Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

UM CAMINHO PARA ALFABETIZAR LETRANDO: CONCEITOS E DESAFIOS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO, MULTILETRAMENTOS Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30364
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 421
    "titulo" => "UM CAMINHO PARA ALFABETIZAR LETRANDO: CONCEITOS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar que alfabetizar letrando é a forma mais eficaz para introduzir a criança no mundo da linguagem através de atividades múltiplas que considere seu conhecimento prévio, valores e cultura na construção de sentidos. Nesse contexto, apresentamos o percurso da alfabetização aplicada no Brasil, no que diz respeito aos métodos sintéticos e analíticos, até chegar ao alfabetizar letrando. A pesquisa nos comprova que os métodos sintético e analíticos não deram conta do desenvolvimento da linguagem, principalmente por trabalhar grafemas, fonemas, palavras e frase de forma descontextualizada, não inserindo, assim, a criança em suas práticas sociais. Como resultado, apresenta-se um ensino aprendizagem desmotivador e sem significação para o aluno. Nesse contexto, destaca-se o alfabetizar letrando, que como prática, considera os conhecimentos prévios do aluno, sua cultura, valores, etc, como parte constitutiva na construção do conhecimento, ao dialogar com os novos conhecimentos adquiridos na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO, MULTILETRAMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID421_22082017160549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉRICA PAIVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HÉRICA PAIVA "
    "autor_email" => "hericap2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30364
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 421
    "titulo" => "UM CAMINHO PARA ALFABETIZAR LETRANDO: CONCEITOS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar que alfabetizar letrando é a forma mais eficaz para introduzir a criança no mundo da linguagem através de atividades múltiplas que considere seu conhecimento prévio, valores e cultura na construção de sentidos. Nesse contexto, apresentamos o percurso da alfabetização aplicada no Brasil, no que diz respeito aos métodos sintéticos e analíticos, até chegar ao alfabetizar letrando. A pesquisa nos comprova que os métodos sintético e analíticos não deram conta do desenvolvimento da linguagem, principalmente por trabalhar grafemas, fonemas, palavras e frase de forma descontextualizada, não inserindo, assim, a criança em suas práticas sociais. Como resultado, apresenta-se um ensino aprendizagem desmotivador e sem significação para o aluno. Nesse contexto, destaca-se o alfabetizar letrando, que como prática, considera os conhecimentos prévios do aluno, sua cultura, valores, etc, como parte constitutiva na construção do conhecimento, ao dialogar com os novos conhecimentos adquiridos na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO, MULTILETRAMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID421_22082017160549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉRICA PAIVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HÉRICA PAIVA "
    "autor_email" => "hericap2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar que alfabetizar letrando é a forma mais eficaz para introduzir a criança no mundo da linguagem através de atividades múltiplas que considere seu conhecimento prévio, valores e cultura na construção de sentidos. Nesse contexto, apresentamos o percurso da alfabetização aplicada no Brasil, no que diz respeito aos métodos sintéticos e analíticos, até chegar ao alfabetizar letrando. A pesquisa nos comprova que os métodos sintético e analíticos não deram conta do desenvolvimento da linguagem, principalmente por trabalhar grafemas, fonemas, palavras e frase de forma descontextualizada, não inserindo, assim, a criança em suas práticas sociais. Como resultado, apresenta-se um ensino aprendizagem desmotivador e sem significação para o aluno. Nesse contexto, destaca-se o alfabetizar letrando, que como prática, considera os conhecimentos prévios do aluno, sua cultura, valores, etc, como parte constitutiva na construção do conhecimento, ao dialogar com os novos conhecimentos adquiridos na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.