Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre o tema Contexto do Ensino da Língua Portuguesa no Brasil e sua aplicabilidade nos dias atuais, e revelar os traços interdisciplinares que paralelamente podem ser envolvidos no ensino de Língua portuguesa, que através do conteúdo abrangente melhora a eficiência da pratica de ensino e permite um melhor aproveitamento por parte dos alunos. A língua por ser um instrumento de comunicação que por excelência é um modo de ser e um modo de estar, faz com que assuma um papel de relevância na dimensão política e econômica de um povo. Os procedimentos de pesquisa seguiram a revisão do tipo narrativa, que pretende buscar no escopo no largo arcabouço teórico existente alicerce para responder a premissa deste trabalho. O problema que esta pesquisa tenta responder se encontra assim levantado: O ensino de Língua portuguesa em uma perspectiva interdisciplinar e mais eficiente para a aprendizagem dos educandos? Fazendo uso do largo arcabouço teórico existente se pretende extrair elementos metodológicos que possam guiar este trabalho a um resultado proveitoso aos olhares holísticos dos amantes da Educação.