Marcado pelo método tradicional, o ensino de química é um dos maiores influenciadores na formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de pensar sobre a sua realidade e formular ideias que auxiliem na solução de problemas cotidianos. No entanto, a desmotivação dos alunos é notória, já que estes não participam de forma ativa das aulas e acabam não gostando da disciplina. Além disso, os mesmos não conseguem associar o que é visto em sala de aula com situações vividas no dia a dia. Pensando em modificar essa realidade, muitos professores buscam alternativas que os ajudem a fugir dessa metodologia tradicionalista e passem a contribuir para um processo de ensino-aprendizagem significativo, capaz de despertar a curiosidade e o interesse, promovendo a motivação dos alunos e garantindo a sua participação efetiva durante as aulas de química. Sendo assim, uma dessas alternativas é o uso de jogos lúdicos que são vistos como uma nova ferramenta de ensino, capaz de trazer um aspecto renovado para a sala de aula e contribuir para motivação dos alunos. Dessa forma, buscando efetivar estas perspectivas, foi aplicada uma atividade diferenciada a fim de promover a aprendizagem e a participação dos alunos durante as aulas de química. A mesma foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que orientou alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio na construção de um jogo lúdico sobre o tema Tabela Periódica. Tal proposta foi desenvolvida na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, localizada na cidade de Sousa, no sertão da Paraíba." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4052_08092017190409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA GOMES DE ABRANTES" "autor_nome_curto" => "PALOMA ABRANTES" "autor_email" => "palomaabrantes2014@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }