Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES COMO SUJEITOS ECOLÓGICOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, SUJEITO ECOLÓGICO, IFBA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35396
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4965
    "inscrito_id" => 7276
    "titulo" => """
      A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE\r\n
      TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES COMO SUJEITOS ECOLÓGICOS
      """
    "resumo" => """
      A garantia de uma sociedade mais sustentável está ligada a incorporação estruturada da Educação\r\n
      Ambiental nas modalidades de ensino. No Brasil, esse processo educacional é garantido pelo artigo 02 da Lei\r\n
      nº 9.759/1999, e possui papel importante na formação de um profissional ecológico, principalmente no que\r\n
      tange o processo de sensibilização ambiental, desenvolvendo formas eficientes de minimização de impactos\r\n
      gerados por ações antrópicas no meio ambiente. Sendo assim, a Instituição de ensino desempenha papel\r\n
      relevante no desenvolvimento e formação de indivíduos, pois é um período onde há a construção de\r\n
      princípios éticos, bem como relações culturais e sociais. Desse modo, torna-se importante, apresentar aos\r\n
      futuros profissionais da área técnica em edificações, a importância da adesão a práticas sustentáveis no\r\n
      cotidiano, contribuindo para a preservação dos impactos ambientais. Com o intuito de verificar como\r\n
      Educação Ambiental está sendo implementada durante o curso de nível médio em Técnico em Edificações, o\r\n
      presente trabalho compreende um pesquisa de caráter exploratório, também apresenta uma análise\r\n
      quantitativa, realizada por meio de questionário online, direcionada a estudantes e concluintes do curso de\r\n
      técnico em edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus\r\n
      Brumado, de que forma está sendo realizada a formação da percepção ambiental à medida que vão\r\n
      avançando no curso. A pesquisa a opinião dos estudantes e técnicos, e foi possível constatar que a educação\r\n
      ambiental possui um papel importante na capacitação de profissionais sustentáveis, porém, boa parte dos\r\n
      entrevistados não procuram se atualizar com questões de caráter sustentável, o que mostra que não é apenas a\r\n
      instituição que deve abordar as questões ambientais, a atualização dos profissionais também é relevante.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, SUJEITO ECOLÓGICO, IFBA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID7276_17102017152332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA AGUIAR RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA AGUIAR"
    "autor_email" => "marilia.aguiar95@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35396
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4965
    "inscrito_id" => 7276
    "titulo" => """
      A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE\r\n
      TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES COMO SUJEITOS ECOLÓGICOS
      """
    "resumo" => """
      A garantia de uma sociedade mais sustentável está ligada a incorporação estruturada da Educação\r\n
      Ambiental nas modalidades de ensino. No Brasil, esse processo educacional é garantido pelo artigo 02 da Lei\r\n
      nº 9.759/1999, e possui papel importante na formação de um profissional ecológico, principalmente no que\r\n
      tange o processo de sensibilização ambiental, desenvolvendo formas eficientes de minimização de impactos\r\n
      gerados por ações antrópicas no meio ambiente. Sendo assim, a Instituição de ensino desempenha papel\r\n
      relevante no desenvolvimento e formação de indivíduos, pois é um período onde há a construção de\r\n
      princípios éticos, bem como relações culturais e sociais. Desse modo, torna-se importante, apresentar aos\r\n
      futuros profissionais da área técnica em edificações, a importância da adesão a práticas sustentáveis no\r\n
      cotidiano, contribuindo para a preservação dos impactos ambientais. Com o intuito de verificar como\r\n
      Educação Ambiental está sendo implementada durante o curso de nível médio em Técnico em Edificações, o\r\n
      presente trabalho compreende um pesquisa de caráter exploratório, também apresenta uma análise\r\n
      quantitativa, realizada por meio de questionário online, direcionada a estudantes e concluintes do curso de\r\n
      técnico em edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus\r\n
      Brumado, de que forma está sendo realizada a formação da percepção ambiental à medida que vão\r\n
      avançando no curso. A pesquisa a opinião dos estudantes e técnicos, e foi possível constatar que a educação\r\n
      ambiental possui um papel importante na capacitação de profissionais sustentáveis, porém, boa parte dos\r\n
      entrevistados não procuram se atualizar com questões de caráter sustentável, o que mostra que não é apenas a\r\n
      instituição que deve abordar as questões ambientais, a atualização dos profissionais também é relevante.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, SUJEITO ECOLÓGICO, IFBA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID7276_17102017152332.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA AGUIAR RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA AGUIAR"
    "autor_email" => "marilia.aguiar95@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A garantia de uma sociedade mais sustentável está ligada a incorporação estruturada da Educação Ambiental nas modalidades de ensino. No Brasil, esse processo educacional é garantido pelo artigo 02 da Lei nº 9.759/1999, e possui papel importante na formação de um profissional ecológico, principalmente no que tange o processo de sensibilização ambiental, desenvolvendo formas eficientes de minimização de impactos gerados por ações antrópicas no meio ambiente. Sendo assim, a Instituição de ensino desempenha papel relevante no desenvolvimento e formação de indivíduos, pois é um período onde há a construção de princípios éticos, bem como relações culturais e sociais. Desse modo, torna-se importante, apresentar aos futuros profissionais da área técnica em edificações, a importância da adesão a práticas sustentáveis no cotidiano, contribuindo para a preservação dos impactos ambientais. Com o intuito de verificar como Educação Ambiental está sendo implementada durante o curso de nível médio em Técnico em Edificações, o presente trabalho compreende um pesquisa de caráter exploratório, também apresenta uma análise quantitativa, realizada por meio de questionário online, direcionada a estudantes e concluintes do curso de técnico em edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus Brumado, de que forma está sendo realizada a formação da percepção ambiental à medida que vão avançando no curso. A pesquisa a opinião dos estudantes e técnicos, e foi possível constatar que a educação ambiental possui um papel importante na capacitação de profissionais sustentáveis, porém, boa parte dos entrevistados não procuram se atualizar com questões de caráter sustentável, o que mostra que não é apenas a instituição que deve abordar as questões ambientais, a atualização dos profissionais também é relevante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.