Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO: UM PROCESSO DE RESISTÊNCIA!

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      As escolas de Educação Infantil do Campo (EIC) tem tido espaço de visibilidade nos últimos dez anos, tanto em termos de legislação, quanto em termos de pesquisas, principalmente após a publicação da pesquisa oferta e demanda da educação infantil do campo em 2012, este estudo revelou um retrato de como estão e onde é necessário as melhorias da EIC. Verdade é que a EIC tem passado por um processo de paralização/fechamento de escolas, fazendo com que as crianças que vivem no campo tenham seu direito negado, tendo que se deslocar para o contexto urbano para terem a oportunidade de escolarização. O que é preciso fazer para resistir e garantir o direito das crianças em estudar no seu contexto do campo? O objetivo deste estudo é promover uma reflexão sobre a necessidade de ampliar o processo de resistência das comunidades pela permanência das escolas de Educação Infantil do/no Campo que ainda, estão passando por um processo de paralização/fechamento num município do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir dos estudos Bogdan; Biklen, além da abordagem histórico-cultural. A garantia da escola no campo passa por criar espaços de fala e de escuta para crianças, educadores, pais, comunidade e situações de problematização, para devolver a escola à comunidade pois a escola é do povo e deve ser construída com e não para o povo.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo As escolas de Educação Infantil do Campo (EIC) tem tido espaço de visibilidade nos últimos dez anos, tanto em termos de legislação, quanto em termos de pesquisas, principalmente após a publicação da pesquisa oferta e demanda da educação infantil do campo em 2012, este estudo revelou um retrato de como estão e onde é necessário as melhorias da EIC. Verdade é que a EIC tem passado por um processo de paralização/fechamento de escolas, fazendo com que as crianças que vivem no campo tenham seu direito negado, tendo que se deslocar para o contexto urbano para terem a oportunidade de escolarização. O que é preciso fazer para resistir e garantir o direito das crianças em estudar no seu contexto do campo? O objetivo deste estudo é promover uma reflexão sobre a necessidade de ampliar o processo de resistência das comunidades pela permanência das escolas de Educação Infantil do/no Campo que ainda, estão passando por um processo de paralização/fechamento num município do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir dos estudos Bogdan; Biklen, além da abordagem histórico-cultural. A garantia da escola no campo passa por criar espaços de fala e de escuta para crianças, educadores, pais, comunidade e situações de problematização, para devolver a escola à comunidade pois a escola é do povo e deve ser construída com e não para o povo.

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