Para escolhermos nossa profissão buscamos optar, entre as diversas opções disponíveis, por uma que nos proporcione um reconhecimento sociocultural que possa refletir condições dignas de profissionalismo e que garanta sobrevivência, quando falamos da escolha por um curso superior, sabemos que as licenciaturas trabalham com a formação de alunos para atuarem como docentes nos níveis fundamental e médio, mas nem sempre quem faz opção por estes cursos no vestibular possui o interesse de seguir a carreira docente, uma vez que más condições de trabalho, os salários pouco atraentes e a jornada de trabalho excessiva, entre outros fatores, ocasionam desestímulo dos jovens à escolha do magistério como profissão futura, e a desmotivação dos professores que estão em exercício para buscar aprimoramento profissional. Com base nisso,o presente trabalho aborda sobre a formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, considerando dois aspectos: Qual curso escolhido como primeira opção e o que levou aos discentes a escolha do curso. A pesquisa foi realizada na Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte (UPE), localizada no município de Nazaré da Mata, Nordeste do Brasil, com estudantes dos períodos iniciais por meio de questionários e abordagem quali-quantitativa. Os questionários foram aplicados no primeiro e segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, totalizando a quantidade participativa da pesquisa 56 (cinquenta e seis) alunos no segundo semestre de 2017. Embora a maioria dos estudantes participantes da pesquisa terem escolhido o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como primeira opção, uma quantidade considerável escolheu o curso como segunda opção e a partir do questionamento sobre os outros cursos pretendidos, pode-se perceber que essa opção por cursar Ciências Biológicas pode estar relacionado a afinidade com outros cursos, exemplo cursos da área da saúde, assim através do atual curso encontram uma forma de estar mais próximos dos cursos desejados como primeira opção. É necessário que o corpo docente da instituição pense no desenvolvimento de estratégias que contribuam para despertar maior interesse dos alunos pelo curso, ou então o objetivo de formar professores para atuarem na educação básica pode não ser alcançado.