Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: LUDICIDADE, ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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      O presente trabalho apresenta a relevância da ludicidade no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual como estratégia de levar as crianças a imaginar, socializar-se, divertir-se e sobretudo, aprender. Por esse motivo, toda criança deveria brincar, visto que a brincadeira ajuda no processo de socialização das crianças, oportunizando-os a participar de atividades coletivas livremente, oferecendo efeitos positivos para o processo de aprendizagem e instiga o desenvolvimento de habilidades básicas e a obtenção de novos conhecimentos.  \r\n
      Com a criança deficiente intelectual não é diferente. Cada um possui seu esquema de desenvolvimento, o qual define sua individualidade. Diante dessas características a ludicidade apresenta-se como estratégia educacional que possibilita a construção das estruturas cognitivas, motoras e sensoriais do sujeito, optando pelo uso de materiais concretos e, principalmente, o uso de estratégias metodológicas lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas, danças e pinturas.\r\n
      Aliar atividades lúdicas ao processo de ensino aprendizagem é de grande valia para o desenvolvimento do aluno. É um recurso didático utilizado para o desenvolvimento de um ambiente alfabetizador, sendo este o espaço no qual a aprendizagem ocorre de forma mais natural, pois sem dúvida ao brincar as crianças se ajudam e veem o outro como sujeito igual a ele e não a sua limitação. Partindo dessa concepção, o ambiente escolar deve ser um local prazeroso, onde as crianças especiais tenham o direito de explorar, experimentar, tocar, expressar, enfim vivenciar por meio de atividades diversificadas em um ambiente rico em estímulos, cujo objetivo maior seja o seu desenvolvimento   e o seu crescimento de maneira equilibrada. \r\n
      A ideia de se desenvolver um trabalho sob esta temática partiu da necessidade de se dar um novo incentivo de trabalho aos professores, pautado em estratégias metodológicas lúdicas, uma vez que esta prática, embora não seja nenhuma inovação, venha sendo pouco utilizada pelos professores na sua prática docente.  Essa pesquisa tem caráter qualitativo e conta com as observações das práticas dos docentes e discentes no cotidiano da escola como forma de coleta de dados, tendo como ponto de partida a observação dos fatos da realidade social na Escola Especializada Santa Rita de Cássia, a fim de verificar a visão deles acerca do tema ludicidade como ferramenta metodológica na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. \r\n
      Pelas observações feitas na Escola Especializada Santa Rita de Cássia constatou-se que os alunos participam das atividades lúdicas que são desenvolvidas pelas professoras, interagem bem com os outros alunos. Assim, constatou-se que o lúdico possibilita aos educandos com deficiência intelectual ou não, uma aprendizagem mais significativa, despertando interesses pelas atividades individuais e coletivas, proporcionando assim, crescimento intelectual e a integração de todos os participantes. \r\n
      Em síntese, os estudos realizados durante essa pesquisa, mostraram como a ludicidade ganha, cada vez mais, espaço e importância para o contexto educacional. E, comprovadamente, os jogos e brincadeiras ou quaisquer outras atividades que envolvam o lúdico deixam de ser mero passatempo, porque passam a ocupar papel imprescindível no desenvolvimento do sujeito em todas suas potencialidades.
