Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

EDUCOPÉDIA: OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL HIPERTEXTUALIZADO – APLICAÇÃO NA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: EDUCOPÉDIA, ENSINO/APRENDIZAGEM, HIPERTEXTO Comunicação Oral (CO) ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30295
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "EDUCOPÉDIA: OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL HIPERTEXTUALIZADO – APLICAÇÃO NA  SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este artigo visa apresentar o resultado da aplicação  na sala de aula do Objeto Educacional digital hipertextualizado EDUCOPÉDIA, nas turmas dos anos finais. A proposta da atividade de pesquisa etnográfica foi sugerida na Disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional, do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal da Paraíba, no Campus IV, em Mamanguape, Paraíba. As aulas foram ministradas pelo mestrando numa escola pública em Areia, Paraíba. O objetivo da proposta foi analisar a partir da leitura do texto de Luiz Fernando Gomes, “Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise”, acessando um dos links, escolhendo e aplicando-o em sala de aula. Em seguida, analisamos os critérios sugeridos por Gomes na 1ª Categoria: Conteúdos; na 3ª Categoria: proposta pedagógica e na 5ª Categoria: público a que se destina. Escolhemos o Portal Educacional EDUCOPÉDIA disponível no endereço eletrônico: http://www.educopedia.com.br/. Acessando os links, pudemos verificar a extrema valia em trabalhar com hipertextos, conforme asseveram: Coscarelli (2012), Gomes (2011) e Marcuschi (2005). A experiência vivenciada contribuiu, de forma significativa, do hipertexto no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o como mecanismo de educação, tornando nossos jovens, cidadãos digitais no contexto escolar atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS"
    "palavra_chave" => "EDUCOPÉDIA, ENSINO/APRENDIZAGEM, HIPERTEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA4_ID41_06072017190022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALDO"
    "autor_email" => "marcultura273@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30295
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "EDUCOPÉDIA: OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL HIPERTEXTUALIZADO – APLICAÇÃO NA  SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este artigo visa apresentar o resultado da aplicação  na sala de aula do Objeto Educacional digital hipertextualizado EDUCOPÉDIA, nas turmas dos anos finais. A proposta da atividade de pesquisa etnográfica foi sugerida na Disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional, do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal da Paraíba, no Campus IV, em Mamanguape, Paraíba. As aulas foram ministradas pelo mestrando numa escola pública em Areia, Paraíba. O objetivo da proposta foi analisar a partir da leitura do texto de Luiz Fernando Gomes, “Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise”, acessando um dos links, escolhendo e aplicando-o em sala de aula. Em seguida, analisamos os critérios sugeridos por Gomes na 1ª Categoria: Conteúdos; na 3ª Categoria: proposta pedagógica e na 5ª Categoria: público a que se destina. Escolhemos o Portal Educacional EDUCOPÉDIA disponível no endereço eletrônico: http://www.educopedia.com.br/. Acessando os links, pudemos verificar a extrema valia em trabalhar com hipertextos, conforme asseveram: Coscarelli (2012), Gomes (2011) e Marcuschi (2005). A experiência vivenciada contribuiu, de forma significativa, do hipertexto no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o como mecanismo de educação, tornando nossos jovens, cidadãos digitais no contexto escolar atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03 - LETRAMENTOS DIGITAIS"
    "palavra_chave" => "EDUCOPÉDIA, ENSINO/APRENDIZAGEM, HIPERTEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA4_ID41_06072017190022.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALDO"
    "autor_email" => "marcultura273@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Este artigo visa apresentar o resultado da aplicação na sala de aula do Objeto Educacional digital hipertextualizado EDUCOPÉDIA, nas turmas dos anos finais. A proposta da atividade de pesquisa etnográfica foi sugerida na Disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional, do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal da Paraíba, no Campus IV, em Mamanguape, Paraíba. As aulas foram ministradas pelo mestrando numa escola pública em Areia, Paraíba. O objetivo da proposta foi analisar a partir da leitura do texto de Luiz Fernando Gomes, “Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise”, acessando um dos links, escolhendo e aplicando-o em sala de aula. Em seguida, analisamos os critérios sugeridos por Gomes na 1ª Categoria: Conteúdos; na 3ª Categoria: proposta pedagógica e na 5ª Categoria: público a que se destina. Escolhemos o Portal Educacional EDUCOPÉDIA disponível no endereço eletrônico: http://www.educopedia.com.br/. Acessando os links, pudemos verificar a extrema valia em trabalhar com hipertextos, conforme asseveram: Coscarelli (2012), Gomes (2011) e Marcuschi (2005). A experiência vivenciada contribuiu, de forma significativa, do hipertexto no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o como mecanismo de educação, tornando nossos jovens, cidadãos digitais no contexto escolar atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Edes Ferreira Gomes

    Sou professor de matemática em MT e usava muito quando era de graças hoje não uso mais

    12/09/2022 08:53:38

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.