Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVANÇANDO A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA A PARTIR DO USO DO CONTO

Palavra-chaves: CONTO, LEITURA, LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36076
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4120
    "inscrito_id" => 2937
    "titulo" => "AVANÇANDO A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA A PARTIR DO USO DO CONTO"
    "resumo" => "O projeto intitulado “Avançando a formação leitora dos alunos do ensino fundamental II: uma proposta a partir do uso do conto” objetiva trazer uma proposta de leitura para alunos do 8° do ensino fundamental II, a partir da utilização do conto Fita Verde no Cabelo: Nova Velha Estória (1992) do escritor João Guimarães Rosa. Esta proposta de leitura busca explorar métodos de interpretação e inferências textuais nos discentes a partir de um gênero textual: conto. Para fundamentar teoricamente o gênero conto foram utilizados os pressupostos defendidos pelo crítico Moisés (2012), a fim de explorar as questões pertinentes ao ensino e desenvolvimento da prática leitora. Os fundamentos explorados por Lerner (2002) e Kleiman (2013) também nos serviram de aporte teórico. Quanto ao processo de relação entre literatura e os elementos sociais, trazemos as abordagens de Cândido (1989). A respeito dos aspectos que envolvem a língua, consideramos a visão de língua na perspectiva sociocognitiva-interacional defendida por Bakhtin (1992). E por fim, as questões abordadas por Cosson (2006), revelam ideias que dizem respeito ao processo do letramento literário. Tratando da metodologia, essa é uma pesquisa bibliográfica e de campo que está sendo desenvolvida a partir de uma abordagem de prática leitora e literária. A seleção do corpus obedece aos critérios de praticidade e relevância significativa e estrutural. A instituição observada foi o Colégio Municipal Maria de Fátima, localizado no município de Paudalho – PE; colégio este que carrega o estigma de desenvolver de forma insuficiente atividades lecto-escritoras, assim como, projetos que incentivem a leitura da perspectiva literária. Tratando-se de uma abordagem literária, é efetivamente significativo oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer de forma mais próxima, pontual e recorrente. A aplicação das atividades previstas aconteceu em dois momentos. No primeiro tempo, apresentou-se o conto Fita Verde no Cabelo e, logo em seguida, foram trabalhadas questões sobre o gênero: conto. No segundo momento, os discentes tiveram a oportunidade de expor suas interpretações e inferências. A partir das observações destes aspectos, foram trabalhadas questões que potencializassem o uso da realidade em prol da construção de sentido do texto. No término das aplicações feitas em sala de aula relacionadas ao conto, foi estabelecido um questionário para os alunos explorando as questões sobre o contato com o conto, seus elementos constituintes e as suas inferências. Também foram abordados pontos relacionados ao autor da obra e, por fim, foi feita uma abordagem em qual a temática eles gostariam de trabalhar, tendo como ponto de partida a utilização do conto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTO, LEITURA, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2937_25102017162731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANNE ANUNCIADA SOUZA DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANNE CARMO"
    "autor_email" => "mariannesouzac@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36076
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4120
    "inscrito_id" => 2937
    "titulo" => "AVANÇANDO A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA A PARTIR DO USO DO CONTO"
    "resumo" => "O projeto intitulado “Avançando a formação leitora dos alunos do ensino fundamental II: uma proposta a partir do uso do conto” objetiva trazer uma proposta de leitura para alunos do 8° do ensino fundamental II, a partir da utilização do conto Fita Verde no Cabelo: Nova Velha Estória (1992) do escritor João Guimarães Rosa. Esta proposta de leitura busca explorar métodos de interpretação e inferências textuais nos discentes a partir de um gênero textual: conto. Para fundamentar teoricamente o gênero conto foram utilizados os pressupostos defendidos pelo crítico Moisés (2012), a fim de explorar as questões pertinentes ao ensino e desenvolvimento da prática leitora. Os fundamentos explorados por Lerner (2002) e Kleiman (2013) também nos serviram de aporte teórico. Quanto ao processo de relação entre literatura e os elementos sociais, trazemos as abordagens de Cândido (1989). A respeito dos aspectos que envolvem a língua, consideramos a visão de língua na perspectiva sociocognitiva-interacional defendida por Bakhtin (1992). E por fim, as questões