As dificuldades constatadas nas habilidades de leitura e escrita no aluno do ensino básico suscitam dos educadores atitudes no sentido de intervir para promover mudanças nessa realidade. Com base nisso, o presente trabalho objetiva aprimorar as habilidades de expressão oral, leitura e escrita dos educandos, incentivando a valorização das tradições orais sob o viés da contação de histórias. Por meio dessa prática é possível inserir os sujeitos participantes ao universo da fantasia e da valorização da manutenção da cultura, da tradição oral. A metodologia aplicada se constitui em uma-pesquisa ação de cunho qualitativo orientada na sequência básica de Cosson (2012). Para coleta e análise de dados utilizou-se gravação em áudio e vídeo. A proposta de intervenção, ocorreu em uma escola estadual de ensino fundamental com público alvo de um 7° ano. O aporte teórico aborda a Formação de Leitor (LAJOLO,1993;1996); (SILVA, 1998), Letramento Literário (COSSON, 2012), Narrativas, Literatura e Tradição Oral (CASCUDO, 2009; RAMOS, 2011) entre outros. Por fim, entende-se que a contação de histórias é fundamental na formação de leitores mais aguçados, pois as narrativas vindas de gerações e socializadas em sala, permite ao aluno resgatar e escrever sua própria história.