O presente artigo tem como objetivo discutir e apresentar as possibilidades de incluir o ensino da astronomia no Ensino Fundamental 1. Observando um panorama em que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vêm apresentando novas maneiras de desenvolver atividades na educação, entende-se que é interessante inseri-las como recurso pedagógico nas aulas tanto de geografia quanto das demais disciplinas do currículo escolar. Neste sentido, foi utilizado o software Celestia nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental 1 como forma de aproximar os alunos do conhecimento astronômico por meio do uso da tecnologia. O método adotado foi o qualitativo a partir de uma pesquisa participante que visou aproximar o pesquisador do pesquisado no intuito de compreender com mais profundidade o assunto em estudo. A observação e intervenção, realizadas no laboratório de informática, se deram em uma turma de quarto ano de uma escola pública estadual de Alagoas. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e oito alunos compreendidos entre nove e onze anos de idade. Como resultado a pesquisa apontou desafios e possibilidades para o ensino da astronomia mediado por um software que simula corpos do universo, pois a partir de seu manuseio os alunos puderam compreender e observar os elementos que compõem diferentes espaços no universo. Outro ponto importante observado é que a partir dos encontros com os alunos na sala de informática da escola, a astronomia vista a partir de imagens com movimento auxiliaram e instigaram os alunos a buscar entender o que está para além da noite estrelada que todos os dias realçam o céu.