ANDRADE, Maria Aparecida Rosa De. A teoria construtivista piagetiana em sala de aula. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30261>. Acesso em: 22/11/2024 08:24
O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa intitulada “Práxis Docente Construtivista Piagetiana” que teve como problemática a teoria construtivista nos documentos oficiais de educação a na práxis pedagógica de docentes. Tal estudo justifica pelo pressuposto que diferentes associações feitas pelos professores em relação à teoria e a prática encontram-se dialeticamente relacionadas às propostas oficiais de educação. O objetivo do presente estudo é analisar elementos da teoria construtivista na práxis docente de professores e professoras do Município de João Pessoa-PB. A metodologia desse estudo desenvolve-se em uma perspectiva marxista e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vásquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria à prática, levando à transformação do mundo e dos próprios sujeitos. Esse caminho inclui o destaque das contradições presentes nos documentos e nos depoimentos de docentes e discentes Nesse sentido, espera-se que este estudo possa servir de parâmetro para aqueles que desejam conhecer e refletir a realidade educacional em uma perspectiva construtivista, pois a escola é um conjunto, um todo, e não pode ser vista de modo fragmentado.