UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA DOS ALUNOS DO 7º ANO DE UM COLÉGIO ESTADUAL NO MUNÍCIPIO DE SENHOR DO BONFIM - BA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38785 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 7839 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA DOS ALUNOS DO 7º ANO DE UM COLÉGIO ESTADUAL NO MUNÍCIPIO DE SENHOR DO BONFIM - BA" "resumo" => "O presente artigo é uma pesquisa de campo e tem por objetivo apresentar o nível de aprendizagem dos alunos em Geometria, que por sua vez, é considerada a parte da Matemática que favorece o desenvolvimento de capacidades, tais como a capacidade visual que é uma habilidade fundamental para a compreensão absoluta dos conteúdos geométricos. Analisando a importância da Geometria, percebe-se a efetiva relevância da pesquisa nesta área, no que tange a apurar se os conteúdos trabalhados nas escolas obedecem aos parâmetros da educação e se os estudantes estão compreendo, os mesmos, de acordo com sua série. Esta investigação trata-se de uma pesquisa quantitativa, onde foi elaborada uma atividade escrita, com 10 questões, embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta atividade escrita trouxe como conteúdo: figuras bidimensionais e tridimensionais; composição e decomposição de figuras planas; bem como planificação de poliedros e relação de triângulos. Os sujeitos desta pesquisa foram no total 105 alunos dos 7º anos, turmas A e B do turno matutino e a turma C do turno vespertino todas do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Júlio César Salgado, localizado no Município de Senhor do Bonfim – BA. Diante dos resultados obtidos após a pesquisa nas turmas‚ foi possível perceber a dificuldade que os alunos possuíam em desenvolver as atividades‚ pois o índice de questões erradas e incoerentes ou questões que ficaram em branco foi alto. Questões que requeriam associação das figuras geométricas planas foi outro problema encontrado. Por fim esta pesquisa apontou a importância dos estudos em Geometria, e, de que forma isto refletiu na aprendizagem dos alunos e na nossa visão enquanto licenciandas e futuras professoras de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7839_11092017173702.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHELE SANTOS" "autor_email" => "michelesantosmat@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38785 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2127 "inscrito_id" => 7839 "titulo" => "UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA DOS ALUNOS DO 7º ANO DE UM COLÉGIO ESTADUAL NO MUNÍCIPIO DE SENHOR DO BONFIM - BA" "resumo" => "O presente artigo é uma pesquisa de campo e tem por objetivo apresentar o nível de aprendizagem dos alunos em Geometria, que por sua vez, é considerada a parte da Matemática que favorece o desenvolvimento de capacidades, tais como a capacidade visual que é uma habilidade fundamental para a compreensão absoluta dos conteúdos geométricos. Analisando a importância da Geometria, percebe-se a efetiva relevância da pesquisa nesta área, no que tange a apurar se os conteúdos trabalhados nas escolas obedecem aos parâmetros da educação e se os estudantes estão compreendo, os mesmos, de acordo com sua série. Esta investigação trata-se de uma pesquisa quantitativa, onde foi elaborada uma atividade escrita, com 10 questões, embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta atividade escrita trouxe como conteúdo: figuras bidimensionais e tridimensionais; composição e decomposição de figuras planas; bem como planificação de poliedros e relação de triângulos. Os sujeitos desta pesquisa foram no total 105 alunos dos 7º anos, turmas A e B do turno matutino e a turma C do turno vespertino todas do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Júlio César Salgado, localizado no Município de Senhor do Bonfim – BA. Diante dos resultados obtidos após a pesquisa nas turmas‚ foi possível perceber a dificuldade que os alunos possuíam em desenvolver as atividades‚ pois o índice de questões erradas e incoerentes ou questões que ficaram em branco foi alto. Questões que requeriam associação das figuras geométricas planas foi outro problema encontrado. Por fim esta pesquisa apontou a importância dos estudos em Geometria, e, de que forma isto refletiu na aprendizagem dos alunos e na nossa visão enquanto licenciandas e futuras professoras de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7839_11092017173702.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHELE SANTOS" "autor_email" => "michelesantosmat@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }