Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DISCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PROJETO EDIFIQUE AÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37769
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3709
    "inscrito_id" => 7840
    "titulo" => "O IMPACTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DISCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta reflexões acerca da importância da Extensão Universitária na formação dos estudantes de graduação. Tem como objetivo analisar o impacto da atuação no Curso Edificar, realizado pelo projeto Edifique Ações, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri, na formação dos discentes que atuaram como professores desta ação, em 2016. Dessa forma, evidencia-se a importância de uma formação mais ampla para o universitário, através da vivência em experiências nos eixos da pesquisa, ensino e extensão. Destaca-se, neste intuito, a Extensão Universitária com uma ferramenta de articulação entre o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, conseguindo dialogar de maneira clara a respeito do papel do discente para com a sociedade, promovendo a troca de saberes produzidos dentro e fora do espaço acadêmico, além de possibilitar a circulação de distintas formas de conhecimento, uma vez que se configura em um processo de aprendizagem mútuo. Os procedimentos adotados nesta pesquisa foram subsidiados por métodos de natureza qualitativa, bibliográfica, com características descritivas. Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário com três questões abertas, aplicado aos professores do Cursinho Edificar. As respostas dos participantes foram transcritas, discutidas e, em paralelo, buscou-se dialogar com outros autores e produções relacionadas à temática em questão. Pode-se observar que os professores do Curso Edificar conseguiram assimilar e aprimorar conceitos básicos relacionados à Extensão Universitária, com o exercício prático da participação no projeto e iniciação docente. Ademais, os resultados apontaram que atividades dessa natureza são relevantes e significativas, pois, atuam de forma concreta e efetiva tanto na formação acadêmica como também na formação pessoal e humana dos envolvidos. Uma das principais constatações foi o reconhecimento da ação do Cursinho Edificar como instrumento capaz de promover uma transformação social, tornando os alunos mais otimistas e estimulados a lutar contra as desigualdades tão constantes na realidade socioeducacional do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PROJETO EDIFIQUE AÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7840_15102017175537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO LUIZ FREIRE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO LUIZ"
    "autor_email" => "thiago.rodrigues@aluno.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37769
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3709
    "inscrito_id" => 7840
    "titulo" => "O IMPACTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DISCENTE: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDIFIQUE AÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta reflexões acerca da importância da Extensão Universitária na formação dos estudantes de graduação. Tem como objetivo analisar o impacto da atuação no Curso Edificar, realizado pelo projeto Edifique Ações, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri, na formação dos discentes que atuaram como professores desta ação, em 2016. Dessa forma, evidencia-se a importância de uma formação mais ampla para o universitário, através da vivência em experiências nos eixos da pesquisa, ensino e extensão. Destaca-se, neste intuito, a Extensão Universitária com uma ferramenta de articulação entre o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, conseguindo dialogar de maneira clara a respeito do papel do discente para com a sociedade, promovendo a troca de saberes produzidos dentro e fora do espaço acadêmico, além de possibilitar a circulação de distintas formas de conhecimento, uma vez que se configura em um processo de aprendizagem mútuo. Os procedimentos adotados nesta pesquisa foram subsidiados por métodos de natureza qualitativa, bibliográfica, com características descritivas. Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário com três questões abertas, aplicado aos professores do Cursinho Edificar. As respostas dos participantes foram transcritas, discutidas e, em paralelo, buscou-se dialogar com outros autores e produções relacionadas à temática em questão. Pode-se observar que os professores do Curso Edificar conseguiram assimilar e aprimorar conceitos básicos relacionados à Extensão Universitária, com o exercício prático da participação no projeto e iniciação docente. Ademais, os resultados apontaram que atividades dessa natureza são relevantes e significativas, pois, atuam de forma concreta e efetiva tanto na formação acadêmica como também na formação pessoal e humana dos envolvidos. Uma das principais constatações foi o reconhecimento da ação do Cursinho Edificar como instrumento capaz de promover uma transformação social, tornando os alunos mais otimistas e estimulados a lutar contra as desigualdades tão constantes na realidade socioeducacional do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PROJETO EDIFIQUE AÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7840_15102017175537.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO LUIZ FREIRE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO LUIZ"
    "autor_email" => "thiago.rodrigues@aluno.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões acerca da importância da Extensão Universitária na formação dos estudantes de graduação. Tem como objetivo analisar o impacto da atuação no Curso Edificar, realizado pelo projeto Edifique Ações, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri, na formação dos discentes que atuaram como professores desta ação, em 2016. Dessa forma, evidencia-se a importância de uma formação mais ampla para o universitário, através da vivência em experiências nos eixos da pesquisa, ensino e extensão. Destaca-se, neste intuito, a Extensão Universitária com uma ferramenta de articulação entre o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável, conseguindo dialogar de maneira clara a respeito do papel do discente para com a sociedade, promovendo a troca de saberes produzidos dentro e fora do espaço acadêmico, além de possibilitar a circulação de distintas formas de conhecimento, uma vez que se configura em um processo de aprendizagem mútuo. Os procedimentos adotados nesta pesquisa foram subsidiados por métodos de natureza qualitativa, bibliográfica, com características descritivas. Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário com três questões abertas, aplicado aos professores do Cursinho Edificar. As respostas dos participantes foram transcritas, discutidas e, em paralelo, buscou-se dialogar com outros autores e produções relacionadas à temática em questão. Pode-se observar que os professores do Curso Edificar conseguiram assimilar e aprimorar conceitos básicos relacionados à Extensão Universitária, com o exercício prático da participação no projeto e iniciação docente. Ademais, os resultados apontaram que atividades dessa natureza são relevantes e significativas, pois, atuam de forma concreta e efetiva tanto na formação acadêmica como também na formação pessoal e humana dos envolvidos. Uma das principais constatações foi o reconhecimento da ação do Cursinho Edificar como instrumento capaz de promover uma transformação social, tornando os alunos mais otimistas e estimulados a lutar contra as desigualdades tão constantes na realidade socioeducacional do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.