O PAPEL DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37838 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3411 "inscrito_id" => 4902 "titulo" => "O PAPEL DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual surgiu quando, ao analisar diferentes estudos e realizar pesquisas que priorizavam a melhoria da aprendizagem, além de experiências na prática pedagógica, direcionei meu olhar às emoções que compreendem parte significativa do desenvolvimento humano. Desta forma, considerando o processo biológico e social de apropriação do conhecimento, esta pesquisa indagou sobre a importância de verificar a influência das questões emocionais na escolarização dos aprendentes. As emoções são reações globais, inatas e passageiras. A palavra emoção vem do latim e-movere, que quer dizer mover a partir de dentro, logo, as emoções são fatores intrínsecos à constituição do ser e se manifestam em diferentes situações vivenciadas no ambiente em que o sujeito está inserido. Representa uma passagem entre o sistema orgânico e mundo social originando um nível de consciência do indivíduo, assim, as emoções interferem de forma significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, este estudo considerou a importância das emoções na dinâmica autopoiética dos indivíduos, sabendo que a autopoiése está relacionada ao processo de construção do conhecimento que cada indivíduo organiza em si mesmo e estudos da neurociência têm apontado para a influência das emoções como base das ações humanas, constata-se que a emocionalidade dos indivíduos não pode ser analisada como um processo à parte do desenvolvimento humano. Assim, foi realizado estudos a certa das investigações de pesquisadores como Elisa Gonsalves, Rafael Bisquerra, Humberto Maturana e Francisco Varela, José Maria Martins, bem como do pensamento teórico de Wallon, Piaget, Vygotskty acerca da aquisição do conhecimento socialmente construído." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EMOÇÕES, APRENDIZAGEM, AUTOPÓIESE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID4902_12102017165310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUPERCIA JEANE SOARES" "autor_nome_curto" => "LUPERCIA JEANE" "autor_email" => "luperciajeane@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37838 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3411 "inscrito_id" => 4902 "titulo" => "O PAPEL DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual surgiu quando, ao analisar diferentes estudos e realizar pesquisas que priorizavam a melhoria da aprendizagem, além de experiências na prática pedagógica, direcionei meu olhar às emoções que compreendem parte significativa do desenvolvimento humano. Desta forma, considerando o processo biológico e social de apropriação do conhecimento, esta pesquisa indagou sobre a importância de verificar a influência das questões emocionais na escolarização dos aprendentes. As emoções são reações globais, inatas e passageiras. A palavra emoção vem do latim e-movere, que quer dizer mover a partir de dentro, logo, as emoções são fatores intrínsecos à constituição do ser e se manifestam em diferentes situações vivenciadas no ambiente em que o sujeito está inserido. Representa uma passagem entre o sistema orgânico e mundo social originando um nível de consciência do indivíduo, assim, as emoções interferem de forma significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, este estudo considerou a importância das emoções na dinâmica autopoiética dos indivíduos, sabendo que a autopoiése está relacionada ao processo de construção do conhecimento que cada indivíduo organiza em si mesmo e estudos da neurociência têm apontado para a influência das emoções como base das ações humanas, constata-se que a emocionalidade dos indivíduos não pode ser analisada como um processo à parte do desenvolvimento humano. Assim, foi realizado estudos a certa das investigações de pesquisadores como Elisa Gonsalves, Rafael Bisquerra, Humberto Maturana e Francisco Varela, José Maria Martins, bem como do pensamento teórico de Wallon, Piaget, Vygotskty acerca da aquisição do conhecimento socialmente construído." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EMOÇÕES, APRENDIZAGEM, AUTOPÓIESE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID4902_12102017165310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUPERCIA JEANE SOARES" "autor_nome_curto" => "LUPERCIA JEANE" "autor_email" => "luperciajeane@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }