Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA NA INFÂNCIA – MEMÓRIA DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE LEITURA, MEMÓRIA, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa, faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca compreender a história de leitura de estudantes e professores que atuam nos cursos de licenciaturas da Universidade de Pernambuco, no campus Mata Norte. Este trabalho objetiva analisar, através da memória, as experiências de leitura de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia durante a infância e como se dava o acesso a elas. Questionamos: Quais práticas de leitura os estudantes vivenciaram durante a infância? As memórias dos estudantes são expressas através de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado no início de 2017, no primeiro período do Curso de Pedagogia, na disciplina de Linguagem na Produção do Conhecimento. A interpretação dos dados tomou como referência os estudos de Abramovich (1997), Parreiras (2009), Rodrigues (2005) que discutem as práticas de leitura, especificamente, a literária, Cosson (2006), Soares (1998) que discutem as práticas do letramento literário, além dos pressupostos teóricos de Moura (2008), Souza (2004) que trazem a importância da ação de inserção da leitura como parte do cotidiano escolar dos estudantes, entre outros. A análise dos dados revela que os contos de fadas e as fábulas foram as leituras mais frequentes dos estudantes durante a infância e ocorriam, em sua maioria, pelo incentivo da família e dos professores na escola. Concluímos que as práticas de leituras na infância centralizavam nos gêneros literários da literatura clássica infantil, fazendo-os reconhecer a importância do trabalho de leitura com as crianças de modo a influenciar positivamente no hábito de leitura e na formação de leitores literários.

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