ABORDAGEM DA “CHEGADA DO HOMEM ÀS AMÉRICAS E A FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS POVOS AMERÍNDIOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35688 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1012 "inscrito_id" => 3920 "titulo" => "ABORDAGEM DA “CHEGADA DO HOMEM ÀS AMÉRICAS E A FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS POVOS AMERÍNDIOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A História da América surgiria na educação brasileira a partir da Reforma Educacional de Francisco Campos, em 1931, onde História do Brasil e História Universal, passariam a ser englobadas pela disciplina de História da Civilização, incluindo-se assim de forma abrangente conteúdos sobre a História da América, sendo o núcleo principal da disciplina a História do Brasil. A Reforma Educacional de Capanema em 1942 fortaleceu a necessidade de se construir valores nacionalistas e o ensino da História do Brasil passou a ser o principal instrumento para este fim. Assim sendo, o ensino da História da América perdeu espaço. Em 1951, através da Lei 1359 e Portaria nº 724, do Ministério da Educação, estabelece-se em caráter obrigatório a disciplina de História da América para a segunda série do curso ginasial de todas as escolas de ensino secundário do país, impulsionando, assim, o mercado editorial que até então quase não tratava do tema. Em 1978, Estado de São Paulo, o ensino da História do continente americano passou a figurar no currículo do 2º Grau, 1ª Série. Este fato repercutiu de imediato na produção bibliográfica uma vez que o mercado se ressentia de obras que explorassem a História da América em maior detalhe. Desde 1990, com o reforço da reformulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a maior autonomia para se trabalhar o tema nas escolas, o ensino da História da América persiste no ensino básico e superior, porém pouco aprofundado, tanto no ensino médio como no ensino superior em história. Existe consenso entre os pesquisadores, quanto a grande importância da continuidade do ensino de História da América nas escolas, bem como de se discutir a respeito das polêmicas teorias sobre a chegada do homem às Américas e da formação dos primeiros povos ameríndios. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema vem sendo abordado por escolas públicas e privadas de ensino fundamental e por livros didáticos recentes e adotados pelas escolas para o ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA AMÉRICA, CHEGADA DO HOMEM AS AMÉRICAS, FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS POVOS AMERÍNDIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID3920_08092017131304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SOUZA" "autor_email" => "vivianne.soouza@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35688 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1012 "inscrito_id" => 3920 "titulo" => "ABORDAGEM DA “CHEGADA DO HOMEM ÀS AMÉRICAS E A FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS POVOS AMERÍNDIOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A História da América surgiria na educação brasileira a partir da Reforma Educacional de Francisco Campos, em 1931, onde História do Brasil e História Universal, passariam a ser englobadas pela disciplina de História da Civilização, incluindo-se assim de forma abrangente conteúdos sobre a História da América, sendo o núcleo principal da disciplina a História do Brasil. A Reforma Educacional de Capanema em 1942 fortaleceu a necessidade de se construir valores nacionalistas e o ensino da História do Brasil passou a ser o principal instrumento para este fim. Assim sendo, o ensino da História da América perdeu espaço. Em 1951, através da Lei 1359 e Portaria nº 724, do Ministério da Educação, estabelece-se em caráter obrigatório a disciplina de História da América para a segunda série do curso ginasial de todas as escolas de ensino secundário do país, impulsionando, assim, o mercado editorial que até então quase não tratava do tema. Em 1978, Estado de São Paulo, o ensino da História do continente americano passou a figurar no currículo do 2º Grau, 1ª Série. Este fato repercutiu de imediato na produção bibliográfica uma vez que o mercado se ressentia de obras que explorassem a História da América em maior detalhe. Desde 1990, com o reforço da reformulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a maior autonomia para se trabalhar o tema nas escolas, o ensino da História da América persiste no ensino básico e superior, porém pouco aprofundado, tanto no ensino médio como no ensino superior em história. Existe consenso entre os pesquisadores, quanto a grande importância da continuidade do ensino de História da América nas escolas, bem como de se discutir a respeito das polêmicas teorias sobre a chegada do homem às Américas e da formação dos primeiros povos ameríndios. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema vem sendo abordado por escolas públicas e privadas de ensino fundamental e por livros didáticos recentes e adotados pelas escolas para o ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA AMÉRICA, CHEGADA DO HOMEM AS AMÉRICAS, FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS POVOS AMERÍNDIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID3920_08092017131304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE SOUZA" "autor_email" => "vivianne.soouza@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }