Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PROFESSOR, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Sabemos que o Ensino de Jovens e Adultos no Brasil (EJA) está inserido na meta do Estado brasileiro tendo como principal objetivo erradicar o analfabetismo como também proporcionar à população cuja faixa etária não se adéqua mais ao ensino fundamental e Ensino Médio a complementação de sua formação escolar. Nesta perspectiva, este trabalho tem por finalidade relatar a experiência de duas alunas graduandas no curso de licenciatura em matemática, as quais tinham como objetivo principal entender como está funcionando a Educação de Jovens e Adultos na única Escola Estadual da cidade de Araçagi-PB que oferece essa modalidade de ensino para o nível médio. Para o desenvolvimento desse trabalho foram elaboradas duas atividades. A primeira atividade foi realizada a partir de uma entrevista com uma professora que leciona no ciclo seis de uma turma de EJA, a disciplina de física, a qual foi realizada no dia 25 de setembro de 2017. O principal objetivo da entrevista foi entender como a professora está lhe dando com essa modalidade de ensino, através de algumas questões que evidenciasse como ocorria o processo da escolha de conteúdos, estes que muitas vezes estão abaixo do esperado para o ciclo, justamente porque alguns professores dessa modalidade em sua maioria trabalham com esse tipo de metodologia por pensar que dessa forma estão ajudando o aluno. Buscamos também conhecer os desafios e/ou obstáculos presentes no cotidiano de um professor que leciona nesta modalidade de ensino, pois todos sabemos que não são poucos, uma vez que se tratar de um público que em sua maioria trabalha ou tem outras ocupações durante dia. A segunda atividade foi realizada a partir de uma observação não participativa em sala de aula, e teve duração de três horas, sendo realizada na turma onde leciona à professora entrevistada. Essa observação teve como finalidade perceber como é de fato a prática da professora no âmbito escolar, além disso, questões como sua prática de ensino, diálogo e contextualização dos conteúdos no processo de ensino aprendizagem em uma turma da EJA também serão relatadas neste trabalho.

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