A ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35175 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4631 "inscrito_id" => 1690 "titulo" => "A ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Para escolhermos nossa profissão buscamos optar, entre as diversas opções disponíveis, por uma que nos proporcione um reconhecimento sociocultural que possa refletir condições dignas de profissionalismo e que garanta sobrevivência, quando falamos da escolha por um curso superior, sabemos que as licenciaturas trabalham com a formação de alunos para atuarem como docentes nos níveis fundamental e médio, mas nem sempre quem faz opção por estes cursos no vestibular possui o interesse de seguir a carreira docente, uma vez que más condições de trabalho, os salários pouco atraentes e a jornada de trabalho excessiva, entre outros fatores, ocasionam desestímulo dos jovens à escolha do magistério como profissão futura, e a desmotivação dos professores que estão em exercício para buscar aprimoramento profissional. Com base nisso,o presente trabalho aborda sobre a formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, considerando dois aspectos: Qual curso escolhido como primeira opção e o que levou aos discentes a escolha do curso. A pesquisa foi realizada na Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte (UPE), localizada no município de Nazaré da Mata, Nordeste do Brasil, com estudantes dos períodos iniciais por meio de questionários e abordagem quali-quantitativa. Os questionários foram aplicados no primeiro e segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, totalizando a quantidade participativa da pesquisa 56 (cinquenta e seis) alunos no segundo semestre de 2017. Embora a maioria dos estudantes participantes da pesquisa terem escolhido o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como primeira opção, uma quantidade considerável escolheu o curso como segunda opção e a partir do questionamento sobre os outros cursos pretendidos, pode-se perceber que essa opção por cursar Ciências Biológicas pode estar relacionado a afinidade com outros cursos, exemplo cursos da área da saúde, assim através do atual curso encontram uma forma de estar mais próximos dos cursos desejados como primeira opção. É necessário que o corpo docente da instituição pense no desenvolvimento de estratégias que contribuam para despertar maior interesse dos alunos pelo curso, ou então o objetivo de formar professores para atuarem na educação básica pode não ser alcançado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLHA DO CURSO, INGRESSANTES, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1690_16102017231430.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ FELIPE " "autor_email" => "felipe10_07@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35175 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4631 "inscrito_id" => 1690 "titulo" => "A ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Para escolhermos nossa profissão buscamos optar, entre as diversas opções disponíveis, por uma que nos proporcione um reconhecimento sociocultural que possa refletir condições dignas de profissionalismo e que garanta sobrevivência, quando falamos da escolha por um curso superior, sabemos que as licenciaturas trabalham com a formação de alunos para atuarem como docentes nos níveis fundamental e médio, mas nem sempre quem faz opção por estes cursos no vestibular possui o interesse de seguir a carreira docente, uma vez que más condições de trabalho, os salários pouco atraentes e a jornada de trabalho excessiva, entre outros fatores, ocasionam desestímulo dos jovens à escolha do magistério como profissão futura, e a desmotivação dos professores que estão em exercício para buscar aprimoramento profissional. Com base nisso,o presente trabalho aborda sobre a formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, considerando dois aspectos: Qual curso escolhido como primeira opção e o que levou aos discentes a escolha do curso. A pesquisa foi realizada na Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte (UPE), localizada no município de Nazaré da Mata, Nordeste do Brasil, com estudantes dos períodos iniciais por meio de questionários e abordagem quali-quantitativa. Os questionários foram aplicados no primeiro e segundo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, totalizando a quantidade participativa da pesquisa 56 (cinquenta e seis) alunos no segundo semestre de 2017. Embora a maioria dos estudantes participantes da pesquisa terem escolhido o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas como primeira opção, uma quantidade considerável escolheu o curso como segunda opção e a partir do questionamento sobre os outros cursos pretendidos, pode-se perceber que essa opção por cursar Ciências Biológicas pode estar relacionado a afinidade com outros cursos, exemplo cursos da área da saúde, assim através do atual curso encontram uma forma de estar mais próximos dos cursos desejados como primeira opção. É necessário que o corpo docente da instituição pense no desenvolvimento de estratégias que contribuam para despertar maior interesse dos alunos pelo curso, ou então o objetivo de formar professores para atuarem na educação básica pode não ser alcançado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLHA DO CURSO, INGRESSANTES, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1690_16102017231430.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ FELIPE " "autor_email" => "felipe10_07@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }