Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLHA DO CURSO, INGRESSANTES, FORMAÇÃO DOCENTE Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Para escolhermos nossa profissão buscamos optar, entre as diversas opções disponíveis, por uma que nos proporcione um reconhecimento sociocultural que possa refletir condições dignas de profissionalismo e que garanta sobrevivência, quando falamos da escolha por um curso superior, sabemos que as licenciaturas trabalham com a formação de alunos para atuarem como docentes nos níveis fundamental e médio, mas nem sempre quem faz opção por estes cursos no vestibular possui o interesse de seguir a carreira docente, uma vez que más condições de trabalho, os salários pouco atraentes e a jornada de trabalho excessiva, entre outros fatores, ocasionam desestímulo dos jovens à escolha do magistério como profissão futura, e a desmotivação dos professores que estão em exercício para buscar aprimoramento profissional. Com base nisso,o presente trabalho aborda sobre a formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, considerando dois aspectos: Qual curso escolhido como primeira opção e o que levou aos discentes a escolha do curso. A pesquisa foi realizada na Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte (UPE), localizada no município de Nazaré da Mata, Nordeste do Brasil, com estudantes dos períodos iniciais por meio de questionários e abordagem quali-quantitativa. Os questionários foram aplicados no primeiro e segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, totalizando a quantidade participativa da pesquisa 56 (cinquenta e seis) alunos no segundo semestre de 2017. Embora a maioria dos estudantes participantes da pesquisa terem escolhido o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como primeira opção, uma quantidade considerável escolheu o curso como segunda opção e a partir do questionamento sobre os outros cursos pretendidos, pode-se perceber que essa opção por cursar Ciências Biológicas pode estar relacionado a afinidade com outros cursos, exemplo cursos da área da saúde, assim através do atual curso encontram uma forma de estar mais próximos dos cursos desejados como primeira opção. É necessário que o corpo docente da instituição pense no desenvolvimento de estratégias que contribuam para despertar maior interesse dos alunos pelo curso, ou então o objetivo de formar professores para atuarem na educação básica pode não ser alcançado.

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