Marcado pelo método tradicional, o ensino de química é um dos maiores influenciadores na formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de pensar sobre a sua realidade e formular ideias que auxiliem na solução de problemas cotidianos. No entanto, a desmotivação dos alunos é notória, já que estes não participam de forma ativa das aulas e acabam não gostando da disciplina. Além disso, os mesmos não conseguem associar o que é visto em sala de aula com situações vividas no dia a dia. Pensando em modificar essa realidade, muitos professores buscam alternativas que os ajudem a fugir dessa metodologia tradicionalista e passem a contribuir para um processo de ensino-aprendizagem significativo, capaz de despertar a curiosidade e o interesse, promovendo a motivação dos alunos e garantindo a sua participação efetiva durante as aulas de química. Sendo assim, uma dessas alternativas é o uso de jogos lúdicos que são vistos como uma nova ferramenta de ensino, capaz de trazer um aspecto renovado para a sala de aula e contribuir para motivação dos alunos. Dessa forma, buscando efetivar estas perspectivas, foi aplicada uma atividade diferenciada a fim de promover a aprendizagem e a participação dos alunos durante as aulas de química. A mesma foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que orientou alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio na construção de um jogo lúdico sobre o tema Tabela Periódica. Tal proposta foi desenvolvida na Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, localizada na cidade de Sousa, no sertão da Paraíba.