Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“O IMPORTANTE É MOTIVAR A CRIANÇA PARA A LEITURA, PARA A AVENTURA DE LER”: UMA REFLEXÃO SOBRE AS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este relato de experiência busca fazer uma reflexão, mediante as práticas educativas envolvendo da importância do lúdico na educação infantil, através de atividades, e do brincar, como um suporte no processo de ensino aprendizagem da criança, durante o Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, ofertado como disciplina obrigatória no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - Campus São Luís em que se aplicou o projeto, na qual o tema central tratou sobre a literatura na educação infantil. O projeto desenvolvido intitulou-se como: “O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler” inspirado nos textos de Ziraldo. Durante a aplicação do projeto foi possível perceber a importância de intervenção no espaço escolar para o desenvolvimento de práticas educativas que possam envolver a literatura infantil, através do lúdico, com atividades referentes aos eixos. O estágio supervisionado teve como espaço uma creche comunitária, conveniada com a Prefeitura Municipal de São Luís/MA e está localizada em um bairro de periferia da cidade de São Luís/MA. A prática docente se deu em uma turma de Infantil II com cinco crianças, entre elas, uma criança com deficiência auditiva. Como objetivo, buscou-se fazer análises e observações através da realização das atividades e aulas lecionadas pela professora por meio do lúdico, para isso, contou-se com os estudos de Brasil (1998, 2010, 2014, 2015), Campos (2014), Castoriadis (1992), Kishimoto (2017), MINAYO (2013) e Polese (2012). Como resultados, o perceptível apoio da professora mediante as práticas desenvolvidas na sala de aula têm beneficiado os aspectos cognitivos, emocionais e motores das crianças, apesar das situações adversas que a creche tem passado como os problemas de infraestrutura e organizacionais.

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