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      Com a criança deficiente intelectual não é diferente. Cada um possui seu esquema de desenvolvimento, o qual define sua individualidade. Diante dessas características a ludicidade apresenta-se como estratégia educacional que possibilita a construção das estruturas cognitivas, motoras e sensoriais do sujeito, optando pelo uso de materiais concretos e, principalmente, o uso de estratégias metodológicas lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas, danças e pinturas.\r\n
      Aliar atividades lúdicas ao processo de ensino aprendizagem é de grande valia para o desenvolvimento do aluno. É um recurso didático utilizado para o desenvolvimento de um ambiente alfabetizador, sendo este o espaço no qual a aprendizagem ocorre de forma mais natural, pois sem dúvida ao brincar as crianças se ajudam e veem o outro como sujeito igual a ele e não a sua limitação. Partindo dessa concepção, o ambiente escolar deve ser um local prazeroso, onde as crianças especiais tenham o direito de explorar, experimentar, tocar, expressar, enfim vivenciar por meio de atividades diversificadas em um ambiente rico em estímulos, cujo objetivo maior seja o seu desenvolvimento   e o seu crescimento de maneira equilibrada. \r\n
      A ideia de se desenvolver um trabalho sob esta temática partiu da necessidade de se dar um novo incentivo de trabalho aos professores, pautado em estratégias metodológicas lúdicas, uma vez que esta prática, embora não seja nenhuma inovação, venha sendo pouco utilizada pelos professores na sua prática docente.  Essa pesquisa tem caráter qualitativo e conta com as observações das práticas dos docentes e discentes no cotidiano da escola como forma de coleta de dados, tendo como ponto de partida a observação dos fatos da realidade social na Escola Especializada Santa Rita de Cássia, a fim de verificar a visão deles acerca do tema ludicidade como ferramenta metodológica na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. \r\n
      Pelas observações feitas na Escola Especializada Santa Rita de Cássia constatou-se que os alunos participam das atividades lúdicas que são desenvolvidas pelas professoras, interagem bem com os outros alunos. Assim, constatou-se que o lúdico possibilita aos educandos com deficiência intelectual ou não, uma aprendizagem mais significativa, despertando interesses pelas atividades individuais e coletivas, proporcionando assim, crescimento intelectual e a integração de todos os participantes. \r\n
      Em síntese, os estudos realizados durante essa pesquisa, mostraram como a ludicidade ganha, cada vez mais, espaço e importância para o contexto educacional. E, comprovadamente, os jogos e brincadeiras ou quaisquer outras atividades que envolvam o lúdico deixam de ser mero passatempo, porque passam a ocupar papel imprescindível no desenvolvimento do sujeito em todas suas potencialidades.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta a relevância da ludicidade no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual como estratégia de levar as crianças a imaginar, socializar-se, divertir-se e sobretudo, aprender. Por esse motivo, toda criança deveria brincar, visto que a brincadeira ajuda no processo de socialização das crianças, oportunizando-os a participar de atividades coletivas livremente, oferecendo efeitos positivos para o processo de aprendizagem e instiga o desenvolvimento de habilidades básicas e a obtenção de novos conhecimentos. Com a criança deficiente intelectual não é diferente. Cada um possui seu esquema de desenvolvimento, o qual define sua individualidade. Diante dessas características a ludicidade apresenta-se como estratégia educacional que possibilita a construção das estruturas cognitivas, motoras e sensoriais do sujeito, optando pelo uso de materiais concretos e, principalmente, o uso de estratégias metodológicas lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas, danças e pinturas. Aliar atividades lúdicas ao processo de ensino aprendizagem é de grande valia para o desenvolvimento do aluno. É um recurso didático utilizado para o desenvolvimento de um ambiente alfabetizador, sendo este o espaço no qual a aprendizagem ocorre de forma mais natural, pois sem dúvida ao brincar as crianças se ajudam e veem o outro como sujeito igual a ele e não a sua limitação. Partindo dessa concepção, o ambiente escolar deve ser um local prazeroso, onde as crianças especiais tenham o direito de explorar, experimentar, tocar, expressar, enfim vivenciar por meio de atividades diversificadas em um ambiente rico em estímulos, cujo objetivo maior seja o seu desenvolvimento e o seu crescimento de maneira equilibrada. A ideia de se desenvolver um trabalho sob esta temática partiu da necessidade de se dar um novo incentivo de trabalho aos professores, pautado em estratégias metodológicas lúdicas, uma vez que esta prática, embora não seja nenhuma inovação, venha sendo pouco utilizada pelos professores na sua prática docente. Essa pesquisa tem caráter qualitativo e conta com as observações das práticas dos docentes e discentes no cotidiano da escola como forma de coleta de dados, tendo como ponto de partida a observação dos fatos da realidade social na Escola Especializada Santa Rita de Cássia, a fim de verificar a visão deles acerca do tema ludicidade como ferramenta metodológica na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Pelas observações feitas na Escola Especializada Santa Rita de Cássia constatou-se que os alunos participam das atividades lúdicas que são desenvolvidas pelas professoras, interagem bem com os outros alunos. Assim, constatou-se que o lúdico possibilita aos educandos com deficiência intelectual ou não, uma aprendizagem mais significativa, despertando interesses pelas atividades individuais e coletivas, proporcionando assim, crescimento intelectual e a integração de todos os participantes. Em síntese, os estudos realizados durante essa pesquisa, mostraram como a ludicidade ganha, cada vez mais, espaço e importância para o contexto educacional. E, comprovadamente, os jogos e brincadeiras ou quaisquer outras atividades que envolvam o lúdico deixam de ser mero passatempo, porque passam a ocupar papel imprescindível no desenvolvimento do sujeito em todas suas potencialidades.

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