A garantia de uma sociedade mais sustentável está ligada a incorporação estruturada da Educação
Ambiental nas modalidades de ensino. No Brasil, esse processo educacional é garantido pelo artigo 02 da Lei
nº 9.759/1999, e possui papel importante na formação de um profissional ecológico, principalmente no que
tange o processo de sensibilização ambiental, desenvolvendo formas eficientes de minimização de impactos
gerados por ações antrópicas no meio ambiente. Sendo assim, a Instituição de ensino desempenha papel
relevante no desenvolvimento e formação de indivíduos, pois é um período onde há a construção de
princípios éticos, bem como relações culturais e sociais. Desse modo, torna-se importante, apresentar aos
futuros profissionais da área técnica em edificações, a importância da adesão a práticas sustentáveis no
cotidiano, contribuindo para a preservação dos impactos ambientais. Com o intuito de verificar como
Educação Ambiental está sendo implementada durante o curso de nível médio em Técnico em Edificações, o
presente trabalho compreende um pesquisa de caráter exploratório, também apresenta uma análise
quantitativa, realizada por meio de questionário online, direcionada a estudantes e concluintes do curso de
técnico em edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus
Brumado, de que forma está sendo realizada a formação da percepção ambiental à medida que vão
avançando no curso. A pesquisa a opinião dos estudantes e técnicos, e foi possível constatar que a educação
ambiental possui um papel importante na capacitação de profissionais sustentáveis, porém, boa parte dos
entrevistados não procuram se atualizar com questões de caráter sustentável, o que mostra que não é apenas a
instituição que deve abordar as questões ambientais, a atualização dos profissionais também é relevante.