abordadas por Cosson (2006), revelam ideias que dizem respeito ao processo do letramento literário. Tratando da metodologia, essa é uma pesquisa bibliográfica e de campo que está sendo desenvolvida a partir de uma abordagem de prática leitora e literária. A seleção do corpus obedece aos critérios de praticidade e relevância significativa e estrutural. A instituição observada foi o Colégio Municipal Maria de Fátima, localizado no município de Paudalho – PE; colégio este que carrega o estigma de desenvolver de forma insuficiente atividades lecto-escritoras, assim como, projetos que incentivem a leitura da perspectiva literária. Tratando-se de uma abordagem literária, é efetivamente significativo oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer de forma mais próxima, pontual e recorrente. A aplicação das atividades previstas aconteceu em dois momentos. No primeiro tempo, apresentou-se o conto Fita Verde no Cabelo e, logo em seguida, foram trabalhadas questões sobre o gênero: conto. No segundo momento, os discentes tiveram a oportunidade de expor suas interpretações e inferências. A partir das observações destes aspectos, foram trabalhadas questões que potencializassem o uso da realidade em prol da construção de sentido do texto. No término das aplicações feitas em sala de aula relacionadas ao conto, foi estabelecido um questionário para os alunos explorando as questões sobre o contato com o conto, seus elementos constituintes e as suas inferências. Também foram abordados pontos relacionados ao autor da obra e, por fim, foi feita uma abordagem em qual a temática eles gostariam de trabalhar, tendo como ponto de partida a utilização do conto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CONTO, LEITURA, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID2937_25102017162731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANNE ANUNCIADA SOUZA DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANNE CARMO"
    "autor_email" => "mariannesouzac@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O projeto intitulado “Avançando a formação leitora dos alunos do ensino fundamental II: uma proposta a partir do uso do conto” objetiva trazer uma proposta de leitura para alunos do 8° do ensino fundamental II, a partir da utilização do conto Fita Verde no Cabelo: Nova Velha Estória (1992) do escritor João Guimarães Rosa. Esta proposta de leitura busca explorar métodos de interpretação e inferências textuais nos discentes a partir de um gênero textual: conto. Para fundamentar teoricamente o gênero conto foram utilizados os pressupostos defendidos pelo crítico Moisés (2012), a fim de explorar as questões pertinentes ao ensino e desenvolvimento da prática leitora. Os fundamentos explorados por Lerner (2002) e Kleiman (2013) também nos serviram de aporte teórico. Quanto ao processo de relação entre literatura e os elementos sociais, trazemos as abordagens de Cândido (1989). A respeito dos aspectos que envolvem a língua, consideramos a visão de língua na perspectiva sociocognitiva-interacional defendida por Bakhtin (1992). E por fim, as questões abordadas por Cosson (2006), revelam ideias que dizem respeito ao processo do letramento literário. Tratando da metodologia, essa é uma pesquisa bibliográfica e de campo que está sendo desenvolvida a partir de uma abordagem de prática leitora e literária. A seleção do corpus obedece aos critérios de praticidade e relevância significativa e estrutural. A instituição observada foi o Colégio Municipal Maria de Fátima, localizado no município de Paudalho – PE; colégio este que carrega o estigma de desenvolver de forma insuficiente atividades lecto-escritoras, assim como, projetos que incentivem a leitura da perspectiva literária. Tratando-se de uma abordagem literária, é efetivamente significativo oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer de forma mais próxima, pontual e recorrente. A aplicação das atividades previstas aconteceu em dois momentos. No primeiro tempo, apresentou-se o conto Fita Verde no Cabelo e, logo em seguida, foram trabalhadas questões sobre o gênero: conto. No segundo momento, os discentes tiveram a oportunidade de expor suas interpretações e inferências. A partir das observações destes aspectos, foram trabalhadas questões que potencializassem o uso da realidade em prol da construção de sentido do texto. No término das aplicações feitas em sala de aula relacionadas ao conto, foi estabelecido um questionário para os alunos explorando as questões sobre o contato com o conto, seus elementos constituintes e as suas inferências. Também foram abordados pontos relacionados ao autor da obra e, por fim, foi feita uma abordagem em qual a temática eles gostariam de trabalhar, tendo como ponto de partida a utilização do conto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.