Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

FORMAÇÃO LEITORA NO LD DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS REFLEXÕES

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30303
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 468
    "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA NO LD DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => """
      Janicleide Silva Gomes (PROFLETRAS/UFPB) – jsdominus6@gmail.com\r\n
      Maria Genilda S. de Souza (PROFLETRAS/UFPB) – mariasgenildas@yahoo.com\r\n
      Laurênia Souto Sales (PROFLETRAS/UFPB) – laureniasouto@gmail.com\r\n
      ET4- Dificuldades de aprendizagem\r\n
      Nesta pesquisa, tomamos como corpus de nosso estudo o livro didático da coleção ÁPIS – Língua Portuguesa, da autoria de Borgatto, Bertin e Marchezi (2016), adotado no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande–PB. Temos aqui dois objetivos principais: analisar qual a concepção de leitura que embasa as atividades de leitura propostas no referido livro didático, bem como verificar quais as estratégias de leitura utilizadas nos diferentes momentos em que podem ser ativadas: antes, durante e depois da leitura (SOLÉ, 1998). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e interpretativista, com amparo teórico nos estudos realizados por Bakhtin (1992), para quem a linguagem se constitui uma forma de interação social, e de Solé (1998), Leffa (1996; 1999) e Kleiman (2013), que destacam a necessidade do trabalho com estratégias de leitura para um melhor desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Os resultados apontam que, de modo geral, as atividades de leitura propostas no livro didático em questão pautam-se na perspectiva sociointeracionista de leitura, no entanto, há atividades em que as estratégias de leitura ainda poderiam ser melhor exploradas nos diferentes momentos de abordagem do texto.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA5_ID468_03072017103754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICLEIDE SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jsdominus6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30303
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 48
    "inscrito_id" => 468
    "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA NO LD DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => """
      Janicleide Silva Gomes (PROFLETRAS/UFPB) – jsdominus6@gmail.com\r\n
      Maria Genilda S. de Souza (PROFLETRAS/UFPB) – mariasgenildas@yahoo.com\r\n
      Laurênia Souto Sales (PROFLETRAS/UFPB) – laureniasouto@gmail.com\r\n
      ET4- Dificuldades de aprendizagem\r\n
      Nesta pesquisa, tomamos como corpus de nosso estudo o livro didático da coleção ÁPIS – Língua Portuguesa, da autoria de Borgatto, Bertin e Marchezi (2016), adotado no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande–PB. Temos aqui dois objetivos principais: analisar qual a concepção de leitura que embasa as atividades de leitura propostas no referido livro didático, bem como verificar quais as estratégias de leitura utilizadas nos diferentes momentos em que podem ser ativadas: antes, durante e depois da leitura (SOLÉ, 1998). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e interpretativista, com amparo teórico nos estudos realizados por Bakhtin (1992), para quem a linguagem se constitui uma forma de interação social, e de Solé (1998), Leffa (1996; 1999) e Kleiman (2013), que destacam a necessidade do trabalho com estratégias de leitura para um melhor desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Os resultados apontam que, de modo geral, as atividades de leitura propostas no livro didático em questão pautam-se na perspectiva sociointeracionista de leitura, no entanto, há atividades em que as estratégias de leitura ainda poderiam ser melhor exploradas nos diferentes momentos de abordagem do texto.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA5_ID468_03072017103754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANICLEIDE SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jsdominus6@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Janicleide Silva Gomes (PROFLETRAS/UFPB) – jsdominus6@gmail.com Maria Genilda S. de Souza (PROFLETRAS/UFPB) – mariasgenildas@yahoo.com Laurênia Souto Sales (PROFLETRAS/UFPB) – laureniasouto@gmail.com ET4- Dificuldades de aprendizagem Nesta pesquisa, tomamos como corpus de nosso estudo o livro didático da coleção ÁPIS – Língua Portuguesa, da autoria de Borgatto, Bertin e Marchezi (2016), adotado no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande–PB. Temos aqui dois objetivos principais: analisar qual a concepção de leitura que embasa as atividades de leitura propostas no referido livro didático, bem como verificar quais as estratégias de leitura utilizadas nos diferentes momentos em que podem ser ativadas: antes, durante e depois da leitura (SOLÉ, 1998). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e interpretativista, com amparo teórico nos estudos realizados por Bakhtin (1992), para quem a linguagem se constitui uma forma de interação social, e de Solé (1998), Leffa (1996; 1999) e Kleiman (2013), que destacam a necessidade do trabalho com estratégias de leitura para um melhor desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Os resultados apontam que, de modo geral, as atividades de leitura propostas no livro didático em questão pautam-se na perspectiva sociointeracionista de leitura, no entanto, há atividades em que as estratégias de leitura ainda poderiam ser melhor exploradas nos diferentes momentos de abordagem do texto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.